Capixaba planeja voos mais altos
Ex-jogador do Vitória e hoje no Botafogo, o jovem Kaiky Borges conquistou títulos em 2022 pelos dois times e espera por grande ano
Escute essa reportagem
Do Espírito Santo para o Rio de Janeiro. Do Vitória para o Botafogo. Do título da Copa Espírito Santo para o título da Copa Rio. O ano do capixaba Kaiky Borges, de 18 anos, teve diversos pontos altos e a expectativa do jogador para 2023 é ainda melhor.
“Tenho contrato de empréstimo com o Botafogo até o próximo ano. A minha expectativa é a melhor possível. Espero continuar com foco, trabalhando firme e com muita humildade para alcançar meus objetivos”, revelou ele.
Fazendo uma pequena retrospectiva de 2022, Kaiky admite que apenas uma palavra pode descrever a temporada que teve no último ano. “Eu só tenho a agradecer a Deus. A palavra-chave é ‘gratidão’. Esse ano foi muito maravilhoso e abençoado. Pude viver momentos muito felizes no meio do futebol, na minha carreira e na minha vida. Foram três campeonatos que disputei e consegui chegar em três finais, sendo campeão em duas”.
Além da Copa Espírito Santo e da Copa Rio, o atleta também disputou o Campeonato Capixaba. Na ocasião, conquistou o vice-campeonato estadual em seu primeiro torneio como jogador profissional.
De olhos bem abertos e com a cabeça focada em tudo que pretende alcançar, Kaiky revelou ter diversos objetivos para a próxima temporada. “Sou o tipo de pessoa que tem vários objetivos. O primeiro deles é conseguir uma sequência de jogos em alto nível e sem lesões. Em seguida, espero conquistar títulos e conseguir chegar ao time profissional do Botafogo”.
Habilidade e intensidade são duas palavras que, segundo o jovem atacante, fazem parte do seu perfil como jogador de futebol. “Tenho algumas características positivas, como a boa visão de jogo. Também sou habilidoso e intenso, mas uma das minhas características principais é o espírito de vitória sempre”, ressaltou ele.
Como todo atleta em início de carreira, Kaiky sonha alto e espera alcançar voos um poucos mais distantes do que a viagem que fez do Espírito Santo para o Rio.
“Espero continuar atuando em clubes grandes e sem perder o alto nível. Quero conquistar títulos, jogar e ganhar uma Libertadores, ir para a Europa e ganhar uma Champions. Além disso, espero poder vestir a amarelinha defendendo a nossa Seleção”.
Jovem goleiro sonha em chegar na Copa do Mundo
O goleiro capixaba Gabriel Souza, de 18 anos, está construindo uma trajetória na equipe do Bahia desde 2020 e, se depender dele, essa caminhada será rumo a titularidade do time profissional.
“Em 2022 me destaquei na Copa São Paulo, fui campeão baiano (sub-20) e fiz bons jogos no campeonato brasileiro (sub-20) até ser integrado na equipe principal”, ressaltou o jogador, que sonha com uma oportunidade no profissional.
“Já estou treinando com a equipe principal, estamos na pré-temporada, então sigo trabalhando e dando meu melhor no dia a dia para ter a minha oportunidade”.
Gabriel possui 1,93 metros de altura e, segundo ele, algumas características se destacam mais do que outras dentro de campo. “Minhas principais características são a saída aérea do gol e o um contra um defensivo. Mas trabalho todos os dias para ser cada dia melhor em todos os aspectos”, afirmou.
Para o goleiro, o sonho de ganhar uma Copa do Mundo é o que move o seu trabalho. “Espero me tornar um grande goleiro profissional e ser referência na minha posição. Sonho em ganhar a Copa do Mundo com a camisa do Brasil”.
Talento na mira da Europa
O destino do capixaba Bruno Ramos, de 17 anos, pode estar próximo da Europa. O zagueiro pertence ao Porto Vitória, mas está emprestado ao Barra/SC. Devido a uma parceria do clube catarinense com o Hoffenheim, da Alemanha, existe uma facilidade maior de realizar transferências - o que pode afetar o próximo destino do zagueiro.
No entanto, para ser comprado pelo clube europeu, Bruno precisa continuar mostrando um bom futebol durante a temporada - começando pelo Campeonato Catarinense de 2023. O zagueiro foi anunciado pela equipe principal do Barra e participará da sua segunda temporada com a equipe profissional.
“Quero ser campeão de tudo o que disputar. Pretendo entregar o meu melhor porque os objetivos só são conquistados com vitórias e boas atuações”, afirmou o atleta, que se descreve como sendo um jogador técnico.
“Sou um zagueiro muito técnico, construo muito por dentro porque já joguei no meio-campo. Trabalho com as duas pernas e tenho um bom jogo nas bolas altas, além de ser veloz”.
Para ele, a última temporada foi de muito aprendizado e abriu algumas portas. “O ano de 2022 foi de muito crescimento, onde pude me desenvolver muito no Barra e na mentalidade de jogar futebol”.
Comentários