X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Copa do Mundo Feminina 2023

Argentina reage para empatar com a África do Sul e se manter viva na Copa

Agora, elas esperam o resultado de Suécia e Itália, que se enfrentam neste sábado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Argentina reage para empatar com a África do Sul e se manter viva na Copa
A substituição da jogadora Paulina Gramaglia (atualmente do RedBull Bragantino) por Yamila Rodríguez (do Palmeiras) |  Foto: Reprodução/Twitter @fifaworldcup_pt

Quando tudo parecia perdido, a Argentina arrancou um empate improvável para se manter viva na Copa do Mundo. Depois de estar em desvantagem por 2 a 0 já durante o segundo tempo contra a África do Sul, a alviceleste chegou aos 2 a 2 nesta quinta-feira à noite (27, pelo horário de Brasília), na Nova Zelândia.

Leia mais notícias sobre a Copa Feminina aqui

Se perdesse, as argentinas estariam praticamente eliminadas. Com o placar, as duas seleções estão com um ponto cada no Grupo G. Elas agora esperam o resultado de Suécia e Itália (três pontos cada), que se enfrentam neste sábado (29) para saberem o que deverão fazer na rodada final pela vaga às oitavas de final.

Na próxima quarta-feira (2), a Argentina pega a Suécia, enquanto a África do Sul terá a Itália como rival.

A maneira como se desenrolou a partida tornou o empate um resultado excelente para as sul-americanas. Mas a equipe segue sem conseguir vencer uma partida de Mundial. É a quarta participação do país na competição. Antes deste ano, já havia estado presente em 2003, 2007 e 2019.

A África do Sul também jamais ganhou, mas a Copa de 2023 é apenas sua segunda participação. Já a havia disputado em 2019.

Embora o primeiro tempo tenha sido equilibrado, as melhores chances foram das africanas. A Argentina encontrava dificuldades para entrar na área da adversária, errando passes decisivos ou com chutes fracos. Não à toa, a única oportunidade real aconteceu em um cruzamento equivocado da atacante Paulina Gramaglia que quase entrou no gol. A bola acertou a trave.

A África do Sul usou sua característica de velocidade para fustigar a rival, invertendo lançamentos de um lado para o outro e confundindo a marcação.

O placar foi aberto por Linda Mothalo aos 29 minutos, em lance anulado pela arbitragem de campo mas depois validado pelo VAR. Ela faria o segundo nos acréscimos do primeiro tempo, mas a jogada foi impugnada, desta vez corretamente.

Aos 13 do segundo tempo, entrou em campo a jogadora mais polêmica da Argentina. A atacante Yamila Rodríguez foi colocada no lugar de Gramaglia. Rodríguez teve de responder acusações de ser contra o astro Lionel Messi, capitão da seleção campeã mundial no masculino. Ela tem uma tatuagem do português Cristiano Ronaldo na perna.

Embora a mudança tenha dado maior mobilidade ao ataque da equipe, quem marcou foi a África do Sul no que parecia ser o lance que selaria a vitória. Em outro cruzamento rasteiro para o meio da área, Thembi Kgatlana desviou para a rede aos 19 da segunda etapa.

As africanas recuaram ainda mais para reforçar o contra-ataque e a Argentina tentou partir para o abafa em busca de uma reação. Aos 28, a lateral Sophia Braun fez um golaço ao acertar um longo cute no ângulo direito para deixar o placar em 2 a 1.

Isso deu ânimo para o time, que se lançou mais ainda à frente e empatou aos 33, quando Romina Núñez desviou de cabeça para o gol.

A partir daí, o confronto se tornou aberto porque a Argentina continuou a tentar a virada e a África do Sul, também no desespero, lançou-se ao ataque. Apesar das chances criadas pelas duas seleções, ninguém fez o terceiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: