X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

CBF marcará falta e dará cartão amarelo a jogador que subir na bola como provocação


Ouvir

Escute essa reportagem

Disposta a inibir qualquer tipo de provocação dentro de campo durante as partidas, a CBF enviou um ofício neste sábado aos clubes divulgando uma nova medida que deve ser seguida à risca pelos árbitros. De acordo com o documento, o jogador que subir em cima da bola nas partidas do Campeonato Brasileiro vai ser punido com cartão amarelo.

Na partida que decidiu o Campeonato Paulista há pouco mais de uma semana, na Neo Química Arena, o atacante holandês Memphis Depay usou desse artifício durante o confronto entre Corinthians e Palmeiras. Após bater o adversário no Allianz Parque por 1 a 0 na ida, o time alvinegro segurou o empate 0 a 0 no duelo de volta e ficou com o título estadual.

“Servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no futebol brasileiro e sul-americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte... Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas”, diz parte do trecho do documento.

O documento dá ciência de que o atleta que insistir neste tipo de conduta correrá o risco de ser advertido diante da nova orientação. “Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme indica o Livro de Regras.”

O ato de subir na bola, que agora será enquadrado como atitude antidesportiva, não é novidade no futebol brasileiro. Em partida contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro de 2023, o atacante Soteldo, então no Santos, subiu na bola em jogo realizado na Vila Belmiro. O ato gerou revolta dos atletas vascaínos e o juiz teve trabalho para controlar a partida no final.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: