Conmebol adota regra anticera de goleiros na Libertadores e Sul-Americana 2025
Caso o goleiro segure a bola com as mãos por mais de oito segundos, o árbitro deverá marcar escanteio para o adversário
Escute essa reportagem

A Conmebol divulgou em comunicado, nesta terça-feira (1), que a regra anticera será utilizada na Libertadores e Sul-Americana de 2025. Caso o goleiro segure a bola com as mãos por mais de oito segundos, o árbitro deverá marcar escanteio para o adversário. Os cinco segundos finais da contagem serão sinalizados.
A nova determinação foi discutida no dia 1º de março durante a 139º Assembleia Geral da International Football Association Board (Ifab). Durante a reunião ficou instituída a alteração da Lei 12.2. Anteriormente, o goleiro podia ter a posse por seis segundos, ultrapassando esse período o clube era punido com tiro livre indireto.
“A partir de agora, os goleiros poderão ficar com a bola por no máximo oito segundos. Caso excedam esse tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário. Esta nova regra visa acelerar o jogo e evitar atrasos desnecessários”, diz o comunicado.
A CBF adotou a prática no último final de semana, na estreia do Brasileirão 2025. No entanto, algumas polêmicas já foram sentidas neste primeiro teste.
Outra norma adotada para as competições continentais é que apenas os capitães das equipes podem conversar com a arbitragem. A medida será incluída na seção “observações e acomodações” e na Lei 3. As mudanças já entram em vigor nesta terça, quando a fase de grupos das competições continentais estreiam.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários