X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Como chegam os brasileiros para a disputa da Libertadores 2025?

Maior competição de clubes da América do Sul, Libertadores conta com 7 times do Brasil e alguns chegam como favoritos ao título


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Como chegam os brasileiros para a disputa da Libertadores 2025?
Thiago Almada, Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus são os atuais campeões da competição |  Foto: Vítor Silva / Botafogo

Teve início, nesta terça-feira (1), a fase de grupos da Libertadores de 2025, a maior competição de clubes da América do Sul. O campeonato, que irá até o fim de novembro, tem a participação de sete equipes brasileiras: Flamengo, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Bahia e Fortaleza.

A fase de grupos acontecerá até o dia 29 de maio. Posteriormente, os 16 clubes - os dois primeiros de cada chave - que avançarem, disputarão as oitavas de final, previstas para as semanas de 12 e 19 de agosto.

As quartas de final estão agendadas para 16 e 23 de setembro, enquanto as semifinais deverão ser disputadas entre os dias 21 e 28 de outubro. A grande final, com o local ainda a ser determinado, acontecerá em 29 de novembro, em uma partida única.

O atual campeão da Libertadores é o Botafogo, que bateu o Atlético/MG na decisão de 2024 e conquistou sua primeira taça do torneio continental.

A Argentina segue como o País com mais títulos conquistados na copa, mas pode ser alcançada pelo Brasil no caso de um título nesta temporada. São 25 troféus para os argentinos e 24 para os brasileiros na história.

O Brasil, porém, vem levando a melhor nos últimos anos. Desde 2019, todos os campeões da competição foram brasileiros: Flamengo e Palmeiras (duas vezes, cada), Fluminense e Botafogo (uma vez cada). A última vez que um argentino levantou a taça foi em 2018, com o River Plate.

BAHIA

O Bahia de Rogério Ceni apresenta o melhor futebol do Nordeste. Campeão baiano de 2025, o Esquadrão de Aço - que saiu da Pré-Libertadores- fez boas contratações para este ano, como a do atacante Willian José.

PALMEIRAS

Sob o comando do multicampeão Abel Ferreira, o Palmeiras fez contratações importantes para esta temporada, sobretudo para o ataque, como a do jovem Vitor Roque e de Paulinho, ex-Atlético/MG.

BOTAFOGO

Último campeão brasileiro e da América, o Glorioso manteve a base do time vencedor, mas perdeu peças importantes como Luiz Henrique e Almada. Com um início ruim de ano e com um novo técnico, a situação do Botafogo é uma incógnita.

FLAMENGO

Atual campeão carioca, o Flamengo de Filipe Luís vive boa fase e é um dos favoritos a conquistar o título da competição. O time conta com um elenco estrelado, repleto de variedades em todas as posições.

INTERNACIONAL

O Internacional, de Roger Machado, está em excelente fase. Única equipe brasileira invicta na temporada, o Inter foi campeão gaúcho e quebrou o jejum de depois de nove anos sem a conquista do Estadual.

FORTALEZA

Com o longevo trabalho do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza ainda não encaixou em 2025. O time perdeu a decisão do estadual para o Ceará e enfrenta a desconfiança da torcida.

SÃO PAULO

O São Paulo vive um começo de ano de oscilações. Semifinalista do Campeonato Paulista, o trabalho de Luis Zubeldía, que está no clube desde o ano passado, é contestado por parte da torcida tricolor.

ANÁLISE DOS GRUPOS

Atual campeão, o Botafogo está no Grupo A, ao lado de Estudiantes (ARG), Universidad de Chile e Carabobo (VEN). Enfrentando adversários tradicionais, o time percorrerá 18,8 mil quilômetros durante a fase de grupos.

Outro clube carioca, o Flamengo, é o cabeça de chave do Grupo C, que também inclui a LDU (EQU), Deportivo Táchira (VEN) e Central Córdoba (ARG). O rubro-negro terá que percorrer 22 mil quilômetros e enfrentar a altitude de Quito, que fica a 2.850 metros acima do nível do mar.

Pela primeira vez na história, dois representantes nordestinos estão na fase de grupos da Libertadores: Fortaleza e Bahia. O Leão do Pici integra o Grupo E, com Racing (ARG), Colo-Colo (CHI) e Atlético Bucaramanga (COL), e será o brasileiro que mais viajará, com um total de 25 mil quilômetros.

Já o Esquadrão de Aço está no “grupo da morte”, ao lado de Internacional, Nacional (URU) e Atlético Nacional (COL).

E os clubes paulistas, Palmeiras e São Paulo, na teoria, deverão ter vidas mais fáceis na fase de grupos, sem rivais com tanta tradição na competição. O alviverde vai enfrentar o Bolívar (BOL), Sporting Cristal (PER) e Cerro Porteño (PAR), enquanto o tricolor paulista está na mesma chave que Libertad (PAR), Talleres (ARG) e Alianza Lima (PER).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: