X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Athletico vence o Palmeiras fora de casa e é o vice-líder do Brasileirão

Time de Felipão impôs a segunda derrota à equipe de Abel Ferreira no campeonato


Imagem ilustrativa da imagem Athletico vence o Palmeiras fora de casa e é o vice-líder do Brasileirão
Gustavo Scarpa disputa jogada com jogador do Athletico |  Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Jogando no Allianz Parque para um público de mais de 39 mil pessoas, o Palmeiras desperdiçou a oportunidade de disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (2), o Verdão recebeu o Athletico-PR, foi surpreendido e derrotado por 2 a 0, com gols de Vitor Roque e Vitor Bueno. O resultado colocou o Furacão na vice-liderança da Série A, ultrapassando Internacional, Corinthians e Atlético-MG na tabela de classificação.

Mesmo com sua formação praticamente inteira titular, o Palmeiras de Abel Ferreira não foi páreo para a tática desenhada por Luiz Felipe Scolari. O Athletico, mesmo priorizando sua atuação defensiva, soube neutralizar o adversário e foi fatal nos contra-ataques. Na parte final do segundo tempo, O Verdão fez uma blitz ofensiva, mas já muito tarde para conquistar os pontos.

Com a vitória fora de casa, o Athletico-PR chegou aos 27 pontos na tabela de classificação e assumiu a vice-liderança com a mesma pontuação do Galo, que bateu o Juventude também neste sábado. O Palmeiras segue isolado na frente com 29 pontos ganhos após a disputa de 15 rodadas.

Antes de a bola rolar no Allianz Parque, o Palmeiras homenageou o técnico Luiz Felipe Scolari com uma camisa comemorativa pela conquista do título da Copa Libertadores de 1999 ainda no antigo Palestra Itália. O presente foi oferecido pela presidente Leila Pereira.

A primeira grande chance de gol na partida saiu dos pés de Vitor Roque. Em contra-ataque rápido puxado por Canobbio, o atacante do Furacão apareceu dentro da área para chutar rasteiro e parar nas mãos do goleiro Weverton, que se esticou todo para fazer a defesa e mandar a bola para escanteio.

O Palmeiras conseguiu sua primeira chance clara já na segunda metade do primeiro tempo. Em bola lançada pelo lado esquerdo, o atacante Dudu apareceu nas costas da zaga do Atlhetico e, de peito, ajeitou para Raphael Veiga chutar de primeira e, por muito pouco, não marcar o primeiro gol da partida.

Montado para anular o sistema defensivo do Palmeiras e sair no contra-ataque, o Athletico obteve êxito em sua tática e, nos minutos finais do primeiro tempo, tomou conta da partida até abrir o placar no Allianz Parque. O Furacão avançou pelo lado esquerdo com Abner, que cruzou a bola para Rômulo cabecear para dentro da área e encontrar Vitor Roque na pequena área para apenas empurrar a bola no fundo da rede defendida por Weverton.

Na volta do intervalo, mesmo sem qualquer alteração em sua formação titular, o Palmeiras voltou mais agressivo e se lançou para o campo de ataque. O atacante Dudu chegou a criar uma boa oportunidade de gol, mas parou nas mãos do goleiro Bento. Compacto, o Athletico apostava no contra-ataque e marcava o Verdão com linhas baixas.

A tática do Furacão deu certo e, com dez minutos do segundo tempo, Vitor Roque se aproveitou de um erro de domínio de Danilo no meio de campo para puxar contra-ataque e rolar para Rômulo finalizar da entrada da área. A bola desviou no braço de Piquerez, o VAR acionou o árbitro Braulio da Silva Machado e a penalidade foi anotada. Na cobrança, Vitor Bueno bateu com tranquilidade para fazer o segundo do Athletico.

Com dois gols de desvantagem e sem apresentar reação dentro de campo, Abel Ferreira mandou a campo Verón, Atuesta e Rafael Navarro na expectativa de dar mobilidade ao ataque e buscar o empate. O Verdão melhorou, passou a jogar no campo de defesa do Furacão, criou chances com Gustavo Scarpa e Dudu, mas não venceu a retranca adversária.

Os minutos finais foram marcados por uma verdadeira blitz do sistema ofensivo do Palmeiras e a consagração do goleiro Bento como personagem determinante para o resultado no Allianz Parque. O Verdão chegou com Rafael Navarro, Gabriel Menino, Dudu e Gustavo Scarpa, mas não conseguiu balançar a rede adversária e conheceu sua terceira derrota no Brasileirão.

Nos acréscimos do segundo tempo, o Palmeiras viu Gabriel Menino ser expulso e complicar ainda mais sua situação na partida. Em um lance de contra-ataque puxado por Terans, o jogador do alviverde ficou no mano a mano com o adversário, foi driblado e, para não deixá-lo entrar na área sem qualquer marcação, derrubou o atacante do Atlhetico e recebeu o cartão vermelho. Não houve nem sequer reclamação pela decisão do árbitro.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta (6), às 19h15 (de Brasília), para enfrentar o Cerro Porteño (PAR) pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O confronto acontece no Allianz Parque.

O Athletico-PR entra em campo um dia antes, no Paraguai, para medir forças com o Olimpia também pelo mata-mata da principal competição de clubes da América do Sul.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0x2 ATHLETICO-PR

Data: 02/07/2022

Local: Allianz Parque, em São Paulo (BRA)

Hora: 21h (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)

Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

VAR: Wagner Reway (PB)

Cartões amarelos: Piquerez (Palmeiras), Pedro Henrique, Paulo Turra e Abner (Athletico-PR)

Cartões vermelhos: Gabriel Menino (Palmeiras)

Gols: Vitor Roque, aos 35 minutos do 1º tempo, e Vitor Bueno, aos 12 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS

Weverton; Mayke (Gustavo Garcia), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael (Verón), Raphael Veiga (Atuesta) e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony (Navarro). Técnico: Abel Ferreira.

ATHLETICO-PR

Bento; Orejuela, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner; Erick, Hugo Moura (Léo Cittadini) e Vitor Bueno (Christian); Rômulo, Agustín Canobbio (Pedrinho) e Vitor Roque. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: