Segurança, mobilidade e qualidade de vida fazem parte da história da capital
Bicicletas compartilhadas, transporte para cadeirantes, corrimãos e educação para o trânsito contribuem para uma cidade inclusiva
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Uma cidade inclusiva. O Bike Vitória, sistema de bicicletas compartilhadas, que conta com mais de 170 mil usuários cadastrados, foi ampliado.
Agora são 34 estações destinadas aos adultos e três estações dedicadas às crianças. São 228 bicicletas adultas disponíveis e, para a alegria dos pequenos, 30 bicicletas infantis.
O serviço Porta a Porta, que atende a cadeirantes que moram na capital, foi ampliado em 2022, opera com todos os veículos novos e passou por nova ampliação em 2023, facilitando o deslocamento de pessoas que dependem do transporte adaptado e não podem interromper suas atividades.
Menos quedas e mais auxílio para chegar às áreas elevadas de bairros da capital, mais segurança e dignidade para os moradores.
A Prefeitura está instalando corrimãos em áreas elevadas da cidade e em diversas vias, como Ilha das Caieiras, Fonte Grande, Andorinhas, Santa Martha, Jesus de Nazareth, Romão, Forte São João e Alto São José.
“É um investimento que a prefeitura está fazendo nos bairros, pensando principalmente nas mães com filhos, crianças e pessoas com idade avançada”, destaca Leonardo Amorim Gonçalves, secretário municipal da Central de Serviços.
Educação para o trânsito
As ações de conscientização e educação para o trânsito reduziram em 24% as mortes por acidentes.
Em 2022 foram aproximadamente 35.500 abordagens em ambientes escolares e de convivência coletiva, como núcleos de apoio e vias públicas.
Já em 2023, foram 46.516 abordagens. Em comparação ao ano anterior, houve ampliação do público alcançado em 31,03%, resultando em êxito na diminuição do índice de acidentes e preservação da vida.
Tecnologia para controlar rede semafórica em toda a cidade
Após, pelo menos, 20 anos, a rede semafórica de Vitória foi modernizada. Foram instalados 200 novos módulos, que facilitam a comunicação dos controladores nos principais corredores da capital com a central semafórica do órgão.
O sistema inteligente permite compartilhamento de informações e acesso de maneira praticamente instantânea. Foram instalados novos controladores e 233 chips, além de 60 nobreaks. Outros 47 estão previstos para 2023.
Em março deste ano, a Prefeitura de Vitória inaugurou a ciclovia da Avenida Rio Branco, com um quilômetro, da Ponte Ayrton Senna até a Avenida Nossa Senhora da Penha, na Praia do Canto. A ciclovia foi construída no canteiro central, manteve as vagas de estacionamento e preservou as árvores da região.
O piso drenante permite o escoamento da água das chuvas, irriga as árvores, amplia a área útil da ciclovia e, ao mesmo tempo, protege as raízes das áreas existentes. Esta é a primeira vez que a tecnologia é utilizada em uma ciclovia de Vitória.
Também foi concluída a reabilitação da malha viária dos bairros Barro Vermelho e Santa Luiza. Em Santo Antônio houve a retomada e conclusão das obras de reabilitação e reurbanização da rua Adelpho Poli Monjardim.
A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Avenida Beira-Mar, passará por obras de reurbanização e vai ganhar ciclovia.
A prefeitura está realizando ainda o projeto Asfalto Vix, em todas as nove regiões da cidade.
Patrulhamento em ruas e avenidas
Logo nos primeiros dias da atual administração municipal, foi criada a Gerência de Inteligência e Integração, responsável pelas informações que resultaram em prisões, como a do então segundo criminoso mais procurado do Espírito Santo, homicida e líder da mais perigosa organização criminosa do Estado.
A gestão criou a Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A Guarda recebeu um novo plano de cargos e salários, assim como auxílio-fardamento, cursos e especializações com o que há de mais moderno sobre técnicas e táticas para agentes de segurança. Só este ano, já foram realizados 12 cursos de capacitação para os quase 500 agentes.
Em janeiro de 2021, Vitória tinha 24 câmeras de videomonitoramento, hoje tem 600, além de um “supercomputador”, um processador moderno e um grande painel visual. Investimento que soma mais de R$ 1,5 milhão da atual gestão.
“Com as câmeras, os operadores podem observar uma situação suspeita e solicitar a presença de uma equipe da Guarda. Assim, a vigilância é otimizada”, explica o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
De 2021 para cá, foram adquiridas 35 viaturas, sendo cinco blindadas, armamento – inclusive, não letal – e duas embarcações. Estas, utilizadas pelas equipes de Salvamar, responsáveis pela segurança de banhistas e usuários das praias.
Para reforçar a segurança de comerciantes e clientes, houve a implantação de Botão do Pânico em estabelecimentos comerciais da capital.
Com os investimentos e o patrulhamento ostensivo, houve uma queda de 13% dos roubos de celulares, e de 24% de mortes nas ruas e avenidas da cidade.
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