X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

De virada, Brasil perde para a Colômbia em noite inspirada de Luis Díaz

Luis Díaz marcou os dois gols da vitória colombiana. O pai do jogador, que havia sido sequestrado por guerrilheiros, estava no estádio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem De virada, Brasil perde para a Colômbia em noite inspirada de Luis Díaz
Luis Diaz marcou os dois gols da Colômbia |  Foto: Reprodução X @FCFSeleccionCol

O Brasil perdeu para a Colômbia por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (16) jogando na casa do adversário e engatou a segunda derrota seguida nas Eliminatórias para a Copa de 2026. Na rodada anterior, a seleção já havia perdido por 2 a 0 para o Uruguai, em jogo marcado por grave lesão sofrida pelo atacante Neymar.

Autor dos dois gols colombianos, o grande destaque do jogo foi o atacante Luis Díaz, que defende o Liverpool, da Inglaterra.

Leia mais notícias de Esportes aqui

O atacante do clube inglês sofreu nos últimos dias com o sequestro do pai, Luis Manuel Diaz, que ficou 12 dias mantido em cativeiro pelo grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN). Ele foi libertado no último dia 9 e, presente no estádio Metropolitano, em Barranquilla, comemorou efusivamente os gols anotados pelo filho contra o Brasil.

Foi a primeira vez que a Colômbia venceu a seleção brasileira em jogo classificatório para a Copa e também a primeira vez que o Brasil sofreu duas derrotas seguidas em partidas válidas pelas Eliminatórias.

Na partida desta quinta, pela 5ª rodada das eliminatórias sul-americanas, o Brasil chegou a sair na frente. O gol brasileiro saiu logo aos 3 minutos de jogo, dos pés do atacante Gabriel Martinelli. De azul, o Brasil abriu o placar após boa jogada de Vinicius Junior, que conduziu a bola com velocidade pela meia esquerda em direção à área colombiana, tocou para Martinelli, que devolveu de calcanhar e recebeu de volta na entrada da área, para, caído, bater rasteiro e vencer o goleiro Vargas. Foi o primeiro gol do jogador do Arsenal, da Inglaterra, com a camisa da seleção.

O técnico Fernando Diniz não pôde contar com jogadores importantes na partida contra os colombianos, como Neymar e Casemiro, lesionados. Mas mandou a campo uma formação bastante ofensiva, com quatro atacantes: Vinicius Junior, Martinelli, Rodrygo e Raphinha.

Sem o atacante do Al Hilal, principal jogador de criação da seleção, os homens de frente voltavam constantemente até o meio de campo para buscar a bola e iniciar as jogadas de ataque, em uma partida apagada dos volantes André e Bruno Guimarães.

Aos 26 minutos da etapa inicial, o atacante Vinicius Junior, que vinha sendo o destaque da seleção brasileira na partida, sentiu uma lesão na perna esquerda e foi substituído por João Pedro, do inglês Brighton, que não conseguiu manter o protagonismo.

Imagem ilustrativa da imagem De virada, Brasil perde para a Colômbia em noite inspirada de Luis Díaz
Vinicius Junior tenta escapar da marcação |  Foto: Staff Images / CBF

Do lado colombiano, o atacante Luis Diaz e o meia James Rodriguez foram os responsáveis pela construção das principais jogadas de perigo, com o time da casa exercendo maior pressão durante boa parte do primeiro tempo, mas parando em boas defesas do goleiro Alisson.

Na volta para o segundo tempo, a Colômbia voltou mais ofensiva, com a entrada do atacante Sinisterra no lugar do volante Uribe. O time da casa manteve a pressão e chegou algumas vezes ao gol brasileiro, até que, aos 30 minutos, conseguiu vazar o goleiro Alisson. Recebendo cruzamento da esquerda, Luis Diaz acertou uma cabeçada cruzada da entrada da pequena área e venceu o goleiro brasileiro e companheiro de Liverpool.

Logo na sequência, aos 33, Dias voltou a marcar, novamente de cabeça, em disputa na área brasileira contra o zagueiro Emerson Royal, destaque negativo da seleção na partida contra a Colômbia.

Pelo Brasil, Rodrygo, que herdou a camisa 10 na ausência de Neymar, foi o principal articulador das jogadas na segunda etapa. Ao ser substituído aos 20 minutos da etapa final pelo atacante Paulinho, do Atlético-MG, o Brasil caiu de rendimento e teve dificuldades para chegar novamente ao gol adversário. O jovem Endrick chegou a entrar no lugar do atacante Raphinha, mas também não conseguiu criar jogadas de perigo.

Com a derrota, a seleção caiu da terceira para a quinta posição na classificação das eliminatórias, estacionando nos sete pontos. No próximo compromisso, a formação comandada por Diniz pega a atual campeã mundial Argentina, do craque Lionel Messi, na terça-feira, dia 21, no Maracanã. Jogando em Buenos Aires nesta quinta, a seleção argentina, líder nas classificatórias sul-americanas, perdeu por 2 a 0 para o Uruguai.

BRASIL

Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz) e Renan Lodi (Pepê); André e Bruno Guimarães; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Paulinho), Vini Jr (João Pedro) e Martinelli. T.: Fernando Diniz.

COLÔMBIA

Vargas, Muñoz, Lucumí, Sánchez Machado (Borja); Castaño (Lerma), Uribe (Sinisterra), Carrascal e James Rodríguez; Luis Díaz e Borré (Cordoba). T.: Néstor Lorenzo.

Local: Municipal Barranquilla, na Colômbia

Data: 16 de novembro de 2023 (quinta-feira)

Horário: 21h (de Brasília)

Árbitro: Andres Matonte (Uruguai)

Assistentes: Nicolas Taran e Martin Soppi (ambos do Uruguai)

VAR: Leodán González (Uruguai)

Cartões amarelos: Sánchez (Colômbia) e Renan Lodi e Pepê (Brasil)

GOLS

Colômbia: Luis Díaz (2), aos 30 e 33 minutos do 2T

Brasil: Gabriel Martinelli, aos 3 minutos do 1T

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: