Como chegam os brasileiros para a disputa da Libertadores 2025?
Maior competição de clubes da América do Sul, Libertadores conta com 7 times do Brasil e alguns chegam como favoritos ao título
Escute essa reportagem

Teve início, nesta terça-feira (1), a fase de grupos da Libertadores de 2025, a maior competição de clubes da América do Sul. O campeonato, que irá até o fim de novembro, tem a participação de sete equipes brasileiras: Flamengo, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Bahia e Fortaleza.
A fase de grupos acontecerá até o dia 29 de maio. Posteriormente, os 16 clubes - os dois primeiros de cada chave - que avançarem, disputarão as oitavas de final, previstas para as semanas de 12 e 19 de agosto.
As quartas de final estão agendadas para 16 e 23 de setembro, enquanto as semifinais deverão ser disputadas entre os dias 21 e 28 de outubro. A grande final, com o local ainda a ser determinado, acontecerá em 29 de novembro, em uma partida única.
O atual campeão da Libertadores é o Botafogo, que bateu o Atlético/MG na decisão de 2024 e conquistou sua primeira taça do torneio continental.
A Argentina segue como o País com mais títulos conquistados na copa, mas pode ser alcançada pelo Brasil no caso de um título nesta temporada. São 25 troféus para os argentinos e 24 para os brasileiros na história.
O Brasil, porém, vem levando a melhor nos últimos anos. Desde 2019, todos os campeões da competição foram brasileiros: Flamengo e Palmeiras (duas vezes, cada), Fluminense e Botafogo (uma vez cada). A última vez que um argentino levantou a taça foi em 2018, com o River Plate.
BAHIA
O Bahia de Rogério Ceni apresenta o melhor futebol do Nordeste. Campeão baiano de 2025, o Esquadrão de Aço - que saiu da Pré-Libertadores- fez boas contratações para este ano, como a do atacante Willian José.
PALMEIRAS
Sob o comando do multicampeão Abel Ferreira, o Palmeiras fez contratações importantes para esta temporada, sobretudo para o ataque, como a do jovem Vitor Roque e de Paulinho, ex-Atlético/MG.
BOTAFOGO
Último campeão brasileiro e da América, o Glorioso manteve a base do time vencedor, mas perdeu peças importantes como Luiz Henrique e Almada. Com um início ruim de ano e com um novo técnico, a situação do Botafogo é uma incógnita.
FLAMENGO
Atual campeão carioca, o Flamengo de Filipe Luís vive boa fase e é um dos favoritos a conquistar o título da competição. O time conta com um elenco estrelado, repleto de variedades em todas as posições.
INTERNACIONAL
O Internacional, de Roger Machado, está em excelente fase. Única equipe brasileira invicta na temporada, o Inter foi campeão gaúcho e quebrou o jejum de depois de nove anos sem a conquista do Estadual.
FORTALEZA
Com o longevo trabalho do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza ainda não encaixou em 2025. O time perdeu a decisão do estadual para o Ceará e enfrenta a desconfiança da torcida.
SÃO PAULO
O São Paulo vive um começo de ano de oscilações. Semifinalista do Campeonato Paulista, o trabalho de Luis Zubeldía, que está no clube desde o ano passado, é contestado por parte da torcida tricolor.
ANÁLISE DOS GRUPOS
Atual campeão, o Botafogo está no Grupo A, ao lado de Estudiantes (ARG), Universidad de Chile e Carabobo (VEN). Enfrentando adversários tradicionais, o time percorrerá 18,8 mil quilômetros durante a fase de grupos.
Outro clube carioca, o Flamengo, é o cabeça de chave do Grupo C, que também inclui a LDU (EQU), Deportivo Táchira (VEN) e Central Córdoba (ARG). O rubro-negro terá que percorrer 22 mil quilômetros e enfrentar a altitude de Quito, que fica a 2.850 metros acima do nível do mar.
Pela primeira vez na história, dois representantes nordestinos estão na fase de grupos da Libertadores: Fortaleza e Bahia. O Leão do Pici integra o Grupo E, com Racing (ARG), Colo-Colo (CHI) e Atlético Bucaramanga (COL), e será o brasileiro que mais viajará, com um total de 25 mil quilômetros.
Já o Esquadrão de Aço está no “grupo da morte”, ao lado de Internacional, Nacional (URU) e Atlético Nacional (COL).
E os clubes paulistas, Palmeiras e São Paulo, na teoria, deverão ter vidas mais fáceis na fase de grupos, sem rivais com tanta tradição na competição. O alviverde vai enfrentar o Bolívar (BOL), Sporting Cristal (PER) e Cerro Porteño (PAR), enquanto o tricolor paulista está na mesma chave que Libertad (PAR), Talleres (ARG) e Alianza Lima (PER).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários