Implante para corrigir problemas na visão
Uso de lentes fácicas é indicado para correção de grau muito alto em quem não pode receber cirurgia a laser na córnea
Escute essa reportagem
Usadas com o objetivo de corrigir o grau em pessoas que não podem ser submetidas à cirurgia refrativa com laser na córnea ou por terem o grau muito alto ou por terem a córnea fina, por exemplo, as lentes fácicas são usadas há mais de 20 anos e já são bem estabelecidas e seguras.
Essa cirurgia é feita através de um implante de uma lente dentro do olho, sem retirar o cristalino, que é a lente natural dos olhos. Elas podem ser colocadas na parte da frente do olho, sobre a íris, ou na parte de trás do olho, sobre o cristalino.
As vantagens dessa cirurgia, de acordo com a oftalmologista Karine Moysés, do Centro de Oftalmologia Moysés, estão em não remover o cristalino, preservando a anatomia do olho, e em não mexer na córnea, em casos arriscados para a mesma. “Outra vantagem é que esta é uma cirurgia reversível, ou seja, essa lente pode ser removida, caso seja necessário”.
Há casos também em que a cirurgia de implante de lente intraocular fácica é indicada para pacientes com altos graus de miopia e hipermetropia, pois seu desempenho é capaz de corrigir miopias de até 23 graus e hipermetropias de até 21 graus. Casos de astigmatismo e hipermetropia grave também podem ser corrigidos com as lentes intraoculares.
Na maioria dos casos, a cirurgia dura em torno de 30 minutos para cada olho e a recuperação é tranquila, porém, o paciente deverá evitar esforços físicos durante 15 dias, comenta a médica.
“Outra vantagem é que esta é uma cirurgia reversível, ou seja, uma cirurgia reversível, ou seja, essa lente pode ser removida Karine Moysés, Oftalmologista
Comentários