Bola vai rolar com os craques da Eurocopa
A 17ª edição da competição começa na próxima sexta-feira (14) e conta com 24 seleções em busca do título nos gramados da Alemanha
Escute essa reportagem
Competição que reúne jogadores do mais alto nível do futebol europeu, a Eurocopa 2024 está prestes a começar. Muitos, inclusive, consideram o torneio uma espécie de “Copa do Mundo sem Brasil e Argentina”, pelo grau de dificuldade.
O campeonato se inicia na próxima sexta-feira (14), com a partida do Grupo A entre Alemanha e Escócia, às 16 horas (horário de Brasília), na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. E a grande final ocorre um mês depois, no dia 14 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim.
Formato
A Euro reúne 24 seleções, que foram divididas em seis grupos com quatro componentes em cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados, avançam para o mata-mata, que conta as fases de oitavas de final, quartas, semifinais e a grande decisão.
Campeões improváveis na história da competição
Ao longo das 16 edições anteriores da Eurocopa, que começou em 1960 com o nome de Copa das Nações Europeias, algumas surpresas aconteceram e seleções que não eram favoritas conquistaram o título.
A última grande surpresa da competição aconteceu em 2004, com a Grécia, que na primeira fase só se classificou para a etapa seguinte no critério de desempate no número de gols marcados.
No mata-mata, apostando num “ferrolho” defensivo, venceu os seus jogos por 1 a 0, sobre Inglaterra, República Tcheca e Portugal, donos da casa e comandados pelo técnico Felipão, na final. O gol do título, de Charisteas, foi na única finalização dos gregos no jogo.
Em 1992, na Suécia, foi a vez da Dinamarca ser campeã de forma inesperada. Os nórdicos sequer haviam se classificado para o torneio, mas foram convidados após a desistência da Iugoslávia, que estava em guerra civil.
Os dinamarqueses se reuniram apenas 10 dias antes do torneio e também não contaram com seu craque da época, Michael Laudrup. A surpreendente campanha resultou em triunfos sobre a França, a Holanda de Van Basten, e a Alemanha, campeã do mundo dois anos antes, na final.
Em 1976, a extinta Tchecoslováquia, 17 anos antes de ser dissolvida entre República Tcheca e Eslováquia, ganhou seu único troféu profissional, em um torneio onde era favoritos a Iugoslávia (anfitriã), Alemanha campeã do mundo e a Holanda de Johann Cruyff.
Despedida de alguns astros
Quando a bola rolar nos estádio da Alemanha, os torcedores ao redor do mundo terão a última oportunidade de ver em campo alguns dos principais astros da última geração do futebol mundial defendendo as camisas de seus países.
Esta será a última participação de Eurocopa de alguns jogadores importantes do futebol mundial, como o meia alemão Toni Kroos, de 34 anos, anunciou sua aposentadoria dos gramados logo após o fim do torneio.
Olivier Giroud, maior artilheiro da França com 34 gols, afirmou que não joga mais pela seleção. A decisão do atleta se dá em função da idade, já que tem 37 anos, e da opção por jogar nos Estados Unidos e aproveitar mais a família os últimos anos da carreira.
O craque Luka Modric também deve disputar sua última Eurocopa pela Croácia. O meio-campo tem 38 anos de idade e já ameaçou se aposentar depois do fim da Copa do Mundo de 2022 e no início desta temporada pelo Real Madrid.
Já o astro português Cristiano Ronaldo é um incógnita, embora, pela idade, também encaminhe sua última participação em Eurocopas.
Já com 39 anos, em uma próxima edição do torneio ele estaria com 43 anos de idade, caso ainda esteja atuando.
Principais estrelas
Harry Kane
Atacante, 30 anos
Em sua primeira temporada no Bayern de Munique, fez 44 gols em 45 jogos. Busca o 1º título da carreira.
Mbappé
Atacante, 25 anos
Campeão mundial em 2018, o agora atacante do Real Madrid fez 44 gols pelo PSG na temporada 2023/24.
Cristiano Ronaldo
Atacante, 39 anos
Campeão com Portugal em 2016, o astro português é o maior artilheiro da história do torneio, com 17 gols.
Van Dijk
Zagueiro, 32 anos
Capitão holandês, um dos melhores de sua geração na posição. No Liverpool, foi 3º colocado na Premier League.
Lamine Yamal
Atacante, 16 anos
Prodígio espanhol vai para sua primeira Euro. Protagonista no empate de 3 a 3 no amistoso com o Brasil, no dia 26 de março, e dono da ponta direita no Barcelona desde que subiu para o profissional.
De Bruyne
Meia, 32 anos
Remanescente da “Geração Belga”. Apesar de ainda ser considerado um dos melhores do planeta, conviveu com lesões e fez só 26 jogos pelo Manchester City na temporada.
Kroos
Meia, 34 anos
Vai se aposentar da carreira de jogador após o fim da Eurocopa. Foi campeão do mundo na Copa do Brasil, em 2014 e, no último sábado (1º), conquistou a taça da Champions League pela 6ª vez.
Comentários