Piastri larga na frente na penúltima prova no ano
McLaren ocupa a primeira fila no Catar com Oscar Piastri na pole e Lando Norris ainda sonhando com o título antecipado
Após largar na pole e vencer a corrida sprint, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, conquistou sua sexta pole position na temporada e larga na frente hoje no GP do Catar. Ao seu lado, está o líder do Mundial da F-1, o britânico Lando Norris, também da McLaren. Max Verstappen, da Red Bull, sai da terceira posições. Os três disputam o título da temporada.
“Estou largando da melhor posição, então vou tentar repetir o que fiz hoje no Sprint e veremos o que podemos fazer”, afirmou Piastri, . “Vou fazer o meu melhor”, prosseguiu.
Gabriel Bortoleto terminou na 14ª posição, parando no Q2, mas perderá cinco posições no grid por ter sido responsabilizado pelo acidente que tirou ele e Lance Stroll no GP de Las Vegas.
Faltando duas etapas para o término da temporada e com 50 pontos em jogo, Norris lidera a classificação com 396 pontos contra 374 de Piastri e 371 de Verstappen. Dependendo de uma combinação de resultados, Norris pode deixar o circuito de Lusail, em Doha, como campeão da temporada.
A posição de largada é importante em Doha, já que o circuito tem poucos pontos de ultrapassagens. A corrida sprint, a última da temporada, foi um exemplo disso. A prova terminou sem grandes ultrapassagens ou incidentes, e Piastri aproveitou a vantagem de sair na pole position, vencer e diminuir a vantagem de Norris.
George Russell liderou o Q1 ao superar as duas McLaren no fim da sessão. Bortoleto, que chegou a sair da zona de classificação, garantiu o 14º lugar e avançou ao Q2. Entre os eliminados da primeira parte estiveram Tsunoda, Ocon, Hamilton, Stroll e Colapinto.
No Q2, Norris teve sua volta anulada por limites de pista, mas se recuperou e marcou o segundo melhor tempo, atrás de Piastri. Os eliminados nessa fase foram Bortoleto, Hulkenberg, Lawson, Bearman e Albon.No Q3, a McLaren dominou em Lusail: Norris abriu com a melhor marca e Piastri veio na sequência.
Uma bandeira vermelha causada por detritos na pista interrompeu a sessão, mas, na retomada, Norris não melhorou seu tempo. Já com o cronômetro zerado, Piastri assumiu a ponta e Verstappen ainda ameaçou, terminando em terceiro.
O GP do Catar será disputado hoje, às 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Tribuna/Band.
Bortoleto crê que pode fazer uma boa prova no Catar
O brasileiro Gabriel Bortoleto conseguiu o 14º tempo no treino classificatório para o GP do Catar neste sábado em Doha, mas larga do 19º lugar às 13 horas(de Brasília) de hoje O piloto da Sauber foi punido com a perda de 5 posições no grid pelo acidente no GP de Las Vegas. "Posso ter um bom desempenho na corrida", afirmou Bortoleto à Band.
“Mas tem a punição que preciso pagar de Las Vegas pelo erro que cometi lá. Então, largando lá atrás não vai ser fácil”.
Bortoleto conseguiu avançar ao Q2 nos instantes finais do Q1 e estava confiante com a possibilidade de conseguir uma posição ainda melhor. "Achei que o carro estava ok. Na última volta errei na Curva 2, peguei um pouquinho da zebra e dei uma grande traseirada ali", afirmou ele, que largou na 13ª posição na corrida sprint e terminou em 11º. “O resto da volta não foi muito ruim”, completou.
O brasileiro afirmou que as disputas estão muito apertadas no circuito de Lusail. "Você vê a diferença de dois décimos e você ia de 15º para 5º", disse. No Q2, que definiu o avanço dos 10 melhores para a parte final da classificação, Alexander Albon, da Williams, terminou em 15º lugar, com 1min20s629. Isack Hadjar, da RB, que vai largar na sexta posição, registrou 1min20s350 para se classificar para o Q3.
“O carro que temos para o fim de semana é esse”, afirmou Gabriel Bortoleto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários