Atletas largam para a 8ª Corrida Tribuna Ruas da Cidade
Mais de mil atletas, de 9 estados, vão estar em ação nas provas de 5 km e 10 km, para desafiar os próprios limites e melhorar a saúde
Escute essa reportagem

Neste domingo acontece a 8ª Edição da Corrida Tribuna Ruas da Cidade, um dos eventos mais tradicionais do calendário esportivo capixaba.
A prova reúne competidores de várias idades e diversos locais. Este ano, há atletas de nove estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Espírito Santo.
Eles irão colocar os pés na avenida Beira-Mar, em Vitória, onde acontece a corrida, a partir das 7 horas, quando ocorre a largada para a prova dos 10 km. Às 8h30, será a vez de os atletas que vão correr 5 km darem a largada.
Cada um dos mais de mil atletas vai em busca de seus objetivos. Entre eles, cumprir metas de tempo, ganhar troféus e medalhas, além de melhorar a saúde.
É o caso do bombeiro militar Vitor Lúcio Escalfoni, de 50 anos. Atleta amador, ele participa de corridas há cerca de 30 anos.
“Faço atividades físicas desde criança. Sou muito engajado no esporte. Já fiz judô, karatê, natação, remo e, depois, comecei com as corridas de rua”, revela.
Vitor correrá pela primeira vez e a sua expectativa está alta.
“Estou a um bom período parado por conta da pandemia e a Corrida Tribuna é uma das primeiras que estão retornando. Eu acredito que a competição será muito boa, por ser de uma rede conceituada e por proporcionar a todos um trajeto muito bonito e uma prova bastante competitiva”.
A principal motivação do bombeiro militar em participar de corridas como a Ruas da Cidade é manter a saúde em dia. “Não sou competidor profissional. Corro pois melhora a minha qualidade de vida e o meu trabalho, que exige muito condicionamento físico”.
O bombeiro dá dica para quem quer praticar corridas e o exemplo de seu dia a dia. “Quem corre precisa praticar sempre. Treino de três a quatro vezes por semana bem cedo e faço atividades para fortalecer os músculos. Se não tiver uma rotina e um acompanhamento profissional, a pessoa pode ter lesões e problemas cardíacos”.
A gerente de Marketing da Rede Tribuna, Nilda Miranda, reforça que o evento respeitará os protocolos contra a covid-19.
“Esperamos que todos façam uma ótima prova, de forma segura e tranquila. Para evitar aglomeração, teremos duas largadas”.
Comentários