Pesquisa revela que maioria já sofreu humilhações na escola
Pesquisa mostra que 65,7% dos entrevistados já foram alvo de bullying e 47,4% ainda sofrem às vezes ou com frequência
Escute essa reportagem
Bullying é uma palavra de origem inglesa que já faz parte do vocabulário do brasileiro. Muitos alunos já sentiram o significado da palavra na pele.
Foi o que mostrou um levantamento feito pela Empresa Júnior da UVV (Ejuvv) em parceria com o jornal A Tribuna.
Mais da metade dos entrevistados (65,7%) já sofreram humilhações na escola. Sendo que 47,4% disseram que ainda sofrem humilhações às vezes ou com frequência.
“Esse é um volume expressivo de pessoas que foram alvo de bullying nas escolas. Há muitas pessoas que ainda sofrem, talvez não com tanta frequência, mas ainda é uma porcentagem bem representativa”, analisa o coordenador da pesquisa, o professor da UVV Fabrício Azevedo.
O orientador educacional de ensino fundamental I do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Evando Evangelista, explica que o bullying é um fenômeno complexo e, muitas vezes, é confundido com brincadeiras de mau gosto.
“O bullying é um comportamento violento de um indivíduo (autor) que intencionalmente causa danos a outra pessoa (alvo). Há um desequilíbrio real ou percebido de poder. Há também uma repetição do padrão de comportamento durante um período considerável de tempo”, explica.
É preciso lembrar que esse tipo de humilhação não acontece somente nas escolas. A pesquisa mostrou que 73,5% já sofreu cyberbullying, que são agressões e constrangimentos feitos na internet e redes sociais.
“Há algumas décadas, uma provocação, intimidação ou agressão verbal entre colegas da escola se restringia aquele ambiente. Hoje em dia, com a internet, os aplicativos de mensagem e as redes sociais, o alcance, a velocidade e a dimensão desse tipo de agressão podem ser gigantescos, aumentando a exposição das vítimas”, frisa a coordenadora do EducaMídia, Daniela Machado.
Pais e escolas precisam ficar atentos, segundo a coordenadora pedagógica da educação infantil do Colégio Marista, Ana Beatriz Venturim. As humilhações podem interferir em todos os aspectos da vida da criança e do adolescente, entre eles no aprendizado.
Bullying é crime?
A Lei 13.185/2015, do Programa de Combate à Intimidação Sistemática, o bullying, completou sete anos este mês. Ela tornou obrigatória a conduta antibullying. Juristas explicam que alguns tipos de bullying são interpretados como condutas de constrangimento ilegal, crime previsto no Código Penal, cuja pena pode chegar a até oito anos de prisão.
Confira a pesquisa
Metodologia
Elaborada em parceria entre a Empresa Júnior da UVV e A Tribuna, a pesquisa foi feita entre os dias 18 e 24 deste mês, pela internet, com 306 pessoas.
A maioria dos participantes mora na Grande Vitória, sendo a maior parte dos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica. Foram 71,6% mulheres, 15,4% homens e 13,1% preferiram não dizer.
Comentários