X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Carateca capixaba em direção a Tóquio


Imagem ilustrativa da imagem Carateca capixaba em direção a Tóquio
|  Foto: Divulgação

A disputa por vagas do caratê nos Jogos Olímpicos de Tóquio/2020 terá seu capítulo derradeiro na próxima semana para os brasileiros. Entre os dias 5 e 7 de fevereiro acontecem em São Paulo a Seletiva Nacional e o Torneio Pré-Olímpico, que vale vaga para a seletiva mundial.

Atual vice-campeão brasileiro e terceiro colocado do ranking nacional kata sênior, o capixaba Matheus Gomes é integrante da seleção brasileira há quatro anos e entra como um dos favoritos pela vaga no Pré-Olímpico Mundial. O campeão do Pré-Olímpico Nacional ganha o direito de disputar o etapa única do Pré-Olímpico Mundial, em Paris, entre 7 e 10 de maio.

“Devido aos bons resultados que conquistei em 2019, as expectativas são as melhores. Integrar a seleção brasileira novamente e poder subir mais um degrau rumo à Olimpíada vai ser um sonho!”, afirma o atleta de 24 anos.

O carateca da Associação Butokukai, de Vitória, não tem receio de enfrentar os melhores do País nessa acirrada disputa.

“Em outubro fui vice-campeão brasileiro. Tirei o número 1 do ranking nas quartas de final. Tive um resultado muito bom. E não parei de treinar depois disso”, afirma.

Seletiva Nacional para formação da seleção brasileira

Paralelo ao Pré-olímpico Nacional, também será realizado a Seletiva Nacional para a seleção brasileira de caratê, nas modalidades kumite (luta em si) e kata (luta com rival imaginário).

Os campeões da seletiva terão vaga no Sul-Americano, em abril, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e no Pan-Americano, em maio, em San José, na Costa Rica.
A disputa será especial para Claudine Aguiar, que tenta vaga na seleção do kumite da categoria té 50 kg pela primeira vez, após três anos na seleção do kata. A mudança ainda é um desafio para a carateca, atual 15ª do ranking.

“Confesso que ainda estou me acostumando. Está sendo um desafio trocar tudo que conquistei, mas estou muito feliz. E isso é a parte mais importante”, afirma a capixaba de 24 anos.

Leidiane Rocha e Érika Andrade, respectivamente 13ª e 16° colocadas no ranking da categoria até 55 kg, e Bruno Conde, no kata, são outros capixabas que estarão na seletiva. “Minha meta é a vaga. Mas, principalmente, me superar e passar pelas adversárias. Quero entrar lá e mostrar todo meu potencial”, afirma Erika, caçula da delegação capixaba com 19 anos.

Tamilis mira o topo do ranking

Imagem ilustrativa da imagem Carateca capixaba em direção a Tóquio
|  Foto: Acervo pessoal

Segunda colocada no ranking brasileiro de caratê da categoria até 50 kg, a capixaba Tamillis Pimenta encara a Seletiva Nacional como a oportunidade de garantir vaga pelo quarto ano seguido na seleção brasileira. E, quem sabe, recuperar em breve o posto de titular, que foi dela em 2017, no seu primeiro ano de seleção.

“Nosso esporte é muito variável, coisa de segundos pode mudar tudo. Mas estou treinada, me preparei da melhor forma possível. Estou pronta”, afirmou a carateca da equipe Askabusa.
Apesar de ser uma das melhores do País, ela evita cravar um favoritismo na disputa em São Paulo.

“A preparação fisica e mental eu fiz e estou preparada para a competição. A categoria é competitiva, nivel alto entre as atletas. Mas venho 'medalhando' no Brasileiro nos últimos dois anos e há três anos me mantenho bem colocada no ranking adulto”, explica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: