Belé, Riquelme e Gilberto: conheça os destaques que levam o Palmeiras a acreditar no tri da Copinha
Escute essa reportagem
O Palmeiras escapou de uma derrota para o Noroeste no Paulistão com gol de Thalys, de 19 anos. O garoto começou a Copinha no elenco da equipe alviverde, mas foi chamado por Abel Ferreira para o time principal. Também foram os casos do zagueiro Benedetti e os atacantes Allan e Luighi.
Entre os garotos da Copa São Paulo, porém, há ainda mais talento que Abel pode aproveitar como reforços para o elenco profissional. Com oscilações na lateral-direita, Estêvão saindo após o Mundial e dúvidas no ataque, três nomes em especial se destacam: Gilberto, Riquelme Fillipi e Erick Belé.
O trio é também de grande valia para o time de Lucas Andrade. Campeão em 2022 e 2023, o Palmeiras busca o tricampeonato do torneio de base mais importante do País. Nos últimos anos, as revelações palmeirenses têm dado resultado tanto desportivo quanto financeiro. Entre 2023 e 2025, os cofres alviverdes poderão somar 191 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão, na cotação atual), com a venda de garotos formados no clube.
Erick Belé
O atacante tem 17 anos e fará 18 na terça-feira, dia 21. Canhoto e com 1,83m, ele marcou três gols na goleada por 4 a 0 contra o Audax, que sequer havia sido vazado, pelas oitavas de final da Copinha. O jogador já havia marcado um contra o Referência, na segunda fase.
Belé tem características de um centro-avante moderno. Dentro da área, consegue se impor como uma referência. Porém, ele não sofre quando tem de sair para receber ou construir com a bola dos pés. Pelo contrário, dispõe de talento para tal.
Desde a saída de Endrick, o Palmeiras não firmou nenhum jogador na posição. Flaco López e Rony alternaram a titularidade na metade final de 2024. O clube se reforçou com Facundo Torres e Paulinho, mas o ex-atleticano só será opção a partir de maio. Belé, portanto, pode ser aproveitado como alternativa na função.
Riquelme Fillipi
Também com passagens por seleções de base, o garoto tem 18 anos e era o artilheiro da Copinha com seis gols, empatado com Ryan Francisco, do São Paulo e Filipinho do Red Bull Bragantino. O são-paulino, contudo, marcou duas vezes na semifinal contra o Cruzeiro e assumiu a ponta na artilharia.
Riquelme, nomeado em homenagem ao craque argentino, chegou ao Palmeiras em 2021. Antes, ele atuava pelo Ibrachina, clube paulistano dedicado apenas a competições de base. Ao chegar no Palmeiras, Riquelme assinou até outubro de 2025.
O contrato foi renovado até 2028, após o Palmeiras quase vendê-lo para o Nottingham Forest, da Inglaterra. O clube inglês ofereceu 6 milhões de euros (R$ 36,5 milhões, na época), por 80% dos direitos econômicos do paulista de Santo André. A multa rescisória do novo acordo é de 100 milhões de euros.
Gilberto
As laterais são o grande desafio contemporâneo. Gilberto, portanto, destoa. Aos 19 anos, o jogador é um dos mais maduros do elenco sub-20 do Palmeiras. Ele completa 20 anos ainda em 2025.
O atleta já fazia parte da equipe campeã da Copinha em 2023. Ele também foi campeão brasileiro sub-20 no ano passado, e paulista em 2023. E soma, pelo sub-17, os títulos do Brasileirão, Paulistão e da Copa do Brasil, os três em 2022.
Veja também
Em seis jogos na atual edição da Copinha, o lateral soma sete assistências. Na goleada por 4 a 0 sobre o Audax, todos os passes para gols foram dele.
Gilberto tem contrato até março de 2026. Ele poderia ser muito bem aproveitado por Abel Ferreira. Entretanto, o clube renovou com Marcos Rocha até o fim do ano, e conta ainda com Giay e Mayke, tornando a competição difícil na posição.
A busca do Palmeiras por uma vaga na final da Copinha 2025 será no domingo, contra o Grêmio, às 21h30, na Arena Barueri. Quem passar, encara Corinthians ou Vasco. Na outra semifinal, o Sao Paulo encara o Criciúma.
Comentários