Copa do Mundo: reta final pelas últimas 20 vagas para a edição de 2026
Reta final das Eliminatórias vai definir as últimas 20 vagas, com 58 seleções na briga pela classificação para a maior Copa da história

Restam 20 peças para completar o quebra-cabeça da Copa do Mundo de 2026 — a maior da história, com 48 seleções classificadas. A briga pelas últimas vagas entra na reta final e promete emoções em todos os continentes, com 58 países no páreo.
Desses, 39 europeus ainda sonham com os 15 lugares em disputa. Nos outros continentes, 19 seleções lutam por cinco vagas.
A distribuição de vagas é a seguinte: Europa (16), África (9), Ásia (8), América do Sul (6), América do Norte e Central (6), Oceania (1) e duas pela repescagem mundial.
Na América do Sul, Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai já garantiram presença. A Bolívia tentará uma das duas vagas da repescagem, em março de 2026.
Na Europa, a Inglaterra é a única classificada até o momento. Quinze vagas seguem abertas, sendo 11 diretas e quatro pela repescagem europeia, que contará com 16 seleções.
Na Concacaf, Canadá, EUA e México estão garantidos por sediar o torneio, enquanto outras cinco seleções — três diretas e duas via repescagem mundial — serão definidas em novembro.
A Ásia já preencheu suas oito vagas com Japão, Coreia do Sul, Irã, Catar, Arábia Saudita, Uzbequistão, Jordânia e Austrália. Emirados Árabes e Iraque duelam por um lugar na repescagem mundial.
Na África, nove países estão classificados, e uma vaga extra será disputada entre Camarões, Congo, Gabão e Nigéria. A Nova Zelândia representará a Oceania, enquanto a Nova Caledônia tentará a sorte na repescagem mundial.
Vagas por continente
Europa
16 seleções
África
9 seleções
Ásia
8 seleções
América do Sul
6 seleções
América do Norte e Central
6 seleções
Oceania
Uma seleção
Repescagem mundial
2 seleções
Como é a repescagem mundial?
Seis seleções, de todos os continentes, exceto da Europa, disputarão a repescagem mundial, em março de 2026. Dessas, duas vão garantir vaga na Copa do Mundo. Bolívia e Nova Caledônia já estão confirmadas, enquanto dois países ainda s rão classificados via Concacaf, além de um da Ásia e outro da África.
Como é a repescagem europeia?
Mais 16 seleções disputarão as quatro últimas vagas da Europa na Copa do Mundo. Esse grupo inclui os dez segundos colocados das Eliminatórias e seis seleções oriundas da Nations League, torneio criado em 2018 pela Uefa.
Seleções classificadas
América do Sul
Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. Bolívia está na repescagem.
Seleção brasileira ainda tem interrogações

Com a chegada de Carlo Ancelotti, a Seleção Brasileira ainda busca encontrar um caminho tático e definir as interrogações no grupo de convocados para a Copa. Na “era Ancelotti”, vários atletas foram testados e a Seleção já contou com alguns tropeços, como as derrotas para Bolívia e Japão. Ainda restam mais quatro amistosos até o Mundial.
Europa
Inglaterra é a primeira e única classificada até então
Vagas em disputa:
15 (11 diretas e 4 via repescagem europeia)
Seleções com chance
39 (Alemanha, Eslováquia, Irlanda do Norte, Suíça, Kosovo, Eslovênia, Suécia, Dinamarca, Escócia, França, Ucrânia, Islândia, Azerbaijão, Espanha, Turquia, Geórgia, Portugal, Hungria, Irlanda, Armênia, Holanda, Polônia, Finlândia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Romênia, San Marino, Noruega, Itália, Israel, Moldávia, Bélgica, Macedônia do Norte, País de Gales, Albânia, Sérvia, Croácia, República Tcheca e Ilhas Faroe)
*Classificação direta:
Em novembro, serão definidas mais 11 seleções classificadas diretamente à Copa.
Inglaterra dominante com Tuchel

A Inglaterra assegurou vaga na Copa com duas rodadas de antecedência, após campanha perfeita sob o comando de Thomas Tuchel, que sucedeu Gareth Southgate em janeiro. Invicta e sem sofrer gols nas Eliminatórias, a seleção inglesa confirmou sua oitava participação consecutiva em Mundiais.
América do Norte
Vagas em disputa
3
Vagas para a repescagem mundial
2
Seleções com chance
11 (Suriname, Panamá, El Salvador, Guatemala, Curaçao, Jamaica, Trinidad e Tobago, Honduras, Costa Rica, Haiti e Nicarágua)
*Em novembro, serão definidas as outras três seleções garantidas na Copa e as duas que jogarão a repescagem mundial, em março de 2026.
África
África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia são as seleções classificadas diretamente
Repescagem continental (valendo uma vaga para a repescagem mundial) com Camarões, Congo, Gabão e Nigéria.
*A repescagem continental africana acontecerá em novembro e uma das quatro seleções classificadas seguirá para a repescagem mundial.
Marrocos embalado

O Marrocos garantiu vaga antecipada na Copa do Mundo de 2026 com campanha perfeita nas Eliminatórias Africanas — oito vitórias em oito jogos. Os Leões de Atlas confirmam sua sétima participação em Mundiais e a terceira consecutiva, embalados pelo histórico desempenho nas semifinais de 2022.
Ásia
Arábia Saudita, Austrália, Catar, Coréia do Sul, Irã, Japão e Uzbequistão já estão classificadas
Repescagem continental (valendo uma vaga para a repescagem mundial) com Emirados Árabes Unidos e Iraque
*A repescagem continental asiática ocorrerá em novembro, entre Emirados Árabes e Iraque. Uma das duas seleções segue para a repescagem mundial.
Primeira seleção classificada para a Copa

Com exceção dos anfitriões Canadá, México e Estados Unidos, o Japão foi o primeiro país a assegurar vaga na Copa do Mundo, ao vencer com autoridade seu grupo nas eliminatórias asiáticas. Esta será a oitava participação consecutiva da seleção japonesa.
Oceania
Nova Zelândia é a seleção já classificada
Repescagem mundial com Nova Caledônia
*A Nova Caledônia será uma das seis seleções que disputarão a repescagem mundial, em março de 2026.
Cronograma até a Copa do Mundo
13 a 18 de novembro
Europa: Duas rodadas finais da fase de grupos (11 vagas abertas para a Copa e 16 para a repescagem continental)
África: Semifinais e final da repescagem continental (uma vaga para a repescagem mundial)
Ásia: Final da repescagem continental (uma vaga para a repescagem mundial)
América do Norte, Central e Caribe: Duas rodadas finais da terceira fase (três vagas para a Copa e duas para a repescagem mundial)
05 de dezembro
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo
Março de 2026
Repescagem europeia: 16 seleções disputam as quatro últimas vagas da Europa
Repescagem mundial: Seis seleções disputam duas vagas para a Copa do Mundo - Duas seleções da Concacaf, uma da África, uma da Ásia, Bolívia (América do Sul) e Nova Caledônia (Oceania).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários