Calderano diz que rival chinês é o melhor do mundo e prevê ‘batalha’ por título
Aos 28 anos, o carioca se tornou o primeiro competidor fora da Ásia ou da Europa a disputar a final do torneio
Escute essa reportagem

Hugo Calderano deu mais um passo importante na história do tênis de mesa. O mesatenista garantiu vaga na final do Mundial, em Doha, na chave masculina, ao derrotar o quinto colocado do ranking da modalidade, o chinês Liang Jingkun. Agora, enfrentará na grande final o também chinês Chuqin Wang, neste domingo, 25.
Aos 28 anos, o carioca se tornou o primeiro competidor fora da Ásia ou da Europa a disputar a final do torneio e prevê uma verdadeira batalha pelo título.
Em entrevista à Cazé TV, Calderano classificou a final como uma batalha desafiadora. Isso porque o brasileiro enxerga o chinês C. Wang como o número um do mundo no esporte e se diz empolgado com o que pode acontecer na grande decisão.
“A final vai ser uma batalha desafiadora, o adversário ( C.Wang) é o melhor do mundo mesmo estando em segundo do ranking. Há alguns anos ele domina as maiores competições, já ganhei dele na última vez, vamos ver o que acontece”, disse.
Para a grande final, Hugo deve repetir a mesma estratégia que aplicou nos últimos jogos. O brasileiro atribui à confiança mental o principal fator para manter o foco em momentos de turbulência durante a partida.
“Em um jogo melhor de sete, você passa por muitos altos e baixos, e é importante se manter nos momentos altos por mais tempo possível, e aceitar quando não consegue jogar melhor. Muitas vezes estou tranquilo, focado em um melhor nível, outras vezes baixa energia e o nível caí. Precisa estar acostumado para quando acontecer, conseguir reagir”, explica.
Legado da Copa do Mundo
Após conquistar o título da Copa do Mundo de Tênis, Hugo ganhou uma dose extra de confiança para enfrentar grandes adversários e lidar com momentos de queda de rendimento durante as partidas. Na ocasião, o carioca superou dois chineses em sequência: Wang Chuqin na semifinal e Lin Shidong na decisão. Agora, o brasileiro chega à decisão do Mundial de tênis de mesa confiante em seu trabalho.
“A Copa do Mundo me deu muita confiança. vencer os chineses do jeito que foi, eu sempre tive muita confiança na minha saúde mental, e agora estou demonstrando o que eu sou capaz”.
Retrospecto
Até o encontro deste sábado na semi do Mundial de Doha, os rivais já haviam se encontrado outras cinco vezes, com quatro vitórias do chinês e uma do brasileiro. O triunfo mais recente foi justamente de Hugo, em junho de 2024, quando superou o algoz por 3 a 2. No Mundial de 2021, Liang eliminou o brasileiro nas quartas de final ao superar uma desvantagem de 3 a 0.
Comentários