Este ano, entre janeiro e outubro, os tributos provenientes da importação de produtos já alcançaram R$ 249 milhões – dobrando os R$ 122,4 milhões que estavam previstos inicialmente.
Essa grande conquista da Receita Estadual deve-se a diversos fatores. Entre eles, é possível citar a análise mais apurada e minuciosa das mercadorias importadas; o trabalho dos auditores fiscais junto aos contribuintes em procedimentos de autoregularização; e a alta do dólar.
Para a população que vive no Espírito Santo, essa notícia é de extrema importância porque, além do Estado poder continuar com todas as obras e melhorias programadas, mesmo em um ano de pandemia, permite que os municípios invistam em políticas públicas – já que 25% da arrecadação do ICMS é destinado aos municípios.
Atualmente, todas as operações de desembaraço aduaneiro estadual são realizadas de forma eletrônica através do sistema de Comércio Exterior (Sicex) e é através desse sistema, totalmente automatizado, que um grupo de auditores fiscais da Receita Estadual do Espírito Santo realiza a análise das operações de importação ocorridas no Estado.
E pensando sempre na melhoria do sistema e celeridade do procedimento de importação que a Secretaria da Fazenda (Sefaz), através da Supervisão de Exportação e Importação, vem trabalhando na atualização do Sicex. Essa nova versão possibilitará a integração plena do sistema com o ambiente do Portal Único de Comércio Exterior da Receita Federal do Brasil.
Isso reduzirá o tempo entre o desembaraço aduaneiro e a efetiva entrega da mercadoria ao seu importador, permitindo maior economia e celeridade na logística das empresas, sem contar na redução dos custos de importação com consequente redução do valor final dos produtos aos consumidores.
É importante destacar que, por intermédio das atividades de monitoramento das operações de importação e de fiscalizações efetuadas pelos auditores fiscais, evita-se a concorrência desleal e assegura o correto recolhimento de tributos.
Além disso, essa atuação do auditor fiscal também incentiva um ambiente de negócios igualitário e proporciona maiores opções de mercadorias aos consumidores a um preço justo.
Por tudo isso, hoje, mais do que nunca, o papel desempenhado pelo auditor fiscal é de suma importância para a economia e população do nosso Estado.
PETERSON BRAGANTE COSTA é auditor fiscal da Receita Estadual e supervisor de exportação e importação da Sefaz.
Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.
Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 199/19 sobre prisão após segunda instância. O Código de Processo Penal (CPP), em 2011, sofreu radical …
Sancionada pelo Presidente da República no dia 24 de dezembro de 2020, a Lei 14.112 passará a vigorar a partir do próximo dia 23 de janeiro. A nova legislação visa a atualizar as regras relativas à …
O diagnóstico de uma doença grave traz consigo uma diversidade de sentimentos confusos e de forte impacto emocional, não apenas para o paciente como também para familiares e pessoas mais próximas. É …
O Espírito Santo é um estado marcado intimamente pela presença do modal rodoviário. A conexão entre os municípios capixabas, aquela que une cada ponto do Estado, é feita pelo modal rodoviário. Hoje, …
A transformação digital é assunto que continua pautado em 2021. Isso porque a pandemia fez explodir a necessidade das empresas de estar próximo dos clientes, mesmo em um período de isolamento social. …
Quando eu tinha 16 anos, um filme me marcou de maneira muito específica, onde o mundo se unia para combater uma ameaça extraterrena, a produção era o Independence Day. Ao contrário da maioria, …
A Constituição brasileira de 1988 assegura em seu Art. 5º, caput, a inviolabilidade do direito à vida. Certamente, o desejo do legislador constituinte originário, afinado com a Declaração Universal …
O Brasil caiu 15 posições no Doing Business 2020 – ranking do Banco Mundial que analisa o ambiente regulatório e a facilidade para se fazer negócios. Entre 190 economias, o País caiu da 109ª para …
Vivenciamos a primeira pandemia da humanidade em uma era digital. Esse trágico evento, apesar de ainda não ter acabado, já transformou definitivamente muitos hábitos e principalmente digitalizou …
Com o término das eleições, quase tudo volta ao normal. Para alguns, a felicidade ainda está estampada com sorrisos e abraços por terem conseguido o tão almejado cargo de representantes do povo …