X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

POTENCIALIDADES

Responsabilidade Social como prática diária

Empresa usa práticas de desenvolvimento sustentável e preocupação com a sociedade no seu modelo de gestão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Responsabilidade Social como prática diária
Instituto Neymara Carvalho promove aulão de Bodyboarding na Praia de Carapebus, na Serra. O evento teve a participação de mais de 155 pessoas, incluindo adultos e crianças |  Foto: Divulgação

Cresce entre as empresas o entendimento de que o econômico não sobrevive sem atenção a outras áreas como o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, a preocupação com a sociedade. O conceito de Responsabilidade Social tem se ampliado tanto a ponto de ser, atualmente, parte estratégica da gestão de toda organização.

No Espírito Santo, uma empresa com sólido trabalho nessa área é a ArcelorMittal Tubarão. Prestes a completar 39 anos, ela mantém seus valores e princípios de desenvolvimento sustentável incorporados à sua visão e modelo de gestão. 

“A proposta é compatibilizar interesses nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural, política e espiritual, tratando essas questões como valores indissociáveis do seu processo de crescimento”, afirma Jennifer Coronel, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão.

Essa aproximação, especialmente com as comunidades, tem sido feita a partir do Programa InterAção, uma inciativa que visa fortalecer o relacionamento com os moradores locais e abarca uma série de ações. A linha de aporte financeiro a projetos sociais é uma delas.

Por meio de edital, publicado a cada três anos, a empresa seleciona entidades com projetos voltados à transformação social nas áreas do desenvolvimento comunitário, incentivo à educação, ao esporte, à cultura, à saúde, ao trabalho e o respeito aos Direitos Humanos.

Nos últimos sete anos, já foram beneficiadas mais de 45 mil pessoas diretamente e outras 141 mil indiretamente. Atualmente, 13 entidades estão recebendo apoio até 2024.

Outra ação é o Programa de Apoio a Associações de Moradores que, também por meio de edital, atende a 14 bairros de Serra.

“O objetivo é incentivar as comunidades a desenvolverem e empreenderem ações próprias, descobrindo seus potenciais e talentos, valorizando sua cultura e estimulando o protagonismo de seus indivíduos como cidadãos”, explica Jennifer.

O aporte varia de R$ 15 a R$ 30 mil anuais e contempla propostas de transformação econômica, social e desenvolvimento local.

  • Câmera 1/2
    Moradores de Cidade Continental (Setor Ásia) visitam a ArcelorMittal Tubarão
    Fullscreen
  • Câmera 2/2
    São cerca de 3.400 estradas pavimentadas, por meio do Programa Novos Caminhos
    Fullscreen
  • Responsabilidade Social como prática diária
  • Responsabilidade Social como prática diária
Responsabilidade Social como prática diária Responsabilidade Social como prática diária   

PROJETO DOA PRODUTO PARA ESTRADAS

Quem mora fora da Grande Vitória também têm se beneficiado da atuação social da ArcelorMittal Tubarão. Graças a uma parceria com o poder público, há 16 anos, pelo menos 64 municípios receberam doações de dois coprodutos para utilização como revestimento primário de estradas vicinais e rurais: o Revsol e o Revsol Plus.

Resultantes do processo de produção do aço, eles melhoram as condições de ruas e estradas, promovem o acesso da população a serviços públicos e contribuem para o escoamento de produtos.

Desde o início do programa Novos Caminhos, foram doadas mais de 4 milhões de toneladas de coprodutos para municípios e governo estadual. A entrega conta com cinco centros de distribuição: Alfredo Chaves, Marilândia, Cachoeiro de Itapemirim, Jaguaré e Brejetuba.

Para saber um pouco mais sobre essas ações, a empresa abre suas portas para visitantes por meio do Programa Conectar. “Criada para promover a integração da empresa com seus diversos públicos, essa ação é uma oportunidade de grupos de comunidades e instituições de ensino, dentre outros, visitarem a usina e conhecerem seus processos de produção, gestão ambiental e social”, diz Jennifer Coronel.

O programa completou 25 anos e voltou a ser presencial em 2022. Mais de 15 mil pessoas visitaram a empresa por meio da iniciativa, incluindo mais de 4 mil estudantes e professores, e intercambistas. Mais informações no site https://brasil.arcelormittal.com

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: