X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Atlético-MG leva a melhor e decide Copa do Brasil diante do Flamengo na Arena MRV

Será a primeira final nacional na nova Arena MRV, fundada no dia 15 de abril de 2023


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Atlético-MG leva a melhor e decide Copa do Brasil diante do Flamengo na Arena MRV
Taça da Copa do Brasil |  Foto: Thais Magalhães/CBF

O campeão da 36ª edição da Copa do Brasil, entre Atlético-MG e Flamengo, será conhecido no dia 10 de novembro na Arena MRV. Em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira, ficou decidido que as equipes abrem as disputas, no dia 3, no Maracanã, no Rio, enquanto Belo Horizonte será o palco do confronto decisivo.

Será a primeira final nacional na nova Arena MRV, fundada no dia 15 de abril de 2023 e que recebeu o jogo de ida da decisão estadual deste ano, com 2 a 2 entre Atlético e Cruzeiro. Na volta, o time de Hulk e cia. fez 3 a 1 no Mineirão.

Além de somar mais um troféu em sua histórica galeria, o clube campeão garantirá vaga para a Copa Libertadores de 2025 e embolsará R$ 73,5 milhões. A premiação ao derrotado é de R$ 31,5 milhões. O goleiro Rossi e o técnico Filipe Luís foram os representantes flamenguistas no sorteio, com o volante Battaglia o convidado atleticano. Gabriel Milito também participaria, mas teve um compromisso de última hora.

"Privilégio estar aqui novamente. Tive oportunidade de disputar como jogador a final da Copa do Brasil e agora como técnico. Uma herança que deixaram para mim. Tite me deixou na semifinal dessa copa tão especial onde jogadores valorizam tanto, gostam tanto, e esperamos poder fazer um grande jogo e desfrutar dessa final que é um momento único", disse Filipe Luís, antes do sorteio.

Bicampeão, o Atlético-MG faz sua quarta decisão. Os dois títulos foram erguidos na "casa" do adversário. Em 2014, no clássico com o Cruzeiro, fez 2 a 0 no Independência na ida e depois, no Mineirão, somou novo triunfo, por 1 a 0. A conquista de 2021, contra o Athletico-PR, veio depois de 4 a 0 no Mineirão e 2 a 1 na Ligga Arena. Agora terá a oportunidade da volta olímpica diante de seu fanático torcedor.

O único vice dos mineiros, em 2016, também ocorreu com o segundo jogo longe de casa. Após cair por 3 a 1 diante do Grêmio no Mineirão, viu o rival festejar com 1 a 1 em Porto Alegre.

"Respeitamos muito o adversário, mas confiamos na força da nossa torcida. Estamos muito felizes (pela vaga na final). Agora é desfrutar com muita responsabilidade e fazer uma grande final. Nessa fase chegam as melhores equipes e vão ser dois jogos especiais", disse Battaglia.

O Flamengo disputa sua 10ª final da competição, a terceira consecutiva, e buscará o pentacampeonato, tentando se igualar ao Grêmio. O Cruzeiro é o líder isolado com seis taças em sua galeria de troféus, a última em 2018. Já o Atlético-MG tenta encostar nos cariocas, pois foi o campeão nas edições de 2014 e 2021.

Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo, três foram com o jogo decisivo no Maracanã, diante do Vasco (era o mandante em 2006), Atlético-PR (2013) e Corinthians (2022). A primeira conquista ocorreu em 1990, no Serra Dourada, frente ao Goiás.

Esta será a terceira final seguida do Flamengo na competição, que tem a última chance de taça no ano após queda na Libertadores e distância grande do líder Botafogo no Brasileirão. Em 2022, após empates nos dois jogos, superou o Corinthians no Maracanã nas cobranças de pênaltis para erguer o quarto troféu.

No ano passado, a partida de ida ocorreu no estádio carioca, diante do São Paulo, que surpreendeu ao ganhar por 1 a 0. No MorumBis, o Flamengo até saiu na frente, com Bruno Henrique, mas Rodrigo Nestor anotou o gol do empate por 1 a 1 e do inédito título dos paulistas.

"Serão dois jogos muito difíceis, mas vamos tentar trazer essa taça para nossa torcida que será muito importante", disse o goleiro Rossi. "Sempre respeitando o grande adversário que temos, mas estou confiante, pois confio muito nos meus jogadores", completou Filipe Luís, avaliando como será a tática flamenguista. "Muda a postura dos jogadores (definir fora) e temos de tentar ser o mais frio possível nessa decisão."

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: