ES faz adesão à plataforma para fortalecer economia
O governo do Estado aderiu à plataforma Contrata+Brasil, criada para simplificar as contratações públicas e fortalecer a economia

Diferente dos processos tradicionais de licitação, muitas vezes longos e complexos, o Contrata+Brasil funcionacomo uma vitrine digital: de um lado, órgãos públicos registram suas demandas e, do outro, empreendedores cadastram serviços e propostas. Nesta fase de implementação apenas os MEIs podem se cadastrar, mas a expectativa é de que outras categorias possam usufruir do benefício.
A plataforma conecta quem precisa contratar com quem pode fornecer, trazendo mais agilidade, transparência e simplicidade ao processo.
O programa tem como objetivo reduzir a burocracia, ampliar a participação de pequenos negócios e estimular a economia regional.
Além de conectar fornecedores locais às necessidades do setor público, o sistema gera economia e eficiência para a administração, eliminando etapas demoradas e facilitando a execução de serviços.
A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) foi o primeiro órgão estadual a formalizar sua adesão ao programa federal ao contratar um microempreendedor (MEI) para manutenção de sua rede hidráulica.
Entre as vantagens da ferramenta estão a conexão direta entre governo e fornecedores, a simplicidade para oferecer e contratar serviços e o envio de alertas de oportunidades pelo WhatsApp, garantindo que os empreendedores recebam avisos sempre que surgirem novas chances de trabalho.
O bombeiro hidráulico Jean Pierre José da Silva, contratado através da plataforma, disse que foi muito fácil para se inscrever no Contrata+Brasil.
“Um aplicativo muito fácil. É uma satisfação enorme estar prestando meu serviço para a Aderes, por meio da plataforma. É uma nova oportunidade que estou tendo para estar crescendo e para expandir a empresa no mercado de trabalho. É excelente isso que o governo está fazendo para o micro e pequeno empreendedor no Espírito Santo”, disse o bombeiro Jean Pierre.

Passo a passo para empreender
Capacitação
Acesse o site da Aderes (aderes.es.gov.br) e inscreva-se nos cursos on-line gratuitos da plataforma EaD (Ensino a Distância), ou para as formações presenciais em cursos, oficinas, palestras e seminários para melhorar o desempenho do seu negócio em gestão, produção, comercialização, tecnologia e para aperfeiçoamento ou qualificação para uma ocupação.
Exposição do negócio
Fique atento aos editais no site da Aderes para a participação em feiras e eventos, como a ArteSanto, em Vitória. A Aderes apoia feiras e outros ambientes de comercialização nos 78 municípios do Estado, oferecendo vitrines para o seu negócio.
Acesso a crédito
Verifique se você se enquadra nos requisitos para participar do programa Nossocrédito, que oferece linhas de microcrédito com taxas de juros reduzidas. O crédito é destinado aos MEIs, micro e pequenas empresas.
Orientação e apoio contínuo
A Aderes oferece também atendimento por meio de unidades móveis (Projeto Aderes na Estrada) em todo o estado, levando informações sobre os serviços da agência.
Participe de projetos como o MEI Legal para se informar sobre os direitos e deveres do microempreendedor individual.
Informações
Site:aderes.es.gov.br
Instagram:@aderesgov
Facebook:aderesgov
Youtube:@ADERESgov
Atendimentos para MEI, micro empresa e empresa de pequeno porte
1 Abertura, atualização e baixa
2 Declaração anual de faturamento do MEI
3 Desenquadramento do Simei (Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional)
4 Certidões e comprovantes
5 Consultas situação cadastral
6 Emissão de comprovante CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual)
7 Orientações sobre Microcrédito
8 Emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) para MEI
9 Orientação de Parcelamento do Simples Nacional
10 Parcelamento do Regularize
Agende o atendimento:
(27) 9 8895-3171 (Leonardo Lares)
(27) 9 99018439 (Adeilson Lima)
Formalização expande negócios
Um excelente exemplo de como a formalização abre portas para uma pequena empresa. Desde a pandemia, o Sítio Hollunder, de Marechal Floriano, produz laticínios, com a redução da venda de hortifruti.
Os queijos produzidos pela família começaram a conquistar os paladares e, por orientação da equipe da Aderes, a família buscou registrar o produto para conseguir a licença sanitária necessária à comercialização.
No dia 2 de julho recebeu o registro municipal e no dia 10 de julho conquistou medalhas de prata e bronze no VIII Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau, Santa Catarina.
“Tudo começou com a nossa participação nos eventos da Aderes, vendendo biscoitos, iogurtes, licores e os queijos”, conta Daniela Lopes Hollunder.

Comentários