Apoio para empreendedor expor e comercializar produtos
Seleção ocorre por meio de editais para ocupação de espaços nas mais diversas feiras realizadas pelo Espírito Santo

Entre as políticas públicas efetuadas pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que estimulam o desenvolvimento do Espírito Santo a partir dos pequenos negócios, está a abertura de editais para seleção de interessados para ocupação de espaços (estandes) nas mais diversas feiras realizadas pelo Espírito Santo.
Os estandes contribuem para a divulgação e comercialização de produtos do artesanato, agroindústria, agricultura familiar, das micro e pequenas empresas. Em 2024, foram 160 feiras comerciais realizadas em todo o Espírito Santo com cerca de 8.622 empreendedores participantes.
O Sebrae, a Secretaria Estadual das Mulheres (Sesm), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) são instituições parceiras da ação, atuando em conjunto para o subsídio de alguns desses eventos.
A seleção é realizada através de editais, divulgados no site institucional da Aderes. Em linhas gerais, podem se inscrever empreendimentos relacionados aos segmentos de artesanato individual, associações de artesanato, agricultores e agroindústrias familiares, microempresas, microempresários individuais, empresas de pequeno porte, economia solidária e organizações coletivas (como cooperativas e associações). As vagas podem variar de acordo com o segmento, a fim de atender caraterísticas do evento em questão.
Números
De janeiro a agosto deste ano, foram realizadas mais de 145 feiras comerciais, beneficiando, aproximadamente, 6 mil empreendedores.
Passo a passo para participar dos editais
Acessar o site da Aderes e clicar na aba que traz a palavra Editais: https://aderes.es.gov.br/editais-aderes-2025.
Preencher o formulário conforme critérios do Edital (acrescentando fotos de documentos pessoais, fotos dos produtos).
Possuir Cartão de CNPJ ativo ou Carteira de Sicab ou Bloco de Produtor ou ser Associação ou grupo de economia solidária.
Ser um estabelecimento sediado no estado do Espírito Santo.
Carteira do artesão
Para fazer o cadastro ou renovação da carteira do artesão, o empreendedor deve entrar em contato com a Aderes via WhatsApp, pelo número 27 98895-2203, e seguir todos os procedimentos lá disponibilizados, passo a passo.
Tais etapas envolvem o envio, pelo mesmo aplicativo, dos documentos solicitados.
Uma vez que todos os passos forem cumpridos, será feita a curadoria para a aprovação da carteira.
Após entrega de toda documentação solicitada, o prazo de curadoria e autorização da carteira Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro) é de até três dias úteis.
Após a autorização a carteira é emitida e enviado via PDF ao artesão solicitante.
Mais visibilidade ao negócio

Nilton Coutinho Sodré, artesão que trabalha com mosaico em madeira, em vasos de cerâmica e pintura em madeira, já expôs em feiras promovidas pela Aderes, como a ArteSanto, que este ano começa nesta terça-feira e vai até domingo, na Praça do Papa, em Vitória.
“Participando das feiras eu tenho mais visibilidade. Participo em duas ou três por ano, mas, se desse, participaria de todas”, comenta o artesão, morador da Ponta da Fruta, em Vila Velha.
Seleção por editais
Há 37 anos a artesã Thelma de Carvalho Campos produz peças de pontilhismo em barro. Desde que chegou ao Espírito Santo, vinda de Brasília, procurou a Aderes em busca de oportunidades.
Moradora de Guarapari, Thelma já possuía a carteirinha de artesã, que é válida para todo o Brasil, precisando só transferir para o Estado.
Participante dos editais da Aderes, Thelma vê nas feiras uma oportunidade de comercializar as peças. “Nesta semana mesmo vamos participar da ArteSanto. Fui selecionada, como vários outros, através dos editais. E é muito bom. Quando a gente chega já está tudo montado. Só expor”, comenta a artesã.

Comentários