X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Automobilismo

F1: Piastri lidera primeiro treino livre em Miami marcado por incidente com Norris

O treino começou movimentado com uma cena inusitada. Lando Norris teve que retornar aos boxes da McLaren para entregar ferramentas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem F1: Piastri lidera primeiro treino livre em Miami marcado por incidente com Norris
O piloto australiano Oscar Piastri, da McLaren, após treino livre para o Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 |  Foto: REBECCA BLACKWELL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 teve de tudo um pouco: estreantes na pista, batida, bandeira vermelha, disputa intensa na ponta e até ferramentas esquecidas no cockpit.

Melhor para Oscar Piastri, que cravou o tempo mais rápido da sessão e liderou a sexta-feira no circuito urbano da Flórida. O australiano da McLaren foi seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull.

O treino começou movimentado com uma cena inusitada. Lando Norris teve que retornar aos boxes da McLaren para entregar ferramentas. O piloto britânico foi flagrado com objetos soltos dentro do cockpit e até tentou descartá-los na pista antes de devolver o material à equipe. A FIA não deixou passar e convocou um representante da McLaren para uma reunião, em que o time terá de explicar como o carro foi liberado em tais condições.

Logo nos primeiros minutos, Verstappen, que testava um novo assoalho exclusivo em seu RB21, mostrou força e assumiu a liderança. Mas o domínio do tetracampeão não durou muito. Carlos Sainz, da Williams, e os jovens da Mercedes, Kimi Antonelli e George Russell, tomaram a dianteira em sequência, com Russell liderando boa parte da metade inicial.

O circuito de Miami também marcou a estreia de seis pilotos no traçado norte-americano: Liam Lawson, Isack Hadjar, Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Jack Doohan e Gabriel Bortoleto. Entre os novatos, Hadjar foi o que teve melhor desempenho, encerrando a sessão entre os dez primeiros colocados com bom ritmo no carro da RB.

Grande parte dos pilotos iniciou o treino com pneus médios. Nico Hülkenberg foi o primeiro a arriscar os compostos macios, mas demorou a encaixar uma boa volta. Só nas voltas finais conseguiu aparecer entre os primeiros, ainda que tenha terminado fora do Top-10. Com o aumento do uso dos pneus mais rápidos, os tempos começaram a despencar.

Alexander Albon surpreendeu e chegou a assumir a liderança provisória com a Williams, seguido por seu companheiro Carlos Sainz. Ambos se aproveitaram bem da janela com pista limpa e pneus macios. No entanto, Verstappen logo reagiu com um bom stint e retomou o topo da tabela, dando indícios de que poderia fechar a sessão como o mais rápido.

    Mas ainda havia espaço para mais trocas de posição. Oscar Piastri voou baixo e tomou a primeira colocação, com Leclerc também superando o holandês. Quando o cronômetro marcava pouco mais de quatro minutos para o fim, Bearman perdeu o controle e bateu, acionando a bandeira vermelha que encerrou a sessão prematuramente. Norris, que se preparava para uma volta rápida, foi um dos prejudicados.

    A sessão terminou com Piastri em primeiro, Leclerc em segundo e Verstappen em terceiro. Sainz, Albon, Hadjar, Russell, Tsunoda, Antonelli e Alonso completaram o Top-10. Entre os brasileiros, Bortoleto fechou apenas com o 15º tempo.

    A programação do fim de semana em Miami continua nesta sexta-feira com a corrida classificatória para a sprint. A corrida principal está marcada para o domingo, às 17h (de Brasília).

    Confira o resultado do 1º treino livre do GP de Miami de F-1:

    1º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min27s128

    2º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min27s484

    3º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min27s558

    4º - Carlos Sainz (ESP/Williams), 1min27s678

    5º - Alexander Albon (TAI/Williams), 1min27s955

    6º - Isack Hadjar (ARL/RB), 1min27s968

    7º - George Russell (ING/Mercedes), 1min28s058

    8º - Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), 1min28s155

    9º - Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), 1min28s227

    10º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min28s243

    11º - Liam Lawson (NZL/RB), 1min28s374

    12º - Lando Norris (ING/McLaren), 1min28s391

    13º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), 1min28s556

    14º - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), 1min28s573

    15º - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), 1min28s771

    16º - Oliver Bearman (ING/Haas), 1min28s996

    17º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min29s004

    18º - Esteban Ocon (FRA/Haas), 1min29s179

    19º - Jack Doohan (AUS/Alpine), 1min29s357

    20º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min29s362

    MATÉRIAS RELACIONADAS:

    Comentários

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

    SUGERIMOS PARA VOCÊ: