X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Conheça Oyarzabal, herói do tetra da Espanha na Eurocopa e ídolo na Real Sociedad


Ouvir

Escute essa reportagem

De lesionado e cortado da Copa do Mundo de 2022 a autor do quarto título europeu da Espanha. Mikel Oyarzabal Ugarte, 27 anos, já havia participado da campanha da prata olímpica da seleção em Tóquio. Titular e ídolo da Real Sociedad, entrou aos 23 minutos na decisão com a Inglaterra, substituindo o artilheiro e capitão Álvaro Morata. Com personalidade, garantiu, como centroavante, a conquista da Espanha, que se torna a maior vencedora da história da Eurocopa.

Revelado pela Real Sociedad, Oyarzabal já teve seu nome ventilado na Juventus e Manchester City, mas continuou no clube que o lançou ao mundo. Antes da própria Euro, em amistoso contra a Andorra, saiu do banco e marcou três gols. Além dele, só Alfonso Pérez Muñoz, em 1996, e Roberto Soldado, em 2012, repetiram o feito.

Em 2022, uma séria lesão no joelho retirou de Oyarzabal o bom momento que vivia na Real Sociedad e na seleção espanhola. Um ano de recuperação impediu que o meia fosse convocado por Luís Enrique para a disputa da Copa do Mundo do Catar. "É difícil de assimilar a lesão, mas desde já tenho um único objetivo: voltarei mais forte", afirmou, em março de 2022.

Voltou. Oyarzabal não deixou a Real Sociedad mesmo após a lesão e acertou uma renovação até 2028. O retorno à Espanha, agora com Luís de La Fuente, reservou ao jogador o momento mais importante de sua carreira. Já havia marcado na Eurocopa de 2020, contra a Croácia, mas não se compara ao gol do título, substituindo Morata, artilheiro da seleção espanhola, na decisão diante da Inglaterra.

Esse retorno passa também por De La Fuente. O treinador substituiu Luís Enrique que, em agosto de 2023, aceitou a proposta para treinar o Paris Saint-Germain. Em 2021, o campeão europeu com a Espanha chamou Oyarzabal para a seleção olímpica nos Jogos de Tóquio. Sabia da qualidade do meia, mesmo com a lesão no ligamento do joelho que o afastou dos gramados por quase um ano.

Por um joelho de John Stones, estava em condição legal para empurrar para as redes de Jordan Pickford o segundo gol da vitória por 2 a 1. O primeiro, marcado por Nico Williams depois do passe de Lamine Yamal. Assim como Nico, Oyarzabal também é natural do País Basco, que busca independência da Espanha. Em julho de 2024, os dois ajudaram o país em mais uma conquista internacional.

São 35 jogos e 12 gols pela seleção espanhola. Em 2023/2024, foi convocado depois de 11 gols, em 44 jogos, com a camisa da Real Sociedad. Comemora agora, junto à Espanha, melhor seleção da Eurocopa - 100% de aproveitamento no torneio - o primeiro título com a camisa nacional. Como o próprio disse sobre o favoritismo, "a Espanha pode vencer qualquer um na Euro". E, de fato, venceu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: