X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Capixabas fazem história na Copinha

Porto e Aster fazem bonito e pela primeira vez dois times do Estado avançam para a segunda fase do maior torneio de base do País


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capixabas fazem história na Copinha
Jogadores do Porto comemoram a classificação após o jogo no vestiário. |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Aster Brasil e Porto Vitória escreveram uma nova história para o futebol capixaba na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Desde 1969, quando o maior torneio de futebol de base do País começou, é a primeira vez que dois times do Estado avançam para a segunda fase. Antes, apenas a Desportiva Ferroviária havia conquistado este feito - em 2019 e 1998.

Ao vencer o Paraná por 2 a 1, na tarde de ontem, o Aster chegou aos 6 pontos e garantiu a vice-liderança do grupo 23, além da classificação para a próxima fase. Os gols capixabas foram marcados pelo atacante Dieguinho e pelo zagueiro Breno.

Já o Porto Vitória, que precisava vencer de qualquer forma para avançar, passou por cima do Imperatriz/MA e ganhou pelo placar de 4 a 1, com gols de Natã (2 vezes), Vitinho e Gabriel Paulista. Com o triunfo, o Verdão chegou aos quatro pontos e ficou na segunda colocação do grupo 14.

Enquanto o Aster Brasil espera o duelo entre Internacional e Oeste para saber o seu adversário da próxima fase, já que as equipes estão disputando a liderança do grupo 24, o Porto Vitória já sabe que enfrentará o Goiás, que ficou com a primeira colocação do grupo 13.

Porto Vitória

O Verdão não teve vida fácil durante a primeira fase da Copinha e chegou na última rodada precisando de uma vitória contra o Imperatriz, além de torcer por um empate ou pela derrota do Taubaté contra o Fluminense, para garantir a classificação no torneio.

Mesmo dependendo do outro resultado, o Porto Vitória começou a fazer o seu dever logo cedo. Aos 13 minutos da primeira etapa, o Verdão abriu o placar com o atacante Natã. Apenas três minutos depois, foi a vez de Vitinho ampliar e fazer o segundo do Porto.

Já depois do intervalo, Natã apareceu mais uma vez para fazer o terceiro do Verdão, aos 7 minutos. O Imperatriz até tentou reagir com o atleta Papel, que fez o único gol da equipe maranhense na partida, mas o Porto concretizou a vitória ao marcar o quarto com Gabriel Paulista, de pênalti, aos 36.

Após susto, Aster mostra força e fica com a vaga

Imagem ilustrativa da imagem Capixabas fazem história na Copinha
Gustavinho foi um dos destaques. |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Aster Brasil entrou em campo contra o Paraná com a vantagem do empate, mas se complicou ao sair atrás do placar logo no início da partida. Aos 11 minutos, Gui Marques recebeu dentro da área e  colocou o Tricolor da Vila na frente do marcador.

Apesar do susto, a equipe capixaba se manteve organizada e não sentiu a pressão do resultado negativo. Tanto que aos 18 minutos, Gustavinho roubou a bola no campo do adversário e cruzou para Dieguinho deixar tudo igual.

Já perto do final da primeira etapa, o Aster bateu um escanteio curto e Marquinhos chegou para mandar a bola na cabeça do capitão Breno, que estava bem posicionado na pequena área para balançar a rede, aos 35, e deixar o time capixaba na frente do placar.

Com a vida mais difícil no segundo tempo, o Paraná foi para cima tentando reverter o marcador, mas o Aster Brasil conseguiu segurar  o resultado e venceu a partida por 2 a 1 - o que garantiu a primeira classificação da história da equipe na Copinha.

Agora, a equipe capixaba espera o duelo entre Internacional e Oeste, que será realizado na quarta-feira, para saber quem será seu adversário na próxima fase da competição.

Segunda fase

De acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF), responsável pelo torneio, a segunda fase da Copinha está marcada para acontecer nos dias 12 e 13 de janeiro.

Ainda assim, os capixabas  não sabem quando entram em campo novamente. Isso porque os últimos jogos da fase de grupos serão realizados apenas no dia 11 de janeiro e só depois a nova tabela será definida e liberada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: