X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Anjos da guarda no processo cirúrgico

Empresa destaca a importância do médico anestesista também em endoscopias, colonoscopias e consultórios dentários


Imagem ilustrativa da imagem Anjos da guarda no processo cirúrgico
Marcelo Torres diz que paciente não deve ter medo da anestesia, mas de procedimentos sem acompanhamento |  Foto: Divulgação

Procedimentos cirúrgicos são sempre delicados e exigem bastante cuidado de todas as partes envolvidas. Desde a preparação do paciente e da sala de cirurgia até a sua recuperação. No entanto, pouco se fala sobre a importância dos anestesistas — considerados anjos da guarda no processo cirúrgico — para auxiliar durante esses momentos. 

Diretor técnico da Alfa Anestesia, Marcelo Torres explica que o anestesiologista é o médico responsável por aplicar qualquer tipo de anestesia, escolhendo a técnica que garantirá um procedimento seguro e sem dor.

“Ele fica ao lado do paciente o tempo todo, monitorando sinais vitais e corrigindo possíveis reações do corpo tanto à anestesia quanto aos estímulos da cirurgia”.

No entanto, o que também deve ser ressaltado é a importância desses profissionais em procedimentos não-cirúrgicos, como em colonoscopias, endoscopias e em consultórios odontológicos.

“Desde 2017, o Conselho Federal de Medicina recomenda a presença de um médico anestesiologista para realizar essas sedações”, afirma Marcelo.

Nos consultórios odontológicos, os anestesiologistas devem ser chamados em casos específicos. É o que explica o cirurgião bucomaxilofacial Renato Marano. 

“O primeiro critério para chamar esse profissional é a complexidade do procedimento. Já o segundo é o próprio paciente, pois alguns têm medo e não conseguem realizar a cirurgia sem estarem sedados”.

O grupo Alfa,  maior empresa de anestesia ambulatorial do Estado,  conta com 17 médicos anestesiologistas com as melhores formações do Brasil.

Marcelo ressalta que os pacientes  não devem ter medo da anestesia, mas sim de procedimentos que não são acompanhados pelo profissional capacitado.

“Dispomos de técnicas apuradas, medicações modernas e monitoramento que garantem  segurança no procedimento. Escolher o seu anestesista é escolher o anjo da guarda que ficará ao seu lado durante a sua cirurgia”.

Fique por dentro

Procedimento seguro e sem dor

Imagem ilustrativa da imagem Anjos da guarda no processo cirúrgico
Renato Marano: complexidade |  Foto: Divulgação
  • O médico anestesiologista é o profissional responsável por aplicar qualquer tipo de anestesia.
  • Ele avalia o paciente e, de acordo com a sua condição de saúde e cirurgia que será submetido, escolhe a melhor técnica que garantirá um procedimento seguro e sem dor.
  • Desde 2017, o Conselho Federal de Medicina recomenda a presença de um médico anestesiologista para realizar sedações em qualquer tipo de procedimento, incluindo colonoscopias e endoscopias, por exemplo.
  • É preciso saber que as pessoas têm diferentes reações aos anestésicos aplicados. Portanto, somente um profissional capacitado e treinado pode escolher a melhor medicação e manejar as possíveis reações a ela.
  • Além disso, é importante ressaltar que a mesma dose do mesmo medicamento em pacientes diferentes provoca reações totalmente distintas. Por isso, a interação dos medicamentos com o estado de saúde do paciente, seus órgãos e sistemas, precisa ser avaliada pelo profissional.
  • Já em consultórios odontológicos, a necessidade de se ter um profissional anestesiologista pode ser medido seguindo principalmente dois critérios: a complexidade do procedimento e a forma como o paciente lida com esses procedimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: