Diagnóstico aponta potencialidades
Estratégia mostra potencialidades, desafios e oportunidades de regiões que ainda não têm destaque turístico

Com o objetivo de criar políticas públicas que promovam ambientes favoráveis para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) realiza desde 2020 os chamados Diagnósticos Turísticos e Econômicos.
A estratégia utilizada consiste em mapear empreendimentos, potencialidades, desafios e oportunidades de pequenas regiões que não recebem o devido destaque turístico, a fim de que sejam criadas políticas públicas e ações voltadas ao empreendedorismo, ao turismo e à valorização das vocações regionais.
“Os diagnósticos são construídos com ampla participação social, envolvendo empreendedores, agricultores familiares, povos tradicionais, gestores públicos e instituições de pesquisa”, explica Alexandre Passos, diretor Setorial da Aderes.
A partir desse processo, são elaborados planos de ação específicos que orientam investimentos, fortalecem cadeias produtivas locais e incentivam a formalização e organização dos empreendimentos.
A realização dos Diagnósticos Turísticos e Econômicos é uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento regional equilibrado e sustentável no Espírito Santo.
Por meio do mapeamento aprofundado das potencialidades e carências locais, a iniciativa permite não apenas dar visibilidade a territórios muitas vezes marginalizados nas políticas públicas, como também orientar ações eficazes de apoio aos pequenos negócios e ao turismo comunitário.
Até agosto de 2025, foram realizados diagnósticos nas localidades de Piaçu (Muniz Freire), Rota da Ferradura (Guarapari) e Rota do Frade e da Freira (Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta).
Estão em andamento diagnósticos nos distritos de São Sebastião do Recreio, Rio Bonito e Santa Luzia, em Santa Maria de Jetibá, e Pedra Preta, Luxemburgo e Tirol, em Santa Leopoldina, além das comunidades no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Barra Nova, em São Mateus.
Feira dos Municípios reforça turismo no Espírito Santo

A tradicional Feira dos Municípios foi retomada em 2023 com a participação de cidades de todas as 10 regiões turísticas do Estado. Ao longo das três últimas edições o evento se consolidou como um espaço relevante para os municípios capixabas apresentarem seus atrativos turísticos, culturais, gastronômicos e econômicos.
Realizada em julho, a edição deste ano teve como slogan “O Espírito Santo que todo mundo precisa experimentar”, trazendo enfoque para o turismo, tendo em vista seu caráter estratégico para o desenvolvimento regional sustentável, com o objetivo de fortalecer a integração entre os municípios e o marketing, tornando o Estado um destino cada vez mais reconhecido.
Módulos
O diretor-geral da Aderes, Alberto Gavini, conta que para contribuir com esse processo, na edição deste ano, a Aderes destinou módulos de containers adaptados para lojas a três regiões turísticas: Imigrantes, Montanhas Capixabas e Doce Pontões Capixaba, reconhecidas devido ao destaque na Feira dos Municípios de 2025.
Como se tratam de estruturas móveis, a ideia é que sejam itinerantes, sendo posicionadas em locais com maior fluxo de pessoas, como eventos culturais, esportivos, turísticos, gastronômicos ou tecnológicos. Além disso, cada um deles contará também com uma estrutura de apoio ao turista. A expectativa é de que até o final de dezembro os módulos estejam prontos para receber o público.
Na rota do sucesso
Um negócio que começou com vendas de porta em porta hoje tem loja física em um dos pontos mais movimentados do turismo capixaba. Estamos falando da Feito Dí Saboaria Artesanal, especializada em marketing olfativo, perfumes de ambientes, espuma de banho, loções, óleos sais e até mesmo em decoração para banheira.
A empreendedora Regiane Elias começou a vender sua produção própria em Cachoeiro, em 2017, de porta em porta para amigos e conhecidos. “Em 2019, nós conhecemos a Aderes. Foi quando começamos a fazer as feiras. O que possibilitou o nosso crescimento e oportunizou também estarmos onde nós estamos hoje. Estamos na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, no chamado O Quadrado, uma área muito nobre”, conta Regiane.
Foi participando de um evento na região que Regiane percebeu que o perfil das pessoas se encaixava com o produto que ela oferecia. “Foi quando resolvemos montar um empreendimento aqui em Pedra Azul e hoje ele tem se expandido muito.
A Aderes tem sido uma parceira excepcional nessa caminhada”, disse a empreendedora que em pouco tempo viu o seu negócio passar de micro para pequena empresa, empregando hoje oito pessoas.

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