X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Com pandemia, Casillas renuncia candidatura à presidência da Federação Espanhola


O ex-goleiro Iker Casillas anunciou nesta segunda-feira (15) que não tem mais a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla em espanhol), considerando que a crise provocada pela pandemia da covid-19 deixa o assunto em segundo plano. O nome dele era visto como um dos favoritos para vencer as eleições neste ano.

"Decidi não me apresentar às próximas eleições da RFEF, recentemente convocadas. O principal motivo que me levou a tomar esta decisão é a excepcional situação econômica, social e sanitária que o nosso país vive e que faz com que as eleições passem para segundo plano", justificou Casillas, atualmente com 39 anos, em suas redes sociais.

Em um comunicado oficial divulgado em seu Twitter, o ex-goleiro de Real Madrid, Porto e seleção espanhola diz que este é um momento "de somar e não de dividir" e que as atenções devem estar em como ajudar jogadores, clubes e competições, algo que seria desgastado com eleições.

Imagem ilustrativa da imagem Com pandemia, Casillas renuncia candidatura à presidência da Federação Espanhola
O goleiro espanhol de 37 anos foi internado às pressas após passar mal durante um treino |  Foto: Reprodução/Instagram/@fcporto

Casillas promete olhar para uma futura candidatura, mas reitera que este não é o momento certo. "Não é uma porta fechada ao futuro, queria realmente um processo eleitoral justo, transparente e participativo, tentando o melhor para o futebol espanhol. Mas neste momento não é essa a aposta. Espero que nas próximas eleições isso possa acontecer, comigo ou com outros candidatos", acrescentou.

O ex-goleiro, duas vezes vencedor da Eurocopa (2008 e 2012) e campeão da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, tinha anunciado em 17 de fevereiro que seria candidato à presidente da RFEF, cargo para o qual deveria concorrer em oposição ao atual presidente, Luís Rubiales.

Um dia depois, o presidente do Porto, Pinto da Costa, confirmou o fim da carreira do goleiro espanhol, que tinha chegado ao clube português na temporada 2015/2016 e parou de jogar em maio de 2019, depois de sofrer um ataque cardíaco durante um treinamento.

Entretanto, na última semana, a RFEF convocou as eleições para o próximo dia 17 de agosto, se o Conselho Superior do Desporto (CSD) concordar com a data, e em alternativa, caso não seja possível, marcou a data de 17 de setembro, levando agora Casillas a comunicar a sua desistência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: