Basquete vive momento de renascimento no Espírito Santo
Com o objetivo de retomar o crescimento da modalidade, Estado volta a sediar torneios nacionais e recebe a seleção de 3x3
Escute essa reportagem
O Espírito Santo já revelou diversos craques do basquete nacional e também internacional, como Aylton Tesch, Sandro e Anderson Varejão, além de Didi Louzada - que é, atualmente, um dos principais nomes da seleção brasileira da modalidade.
Pensando em retomar o crescimento do esporte no Estado, a Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), vem realizando diversas competições nacionais em solo capixaba.
De acordo com o presidente Carlos Carvalho, o objetivo é incentivar os mais jovens.
“O Espírito Santo recebeu, somente neste semestre, cinco competições em nível nacional. Nossa ideia é incentivar as crianças e os jovens a praticarem o basquetebol, já que o nosso principal objetivo é trabalhar a base, formando futuros atletas”, revelou ele.
Leia mais notícias de Esportes aqui
A última competição nacional realizada no Estado foi o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) 3x3, em Vila Velha. O Praia Clube (no masculino) e o Instituto Futuros Craques (no feminino) conquistaram o título do campeonato.
Lá, estiveram presentes dois atletas da seleção brasileira, que alcançaram o 4º lugar com o Brasil na Copa do Mundo de basquete 3x3, na Áustria, no mês passado.
“A ideia é incentivar os jovens a praticarem o basquete para formar futuros atletas Carlos Carvalho, presidente da Fecaba
Para Carlos, a presença destes eventos em terras capixabas é muito positiva. “Essas competições com certeza incentivam os jovens a praticarem a modalidades. E é por isso que estamos vendo o grande crescimento desse esporte no Espírito Santo”, afirmou o presidente da Fecaba.
“Só para ter ideia, está em andamento o Campeonato Estadual adulto com a participação de várias equipes do Estado. Antes só participavam times da Grande Vitória, hoje temos equipes de Linhares, Mimoso do Sul e Venda Nova do Imigrante”, completou ele.
A retomada do basquete no Estado já está trazendo frutos. Isso porque três atletas capixabas foram convocados para a seleção brasileira 3x3 sub-18, sendo eles: Letícia Fontana, Maria Clara Soares e Artur Louzada.
Os três vão participar de um período de treinos com a seleção entre os dias 18 e 23 de julho, em Guarapari, com o intuito de prepará-los para representar o Brasil na Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, em agosto.
Expectativa alta para Copa do Mundo
O capixaba Artur Louzada, de 17 anos, vem sendo convocado para a seleção brasileira de basquete deste o ano passado. No entanto, desta vez, estar na lista de convocados tem um sabor ainda mais especial.
Isso porque está para acontecer a Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Para Artur, as expectativas são as melhores. “O Brasil é uma seleção que impõe respeito não importa aonde vá. Então sempre é preciso buscar o melhor resultado. Minhas expectativas para o Mundial são enormes”, revelou ele.
O basquete 3x3 vem crescendo a passos largos no Brasil. Em 2022, a seleção feminina adulta ficou entre as oito melhores do mundo. E, neste ano, a masculina chegou em 4º lugar no Mundial. Além disso, o Brasil subiu ao pódio nas duas últimas edições da AmeriCup 3x3, masculina e feminina.
As duas seleções nacionais ainda buscam um lugar na Olimpíada de Paris e, a Copa do Mundo sub-18 da FIBA 3x3, é mais um passo para o desenvolvimento da nova geração de atletas.
Para Artur, que joga no Cetaf/Vila Velha, o Espírito Santo está no caminho certo para ajudar com esse desenvolvimento da modalidade a nível nacional.
“O basquete no Estado está crescendo de forma muito boa. Isso graças a quantidade de torneios que estão ocorrendo dentro do Espírito Santo, como os campeonatos brasileiros”, afirmou ele, que começou a praticar basquete com apenas 10 anos.
“Comecei jogando em Domingos Martins, no projeto social Criança Cidadã. Já minha trajetória no 3x3 teve início 5 anos atrás”, revelou Artur, que garante: ver seu nome na lista de convocados sempre traz muitas emoções.
“Apesar de não ser a primeira vez, ter uma convocação sempre mexe com você. Porque é sempre uma honra defender a seleção brasileira. Espero demonstrar um bom rendimento”, ressaltou ele.
Antes do Mundial, a seleção brasileira realizará um período de treinos a partir do dia 18 de julho, no Sesc, em Guarapari. Além de Artur, as capixabas Letícia Fontana e Maria Clara Soares também foram convocadas.
“É sempre uma honra defender a seleção brasileira. Espero demonstrar um bom rendimento Artur Louzada, atleta de basquete
Comentários