Responsabilidade Social como prática diária
Empresa usa práticas de desenvolvimento sustentável e preocupação com a sociedade no seu modelo de gestão
Escute essa reportagem
Cresce entre as empresas o entendimento de que o econômico não sobrevive sem atenção a outras áreas como o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, a preocupação com a sociedade. O conceito de Responsabilidade Social tem se ampliado tanto a ponto de ser, atualmente, parte estratégica da gestão de toda organização.
No Espírito Santo, uma empresa com sólido trabalho nessa área é a ArcelorMittal Tubarão. Prestes a completar 39 anos, ela mantém seus valores e princípios de desenvolvimento sustentável incorporados à sua visão e modelo de gestão.
“A proposta é compatibilizar interesses nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural, política e espiritual, tratando essas questões como valores indissociáveis do seu processo de crescimento”, afirma Jennifer Coronel, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão.
Essa aproximação, especialmente com as comunidades, tem sido feita a partir do Programa InterAção, uma inciativa que visa fortalecer o relacionamento com os moradores locais e abarca uma série de ações. A linha de aporte financeiro a projetos sociais é uma delas.
Por meio de edital, publicado a cada três anos, a empresa seleciona entidades com projetos voltados à transformação social nas áreas do desenvolvimento comunitário, incentivo à educação, ao esporte, à cultura, à saúde, ao trabalho e o respeito aos Direitos Humanos.
Nos últimos sete anos, já foram beneficiadas mais de 45 mil pessoas diretamente e outras 141 mil indiretamente. Atualmente, 13 entidades estão recebendo apoio até 2024.
Outra ação é o Programa de Apoio a Associações de Moradores que, também por meio de edital, atende a 14 bairros de Serra.
“O objetivo é incentivar as comunidades a desenvolverem e empreenderem ações próprias, descobrindo seus potenciais e talentos, valorizando sua cultura e estimulando o protagonismo de seus indivíduos como cidadãos”, explica Jennifer.
O aporte varia de R$ 15 a R$ 30 mil anuais e contempla propostas de transformação econômica, social e desenvolvimento local.
PROJETO DOA PRODUTO PARA ESTRADAS
Quem mora fora da Grande Vitória também têm se beneficiado da atuação social da ArcelorMittal Tubarão. Graças a uma parceria com o poder público, há 16 anos, pelo menos 64 municípios receberam doações de dois coprodutos para utilização como revestimento primário de estradas vicinais e rurais: o Revsol e o Revsol Plus.
Resultantes do processo de produção do aço, eles melhoram as condições de ruas e estradas, promovem o acesso da população a serviços públicos e contribuem para o escoamento de produtos.
Desde o início do programa Novos Caminhos, foram doadas mais de 4 milhões de toneladas de coprodutos para municípios e governo estadual. A entrega conta com cinco centros de distribuição: Alfredo Chaves, Marilândia, Cachoeiro de Itapemirim, Jaguaré e Brejetuba.
Para saber um pouco mais sobre essas ações, a empresa abre suas portas para visitantes por meio do Programa Conectar. “Criada para promover a integração da empresa com seus diversos públicos, essa ação é uma oportunidade de grupos de comunidades e instituições de ensino, dentre outros, visitarem a usina e conhecerem seus processos de produção, gestão ambiental e social”, diz Jennifer Coronel.
O programa completou 25 anos e voltou a ser presencial em 2022. Mais de 15 mil pessoas visitaram a empresa por meio da iniciativa, incluindo mais de 4 mil estudantes e professores, e intercambistas. Mais informações no site https://brasil.arcelormittal.com
Comentários