Cidade mais inteligente do Brasil
Destaque nacional é resultado de uma gestão que coloca a tecnologia a serviço das pessoas e faz da inovação uma política pública permanente
Há cidades que se modernizam. E há cidades que se reinventam. Vitória escolheu o segundo caminho, e é por isso que hoje ocupa o topo do ranking Connected Smart Cities como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Essa conquista não é um troféu isolado: é a tradução de uma gestão que colocou tecnologia a serviço das pessoas, fazendo da inovação uma política pública permanente.
O município fez um forte ajuste, com corte de gastos e privilégios, no início de 2021. De lá para cá, com organização e controle rígidos, a capital estruturou uma rede digital que chega aonde o cidadão está.
Vitória também ousou em frentes inéditas: aprovação digital de projetos de obras, drones agrícolas lançando sementes em encostas - para reflorestamento - e início da implantação da Inteligência Artificial Generativa nos serviços públicos, tudo integrado ao ObservaVIX, que monitora mais de mil indicadores e orienta decisões em tempo real.
O Painel de Medicamentos permite, também em tempo real, consultar o estoque das 29 unidades de saúde. Totens de autoatendimento simplificam agendamentos e serviços. Drones passaram a mapear imóveis e a identificar focos do mosquito Aedes aegypti em áreas de difícil acesso, tornando o combate às arboviroses mais rápido e preciso.
No campo da segurança e da eficiência urbana, Vitória dá um salto histórico. Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), iniciou a implantação do Centro de Gestão Integrada Municipal, que reunirá monitoramento, inteligência artificial e análise de dados na antiga Fábrica de Ideias, hoje em transformação.
A Central de Monitoramento da Guarda (CIOM) opera 1.156 câmeras, cerco inteligente e sistemas de alerta, com IA acoplada em 114 equipamentos para identificar comportamentos suspeitos e agilizar intervenções.
A mobilidade segue a mesma trilha: a rede semafórica foi modernizada após décadas, adotando o sistema adaptativo, que lê o fluxo real das vias e ajusta automaticamente os tempos dos sinais, reduzindo congestionamentos e melhorando a fluidez.
O secretário de Gestão, Planejamento e Recursos Humanos de Vitória, Régis Matos, destaca o significado dos investimentos em tecnologia na capital capixaba.
“Para nós, tecnologia tem propósito. Cada solução implantada precisa melhorar a vida das pessoas e proporcionar um futuro com mais oportunidades”, destaca Régis.
Cuidado com qualidade de vida e bem-estar das pessoas
Vitória é uma cidade que respira movimento e bem-estar. Cada praça, parque ou quadra esportiva pulsa com energia, convidando moradores de todas as idades a se exercitarem, divertirem-se e viverem melhor. É assim que a capital se consolida como referência em qualidade de vida e lazer no Brasil.
A cidade conta com 133 Parques Kids, com pisos emborrachados, brinquedos modernos e áreas seguras para as crianças.
Os Pet Parks também se multiplicaram, como o recém-inaugurado na Praça dos Namorados, aproximando famílias e animais em espaços de convivência.
O Tancredão, centro esportivo de referência, passou por ampla reforma, como destaca Rodrigo Ronchi, secretário municipal de Esportes e Lazer.
“Requalificamos as piscinas, ampliamos vagas para natação e hidroginástica e modernizamos as quadras, garantindo bem-estar e saúde para toda a população”, cita.
Nos fins de semana, atividades lúdicas e esportivas tomam praças e bairros: basquete 3x3, judô, canoa havaiana, calistenia e hóquei, sempre com profissionais da Semesp; além do Esporte por Vitória, realizado mensalmente em diversos pontos da capital democratizando o esporte.
O Plano Atleta oferece acompanhamento físico, psicológico e educacional para jovens atletas, enquanto o projeto “Papo com Atleta” leva medalhistas às escolas, para inspirar novas gerações.
Os núcleos esportivos democratizam o acesso ao esporte, com modalidades como futebol, natação, judô, remo, vôlei, capoeira e dança, distribuídas em polos como Tancredão, Salesiano e Pé de Moleque.
Para adultos e idosos, 10 academias populares oferecem musculação gratuita, sempre com orientação profissional.
A capital capixaba também se tornou um importante polo para corridas de rua. A Meia Maratona já se consolidou como evento no calendário esportivo da cidade. Só este ano, Vitória sediou 58 corridas nessa modalidade, trazendo turistas de outros estados e países.
“Esses investimentos mostram como o lazer e o esporte impactam diretamente na qualidade de vida da população. Aqui, viver bem não é promessa: é rotina”, afirma Rodrigo Ronchi, secretário municipal de Esportes e Lazer.
FALA, SECRETÁRIO!
“Para nós, tecnologia tem propósito. Cada solução implantada precisa melhorar a vida das pessoas e proporcionar um futuro com mais oportunidades ,
Comentários