Capixabas fazem história na Copinha
Porto e Aster fazem bonito e pela primeira vez dois times do Estado avançam para a segunda fase do maior torneio de base do País
Escute essa reportagem
Aster Brasil e Porto Vitória escreveram uma nova história para o futebol capixaba na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Desde 1969, quando o maior torneio de futebol de base do País começou, é a primeira vez que dois times do Estado avançam para a segunda fase. Antes, apenas a Desportiva Ferroviária havia conquistado este feito - em 2019 e 1998.
Ao vencer o Paraná por 2 a 1, na tarde de ontem, o Aster chegou aos 6 pontos e garantiu a vice-liderança do grupo 23, além da classificação para a próxima fase. Os gols capixabas foram marcados pelo atacante Dieguinho e pelo zagueiro Breno.
Já o Porto Vitória, que precisava vencer de qualquer forma para avançar, passou por cima do Imperatriz/MA e ganhou pelo placar de 4 a 1, com gols de Natã (2 vezes), Vitinho e Gabriel Paulista. Com o triunfo, o Verdão chegou aos quatro pontos e ficou na segunda colocação do grupo 14.
Enquanto o Aster Brasil espera o duelo entre Internacional e Oeste para saber o seu adversário da próxima fase, já que as equipes estão disputando a liderança do grupo 24, o Porto Vitória já sabe que enfrentará o Goiás, que ficou com a primeira colocação do grupo 13.
Porto Vitória
O Verdão não teve vida fácil durante a primeira fase da Copinha e chegou na última rodada precisando de uma vitória contra o Imperatriz, além de torcer por um empate ou pela derrota do Taubaté contra o Fluminense, para garantir a classificação no torneio.
Mesmo dependendo do outro resultado, o Porto Vitória começou a fazer o seu dever logo cedo. Aos 13 minutos da primeira etapa, o Verdão abriu o placar com o atacante Natã. Apenas três minutos depois, foi a vez de Vitinho ampliar e fazer o segundo do Porto.
Já depois do intervalo, Natã apareceu mais uma vez para fazer o terceiro do Verdão, aos 7 minutos. O Imperatriz até tentou reagir com o atleta Papel, que fez o único gol da equipe maranhense na partida, mas o Porto concretizou a vitória ao marcar o quarto com Gabriel Paulista, de pênalti, aos 36.
Após susto, Aster mostra força e fica com a vaga
O Aster Brasil entrou em campo contra o Paraná com a vantagem do empate, mas se complicou ao sair atrás do placar logo no início da partida. Aos 11 minutos, Gui Marques recebeu dentro da área e colocou o Tricolor da Vila na frente do marcador.
Apesar do susto, a equipe capixaba se manteve organizada e não sentiu a pressão do resultado negativo. Tanto que aos 18 minutos, Gustavinho roubou a bola no campo do adversário e cruzou para Dieguinho deixar tudo igual.
Já perto do final da primeira etapa, o Aster bateu um escanteio curto e Marquinhos chegou para mandar a bola na cabeça do capitão Breno, que estava bem posicionado na pequena área para balançar a rede, aos 35, e deixar o time capixaba na frente do placar.
Com a vida mais difícil no segundo tempo, o Paraná foi para cima tentando reverter o marcador, mas o Aster Brasil conseguiu segurar o resultado e venceu a partida por 2 a 1 - o que garantiu a primeira classificação da história da equipe na Copinha.
Agora, a equipe capixaba espera o duelo entre Internacional e Oeste, que será realizado na quarta-feira, para saber quem será seu adversário na próxima fase da competição.
Segunda fase
De acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF), responsável pelo torneio, a segunda fase da Copinha está marcada para acontecer nos dias 12 e 13 de janeiro.
Ainda assim, os capixabas não sabem quando entram em campo novamente. Isso porque os últimos jogos da fase de grupos serão realizados apenas no dia 11 de janeiro e só depois a nova tabela será definida e liberada.
Comentários