X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasil quer ganhar do Uruguai para mostrar que não merece abandono do torcedor

Jogar na capital baiana é motivo de otimismo para os brasileiros frente ao fato de a seleção nacional nunca ter perdido jogando na cidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasil quer ganhar do Uruguai para mostrar que não merece abandono do torcedor
Brasil quer ganhar do Uruguai para mostrar que não merece ser abandonado pelo torcedor |  Foto: Adriano Machado

A seleção brasileira vai a campo pelas Eliminatórias da Copa de 2026, às 21h45 desta terça-feira, mais uma vez sob olhares de desconfiança. Embora tenha apresentado qualidades no duelo com a Venezuela, ter saído de campo com o empate por 1 a 1 no placar final tirou um pouco da tranquilidade alcançada após as vitórias sobre Chile e Peru na Data Fifa anterior. Agora, o adversário é o Uruguai, em jogo da 12ª rodada que será disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Jogar na capital baiana é motivo de otimismo para os brasileiros frente ao fato de a seleção nacional nunca ter perdido jogando na cidade. Em 21 partidas, foram 15 vitórias e seis empates. O último jogo foi uma igualdade sem gols com a Venezuela, pela Copa América de 2019.

O embate desta terça é uma grande oportunidade para o Brasil, quarto colocado, com 17 pontos, tentar assumir a vice-liderança. À sua frente, estão o próprio Uruguai, em segundo, e Colômbia, ambos com 19. Se vencer na Bahia, o time do técnico Dorival Júnior ultrapassa os uruguaios e garante ao menos a terceira posição. Para ser vice, precisa também que os colombianos pelo menos empatem com o Equador - quinto colocado, com 16.

Por outro lado, caso não vença, a equipe nacional pode encerrar 2024 na sexta colocação das Eliminatórias, uma vez que pode ser superada pelos equatorianos e pelo Paraguai, atual dono da sexta posição, com 16 pontos.

A preocupação com as oscilações está presente na comissão técnica e no grupo de jogadores, conforme afirmado pelo zagueiro Marquinhos, liderança da seleção. Em coletiva, ele pediu um voto de confiança aos torcedores.

"O pedido é que não abandonem a Seleção, não deixem de lado", afirmou. "Às vezes, o resultado não vem, é difícil, são momentos de oscilação, mas vestimos essa camisa com muita dignidade. Por mais que muitas coisas influenciam para que percam a esperança na Seleção, a gente pede que não perca nunca a paixão pela Seleção."

Contra o Uruguai, Marquinhos terá a companhia de outro líder do grupo na defesa brasileira. Depois de perder a posição, o lateral-direito Danilo volta a ser titular porque Vanderson foi suspenso na partida contra a Venezuela. Essa deve ser a única mudança efetuada por Dorival Júnior na escalação.

Já os uruguaios chegam a Salvador recuperados após um período de quatro jogos sem triunfar nas Eliminatórias. Depois de três empates e uma derrota, venceram a Colômbia por 4 a 3 na sexta-feira. O resultado positivo serviu para aplacar os ânimos de uma seleção que vinha sofrendo com polêmicas nos bastidores.

Em outubro, o técnico Marcelo Bielsa foi criticado publicamente pelo atacante Luis Suárez - que se aposentou da seleção em setembro, após empate com o Paraguai. O jogador do Inter Miami criticou a postura do treinador e disse que ele sequer cumprimentava os atletas. Cannobio, do Athletico-PR e convocado pela última vez em junho, afirmou que era desrespeitado pelo treinador.

Bielsa tem dois desfalques para escalar o Uruguai. O lateral Nahitan Nández está suspenso e deve dar lugar ao flamenguista Guillermo Varela. A outra baixa é o zagueiro Santiago Buenos, que não foi utilizado contra a Colômbia e está lesionado.

"Se Colômbia é uma equipe atleticamente forte, com sistema ofensivo de muita capacidade de criar perigo e uma organização boa para pressionar… tudo isso o Brasil faz melhor que Colômbia. Faremos o melhor possível e tentaremos o que tentamos sempre: que não tenham a bola, que nós tenhamos e que o jogo esteja no campo deles, criando insegurança e que errem na construção no próprio campo e possamos atacar", disse Bielsa sobre a partida.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X URUGUAI

BRASIL - Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho. Técnico: Dorival Júnior

URUGUAI - Sérgio Rochet; Guillermo Varela, José María Giménez, Mathí­as Olivera e Marcelo Saracchi; Rodrigo Bentancur, Federico Valverde, Facundo Pellistri, Rodrigo Aguirre e Maximiliano Araújo; Darwin Nuñez. Técnico: Marcelo Bielsa.

ÁRBITRO - Piero Maza (CHI).

HORÁRIO - 21h45.

LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: