X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasil vence o Peru e assume a liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo

Pelo saldo de gols, Seleção Brasileira ultrapassa a Argentina


Ouvir

Escute essa reportagem

Com um gol de Marquinhos, nos últimos minutos do segundo tempo, o Brasil venceu o Peru por 1 a 0 e assumiu a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogo foi realizado no Estádio Nacional de Lima, no Peru, na noite desta terça-feira (12).

Brasil e Argentina, que venceram as duas primeiras partidas das Eliminatórias, estão à frente na classificação, mas a seleção brasileira leva vantagem em relação ao saldo de gols (+5 do Brasil contra +4 da Argentina).

Imagem ilustrativa da imagem Brasil vence o Peru e assume a liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo
Grupo enalteceu a liderança de Fernando Diniz à frente da Seleção |  Foto: Vitor Silva / CBF

Além do placar apertado, o jogo foi marcado pelas intervenções da arbitragem de vídeo. Raphinha e Richarlison marcaram um gol cada, mas as imagens registraram impedimento em ambos os lances, ainda no primeiro tempo.

A revisão do lance de Richarlison, no entanto, foi alvo de reclamações por parte dos brasileiros. A arbitragem de vídeo levou quase sete minutos para analisar o lance.

A vitória também teve um valor especial para o treinador Fernando Diniz, que foi alvo de elogios dos jogadores. Dentre os principais defensores está justamente Marquinhos, autor do gol desta terça.

Imagem ilustrativa da imagem Brasil vence o Peru e assume a liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo
Marquinhos marcou, de cabeça, o gol que definiu o placar |  Foto: Vitor Silva / CBF

A partida

A seleção de Fernando Diniz estreou com goleada em casa sobre a Bolívia, mas mostrou que vai oscilar ao longo do ciclo. No segundo jogo do Dinizismo, o Brasil encontrou muita dificuldade contra o Peru.

Apesar de todos os elogios por parte dos atletas e da boa atuação ofensiva contra a Bolívia, a seleção criou pouco contra o Peru. A equipe do centroavante Paolo Guerrero teve muito mais a bola do que os bolivianos e, em dados momentos, conseguiu igualar o jogo com o Brasil. Éderson, no entanto, não trabalhou.

A seleção errou muitos passes e deixou o comandante aos berros na beira do campo. Diniz pedia a todo momento para que a equipe se compactasse do lado em que estava a bola ao invés de se espalhar pelo gramado.

Apesar de insatisfeito com elementos da atuação, Diniz pouco mexeu no time até perto dos 40 minutos do segundo tempo. Gabriel Jesus entrou na vaga de Richarlison aos 18 minutos da segunda etapa, mas foi a única alteração de Diniz até os momentos finais do duelo, quando o técnico fez três mudanças de uma vez: Vanderson, Joelinton e Martinelli.

A seleção abriu o placar somente aos 44 minutos do segundo tempo com Marquinhos. O zagueiro desviou escanteio cobrado por Neymar na primeira trave.

O time de Fernando Diniz encontrou muitas dificuldades para criar chances de gol contra o Peru. Richarlison chegou a marcar na primeira etapa, mas o VAR flagrou impedimento do camisa 9. A seleção entrou em campo com o mesmo time que goleou a Bolívia na estreia.

Próximos jogos

Este foi o último jogo do Brasil nesta data Fifa. A seleção se reúne novamente no próximo mês para enfrentar a Venezuela, em Cuiabá (MT), no dia 12 de outubro, e o Uruguai, em Montevideu no dia 17.

Veja mais notícias de Esportes aqui

Ficha Técnica
Peru 0 x 1 Brasil

BRASIL
Ederson; Danilo (Vanderson), Gabriel Magalhães, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar (Veiga); Raphinha (Martinelli), Rodrygo e Richarlison (Gabriel Jesus). T.: Fernando Diniz.

PERU
Gallese; Algo Corzo, Renato Tapia, Luis Abram e Trauco (Valera); Cartagena, Yotún, Andy Polo (Grimaldo) e Marcos López (Castillo); André Carillo (Ruidiaz) e Paolo Guerrero. T.: Juan Reynoso

Estádio: Nacional, em Lima (PER)
Juiz: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Bonfa (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
VAR: German Delfino (ARG)
Amarelos: Cartagena, López e Tapia; Raphinha e Bruno Guimarães
Gol: Marquinhos (44min/2ºT)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: