X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Atletas capixabas lidam com ameaça do cancelamento das Olimpíadas


Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas lidam com ameaça do cancelamento das Olimpíadas
|  Foto: Igo Bione

Em toda a história das Olimpíadas, desde 1896, apenas três edições foram canceladas: Berlim/1916, Tóquio/1940 e Londres/1944. Todas por causa das duas Guerras Mundiais.

Com o mundo lutando em uma guerra diferente, contra a pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos correm o risco de serem cancelados pela quarta vez, o que mexeria com planos e sonhos dos atletas.

A possibilidade foi revelada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, no último dia 20. As Olimpíadas de Tóquio/2020, que aconteceriam inicialmente entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, foram adiadas para 2021, mas podem ser canceladas caso a pandemia da Covid-19 não seja controlada, segundo Bach.

A declaração trouxe tristeza e preocupação a todos os atletas capixabas já classificados ou que ainda buscam uma vaga para a maior competição esportiva mundial. Afinal, um fim de ciclo olímpico teria impactos em suas carreiras.

Aos 34 anos, o nadador João Luiz Gomes Júnior vivia uma das melhores fases da sua carreira, antes da paralisação do esporte, e é um dos favoritos a conquistar uma das vagas no revezamento 4x100 m medley e no 100m peito, para ir aos Jogos pela segunda vez.

“É preocupação não só minha e dos atletas acima dos 30 anos, mas para todos. Se cancela um ciclo olímpico, aumentando para mais quatro anos, atletas novos que já estavam garantidos teriam que buscar a vaga de novo”, afirma João Luiz.

Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas lidam com ameaça do cancelamento das Olimpíadas
|  Foto: Wagner Carmo/PanamericaPre

É o que poderia acontecer com Paulo André Camilo. Homem mais rápido do Brasil, o velocista de 20 anos tem vaga garantida no revezamento 4x100m e índice para os 100m rasos, para sua primeira Olimpíadas. “Procuro não pensar nisso e manter a esperança que tudo vai dar certo, para que a vacina saia logo!”.

Em busca de sua terceira medalha olímpica, Alison Cerutti, de 34 anos, atual campeão olímpico e prata em Londres/2012, também tenta pensar positivo: “Espero que o mundo possa controlar o vírus, que o esporte possa voltar ao dia a dia das pessoas, com segurança e em segurança. Isso é o mais importante”.

Judoca capixaba já pensa em trocar de modalidade

Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas lidam com ameaça do cancelamento das Olimpíadas
|  Foto: Acervo pessoal

O futuro incerto dos Jogos Olímpicos de Tóquio tem feito até mesmo um atleta capixaba em mudar do tatame para o octógono. O judoca Nacif Elias, que defende o Líbano, estuda migrar para o MMA caso as Olimpíadas sejam de fato canceladas.

Ele, inclusive, já está treinando boxe e kickboxing para a possível mudança. Diferente de muitos esportes, o MMA voltou à atividade durante a quarentena com a realização de eventos do UFC, maior franquia da modalidade.

Além das incertezas, a pandemia também causou a suspensão dos salários que Nacif recebia do clube dele no Líbano.

“Se as Olimpíadas forem canceladas será uma falta de respeito com quem se mantém do esporte e com quem trabalhou a vida toda para realizar o sonho de uma medalha olímpica”, critica o judoca de 31 anos, que disputou as Olimpíadas do Rio/2016.

“Mas já estou me precavendo para uma possível migração. Eu não tinha ido para o MMA porque eu tinha uma estabilidade financeira no judô, mas com talvez o cancelamento das Olimpíadas e meu salário suspenso, estou pensando em ir para o MMA e já tenho quase tudo certo”, revela.
 

Apreensão também para os atletas paralímpicos

Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas lidam com ameaça do cancelamento das Olimpíadas
|  Foto: Alê Cabral/CPB

Caso os Jogos Olímpicos de Tóquio/2020 sejam cancelados, o futuro das Paralimpíadas dessa edição seria o mesmo, o que também alteraria planos e sonhos de atletas capixabas paralímpicos.

O veterano Daniel Mendes, de 41 anos, planeja disputar no Japão suas últimas Paralimpíadas e resolveu esperar mais um ano com o adiamento da competição para 2021. Entretanto, se o torneio for mesmo cancelado por causa da falta de controle da pandemia do novo coronavírus, ele pode encerrar a carreira sem atuar na que seria a sua quarta participação na competição esportiva, onde começou em Pequim/2008.

O capixaba de Nova Venécia foi medalha de ouro no revezamento 4x100m rasos nos Jogos do Rio/2016, além de medalha de prata em Londres/2012 e bronze no Rio/2016 nos 200m rasos.

“A gente estava fazendo uma previsão de trabalhar neste ano, concluir as Paralimpíadas, para depois conversar com minha família e meu treinador e talvez esticar a carreira para mais um ano, para o Mundial de 2021, mas não para mais um ciclo olímpico”, explica Daniel, que estava próximo de garantir vaga nos 400m rasos para cegos (T11) para Tóquio/2020.

“Em Paris/2024 vou estar com 45 anos, então Paris ainda está longe do meu horizonte. Eu não poderia pensar no ciclo de quatro anos, mas sim ano a ano”, conta.

Enquanto Tóquio/2020 mexe com os sonhos de Daniel para um fim de carreira como ele planejou, a edição significa uma “saque nicial” para a carreira olímpica da capixaba Luiza Fiorese, de 22 anos, da seleção brasileira de vôlei sentado.

“Se não acontecer é algo que vai me frustrar um pouco, mas eu também tenho uma carreira muito grande pela frente”, afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: