Novos distritos estão prontos
Paracatu e Novo Bento Rodrigues possuem 389 imóveis, incluindo 22 equipamentos públicos, como escolas, praças e postos de saúde

Os distritos de Novo Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana, Minas Gerais, estão concluídos e contam com infraestrutura urbana e equipamentos públicos. São 389 imóveis, incluindo 22 bens públicos. O reassentamento faz parte do processo de reparação da Bacia do Rio Doce, após o rompimento da barragem de Fundão, e assegura às famílias afetadas mais qualidade de vida e o direito à moradia.
De acordo com a Samarco, foram entregues casas, comércios, lotes, sítios e bens privados, como igrejas e associações. Já os equipamentos públicos incluem escolas, praças, postos de saúde, cemitérios e sistemas de abastecimento de água e esgoto, todos transferidos para a Prefeitura de Mariana, que receberá repasses programados de R\$ 108,9 milhões para custear a operação dos serviços pelos próximos três anos.
Além dos imóveis já entregues, seis construções adicionais estão em obras no Novo Bento Rodrigues. Elas foram definidas pelos próprios moradores após a homologação do Novo Acordo Rio Doce, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2024, e devem ser finalizadas até o ano que vem.
O Novo Acordo definiu condições para a conclusão do reassentamento das comunidades atingidas. Além da entrega definitiva dos distritos de Novo Bento Rodrigues e Paracatu, as diretrizes indicam outras duas possibilidades: a compra assistida de imóveis em outras localidades para famílias que optaram por essa alternativa, ou a opção de reassentamento em pecúnia, destinada aos núcleos familiares que não haviam ocupado nenhum imóvel e preferiram receber o valor correspondente ao bem perdido.
Segundo o gerente de Execução de Projetos da Samarco, Carlos Alberto Martini, os novos distritos foram erguidos seguindo mais de 80 diretrizes pactuadas com órgãos públicos e comissões de atingidos. “Essas entregas representam um marco importante na reparação e refletem o compromisso da Samarco com a gestão eficiente dos projetos, a participação das comunidades e a restituição do direito à moradia com dignidade e infraestrutura completa”, ressaltou Carlos Alberto.
Já a restituição do direito à moradia em Gesteira, em Barra Longa (MG), avançou em maio de 2023, quando a Justiça homologou um acordo coletivo que destinou R\$ 126 milhões ao poder público.
Construções mais sustentáveis

A participação dos moradores no desenvolvimento dos projetos dos novos distritos foi determinante para seu sucesso, segundo o gerente de Execução de Projetos da Samarco, Carlos Alberto Martini.
Tanto as localidades quanto as moradias foram planejadas com a colaboração das famílias, desde a escolha dos terrenos até o projeto individual das casas, levando em conta opiniões, expectativas, modos de vida e, principalmente, o foco na sustentabilidade.
“Um destaque importante são as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que funcionam com tecnologia 100% biológica e devolvem a água tratada à natureza, sem necessidade de bombas. Foram construídas em locais estratégicos, fora dos distritos e em áreas mais baixas, permitindo que o esgoto chegue por gravidade”, explicou Martini.
A escola de Bento Rodrigues é outro exemplo sustentável. Ela foi projetada para aproveitar ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada, reduzindo o uso de luz artificial e dispensando ar-condicionado nas salas de aula.
“A unidade também tem reaproveitamento de água de chuva para lavagem do piso e irrigação dos jardins, e é totalmente acessível”, finalizou.
Manutenção da identidade cultural e laços comunitários
“A preservação da identidade cultural e dos laços comunitários sempre foi uma prioridade no processo de reassentamento das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão”, afirmou o gerente-geral de Responsabilidade Social da Samarco, Rafael Melo Botelho.
Ele explicou que, desde o início, foi adotado um modelo de governança participativa, com o envolvimento das famílias em todas as etapas do processo.
Um exemplo disso foi a escolha do nome do distrito de Paracatu, feita pela própria comunidade em assembleia, preservando a conexão afetiva com o território original. Além disso, os moradores nomearam sete bens coletivos e cinco ruas em homenagem a pessoas que marcaram a história local.
Em julho deste ano, a Samarco assumiu a responsabilidade pelo reassentamento, garantindo que os moradores dos novos distritos passassem a receber a mesma atenção dedicada às demais localidades próximas às operações.
“Estamos estruturando espaços de diálogo seguros e contínuos, com escuta qualificada das demandas locais e construção conjunta de soluções. Nosso foco é promover o desenvolvimento territorial por meio de projetos sociais e investimentos que reflitam as necessidades e potencialidades de cada comunidade”, destacou Botelho.

LINHA DO TEMPO
2021
Pedido de recuperação judicial e início das negociações para repactuação.
2022
Assinatura do Termo de Compromisso para a descaracterização da barragem e da cava do Germano, em Minas Gerais.
2023
Homologação do Plano de Recuperação Judicial, marcando o início de uma nova fase de governança e reestruturação da empresa.
2024
Homologação do Novo Acordo do Rio Doce. A Samarco alcança 60% da capacidade de produção com a reativação de mais um concentrador, implementação de nova planta de filtragem de rejeitos em Germano e retomada de mais uma usina de pelotização em Ubu. Investimentos de R\$ 1,6 bilhão e geração de aproximadamente 3.000 empregos em Minas Gerais e Espírito Santo.

Comentários