Regra sobre palavrões é alterada na Fórmula 1 e FIA adota punições esportivas
Agora os comportamentos ou falas abusivas terão peso diferente em locais controlados e não controlados, como na sala de imprensa e na pista
Escute essa reportagem

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fez uma extensa revisão nas regras sobre palavrões nas competições da associação, minimizando as penalidades, após diversas críticas de todas as categorias, incluindo a Fórmula 1.
O Apêndice B do Código Esportivo Internacional sofreu uma revisão e a multa básica de palavrões, cerca de 5 mil euros (R$ 31 mil) foi reduzida pela metade. Agora os comportamentos ou falas abusivas terão peso diferente em locais controlados e não controlados, como na sala de imprensa e na pista, por exemplo.
A regulamentação revisada prevê punições esportivas caso pilotos ou membros de equipes abuse dos palavrões.
Se um piloto se dirigir com palavras de baixo calão a um comissário durante o final de semana de corrida (exceto em sprint ou corrida), a penalidade mínima será de três posições no grid.
Se forem cometidas por um membro da equipe (exceto em corrida ou sprint), a penalidade mínima será de três posições no grid para AMBOS os pilotos. Caso ocorram durante algumas das provas, a penalidade será de cinco segundos para o piloto.
"Liderei uma revisão extensa e colaborativa com contribuições dos sete campeonatos mundiais da FIA, dos clubes membros da FIA e de outras organizações de esportes motorizados", declarou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
A repressão aos palavrões provocou uma reação negativa dos pilotos da F1, principalmente de Verstappen. O gatilho da crise entre atletas e FIA aconteceu no ano passado, quando o holandês e Charles Leclerc foram punidos. O monegasco foi multado enquanto Max foi convidado a fazer serviços comunitários.
A reação também veio de outras categorias chanceladas pela FIA. Os pilotos do Campeonato Mundial de Rally boicotaram entrevistas na TV em abril depois que um deles foi multado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários