X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Belé, Riquelme e Gilberto: conheça os destaques que levam o Palmeiras a acreditar no tri da Copinha


Ouvir

Escute essa reportagem

O Palmeiras escapou de uma derrota para o Noroeste no Paulistão com gol de Thalys, de 19 anos. O garoto começou a Copinha no elenco da equipe alviverde, mas foi chamado por Abel Ferreira para o time principal. Também foram os casos do zagueiro Benedetti e os atacantes Allan e Luighi.

Entre os garotos da Copa São Paulo, porém, há ainda mais talento que Abel pode aproveitar como reforços para o elenco profissional. Com oscilações na lateral-direita, Estêvão saindo após o Mundial e dúvidas no ataque, três nomes em especial se destacam: Gilberto, Riquelme Fillipi e Erick Belé.

O trio é também de grande valia para o time de Lucas Andrade. Campeão em 2022 e 2023, o Palmeiras busca o tricampeonato do torneio de base mais importante do País. Nos últimos anos, as revelações palmeirenses têm dado resultado tanto desportivo quanto financeiro. Entre 2023 e 2025, os cofres alviverdes poderão somar 191 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão, na cotação atual), com a venda de garotos formados no clube.

Erick Belé

O atacante tem 17 anos e fará 18 na terça-feira, dia 21. Canhoto e com 1,83m, ele marcou três gols na goleada por 4 a 0 contra o Audax, que sequer havia sido vazado, pelas oitavas de final da Copinha. O jogador já havia marcado um contra o Referência, na segunda fase.

Belé tem características de um centro-avante moderno. Dentro da área, consegue se impor como uma referência. Porém, ele não sofre quando tem de sair para receber ou construir com a bola dos pés. Pelo contrário, dispõe de talento para tal.

Desde a saída de Endrick, o Palmeiras não firmou nenhum jogador na posição. Flaco López e Rony alternaram a titularidade na metade final de 2024. O clube se reforçou com Facundo Torres e Paulinho, mas o ex-atleticano só será opção a partir de maio. Belé, portanto, pode ser aproveitado como alternativa na função.

Veja também

Riquelme Fillipi

Também com passagens por seleções de base, o garoto tem 18 anos e era o artilheiro da Copinha com seis gols, empatado com Ryan Francisco, do São Paulo e Filipinho do Red Bull Bragantino. O são-paulino, contudo, marcou duas vezes na semifinal contra o Cruzeiro e assumiu a ponta na artilharia.

Riquelme, nomeado em homenagem ao craque argentino, chegou ao Palmeiras em 2021. Antes, ele atuava pelo Ibrachina, clube paulistano dedicado apenas a competições de base. Ao chegar no Palmeiras, Riquelme assinou até outubro de 2025.

O contrato foi renovado até 2028, após o Palmeiras quase vendê-lo para o Nottingham Forest, da Inglaterra. O clube inglês ofereceu 6 milhões de euros (R$ 36,5 milhões, na época), por 80% dos direitos econômicos do paulista de Santo André. A multa rescisória do novo acordo é de 100 milhões de euros.

Veja também

Gilberto

As laterais são o grande desafio contemporâneo. Gilberto, portanto, destoa. Aos 19 anos, o jogador é um dos mais maduros do elenco sub-20 do Palmeiras. Ele completa 20 anos ainda em 2025.

O atleta já fazia parte da equipe campeã da Copinha em 2023. Ele também foi campeão brasileiro sub-20 no ano passado, e paulista em 2023. E soma, pelo sub-17, os títulos do Brasileirão, Paulistão e da Copa do Brasil, os três em 2022.

Em seis jogos na atual edição da Copinha, o lateral soma sete assistências. Na goleada por 4 a 0 sobre o Audax, todos os passes para gols foram dele.

Gilberto tem contrato até março de 2026. Ele poderia ser muito bem aproveitado por Abel Ferreira. Entretanto, o clube renovou com Marcos Rocha até o fim do ano, e conta ainda com Giay e Mayke, tornando a competição difícil na posição.

A busca do Palmeiras por uma vaga na final da Copinha 2025 será no domingo, contra o Grêmio, às 21h30, na Arena Barueri. Quem passar, encara Corinthians ou Vasco. Na outra semifinal, o Sao Paulo encara o Criciúma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: