Basquete masculino: grupo difícil e classificação suada
Brasil estreia no próximo dia 27 contra a anfitriã França
Escute essa reportagem
Para chegar à classificação olímpica depois de oito anos, o Brasil teve que vencer o Pré-Olímpico na Letônia e derrotou Montenegro, Filipinas e as donas da casa no caminho.
“Estávamos com um gostinho amargo com a Letônia, já que eles eliminaram a gente da Copa do Mundo. Tínhamos a confiança lá em cima para enfrentá-los e dentro da casa deles a gente sabia que ia ser difícil. Mas a gente trouxe a nossa energia e o grupo inteiro estava bem, na mesma página”, afirmou Didi Louzada, armador do Flamengo e da Seleção Brasileira.
Esta será a terceira participação da Seleção de basquete desde Atlanta, em 1996, quando Oscar Schmidt atuava. A amarelinha não esteve em Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, nem Tóquio 2020. Classificou-se em Londres 2012 e jogou na Rio 2016 por sediar a competição.
A Seleção está no Grupo B das Olimpíadas junto com França, Alemanha e Japão, e estreia no dia 27 contra os anfitriões. Didi fez uma avaliação dos rivais.
“As três seleções são bem fortes e todo mundo está vindo com a força máxima. Temos que enfrentá-los de igual para igual, sempre respeitando os nossos adversário. Então, nosso elenco tem que estar preparado, independente se jogar dois, cinco ou 20 minutos”.
Sobre o objetivo do Brasil na competição, o ala-armador projetou bons resultados. “O brasileiro pode sonhar com a medalha. A gente vai fazer de tudo para tentar trazê-la, seja de ouro, prata ou bronze. O importante é estar no pódio. Tem que ser um jogo de cada vez. Sabemos que vai ser um caminho difícil, mas não impossível”.
“Temos fome de vencer. A gente é uma seleção jovem, com muito para conquistar ainda. O Huertas é o nosso veterano de 41 anos e está jogando muito bem”, concluiu.
Calendário de jogos
Grupo B
França x Brasil: sábado, 27 de julho, às 12h15 (de Brasília);
Brasil x Alemanha: terça-feira, 30 de julho, às 16h;
Japão x Brasil: sexta-feira, 2 de julho, às 6h;
3º lugar: sábado, 10 de agosto, às 6h30;
Final: sábado, 10 de agosto, 16h30.
Comentários