X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Atlético-MG repudia ato racista de torcedor contra argentinos e promete punição

Apesar do lindo mosaico contra as discriminações e as palavras de fim da intolerância, o clube acabou vendo seus próprios torcedores repetindo os atos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Atlético-MG repudia ato racista de torcedor contra argentinos e promete punição
Atlético-MG repudia ato racista de jovem torcedor contra argentinos e promete punição exemplar |  Foto: Reprodução/Instagram atletico

O Atlético-MG foi vítima de racismo na Argentina e prometia uma resposta exemplar no duelo com o San Lorenzo na volta das oitavas da Libertadores, nesta terça-feira, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Apesar do lindo mosaico coibindo as discriminações e as palavras de fim da intolerância, o clube acabou vendo seus próprios torcedores repetindo os atos e promete punição exemplar.

Antes de a bola rolar, faixas e até pichações na rua chamavam os argentinos de "racistas", acompanhados de palavrões impublicáveis. Após a classificação às quartas de final com vitória por 1 a 0, alguns atleticanos resolveram tirar sarro dos torcedores rivais e um garoto acabou imitando macaco em maneira de ironizar o que fizeram na Argentina.

O gesto foi flagrado pelo secretário geral do San Lorenzo, Pablo Garcia Largo, que o divulgou nas redes sociais para mostrar que os brasileiros também cometeu racismo e que não devem apenas fuçar cobrando punição na Conmebol a clubes argentinos.

Em nota oficial, o Atlético-MG prometeu identificar o torcedor e encaminhá-lo às autoridades. O garoto, caso seja sócio do clube, será banido e impedido de acompanhar as partidas na Arena MRV ou onde o time mandar suas partidas.

"O Galo é preto e branco! Não admitimos condutas racistas, muito menos dentro da nossa casa! A equipe de segurança da Arena MRV já trabalha junto à inteligência das polícias para identificar o torcedor que aparece fazendo gestos racistas no jogo de ontem, em direção à torcida adversária", informou o Atlético, explicando as medidas a serem tomadas.

"(Identificaremos) No sentido de aplicar todas as punições cabíveis, de acordo com o regulamento de uso do estádio e o regulamento do programa de sócio Galo Na Veia, caso faça parte do quadro, bem como o Código de Ética e Conduta do Clube. O Atlético afirma, ainda, que dará total colaboração às autoridades no caso."

O garoto aparece ao lado de outros jovens, que imitam choro e riem da queda do San Lorenzo. Mas ele não acompanha os companheiros e faz o tão reprovado gesto de macaco. "A Arena MRV é lugar de respeito e igualdade, a exemplo do belíssimo mosaico feito ontem pela Massa, com os dizeres 'NO TO RACISM'. Racismo é crime! Não basta não ser racista, é preciso ser Antirracista!"

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: