Referência em educação tecnológica
Sesi ES adota a metodologia STEAM de ensino que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática

Os últimos 10 anos foram transformadores para a educação oferecida pelo Sesi ES há mais de 74 anos. O Serviço Social da Indústria (Sesi) adotou um novo método de ensino que vem transformando também a vida dos seus mais de 10 mil alunos em suas 12 unidades educacionais.
Trata-se da metodologia STEAM, que surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 2000. Moderna e inovadora, ela integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
A STEAM estimula cinco passos no processo de ensino-aprendizado do aluno: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir, promovendo assim uma aprendizagem mais ativa, tornando o aluno apto a ser mais inovador na forma de pensar, por exemplo, na resolução de problemas complexos.
Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e colaboração.
“Nós redesenhamos todo o nosso material didático nesses últimos anos. Criamos o conceito de escola de referência, onde nós temos toda uma nova prática voltada para áreas de conhecimento e não mais disciplinas fechadas”, explica Geferson Santos, superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES.
Esse novo caminho levou o Sesi para o universo da robótica, preparando os alunos para uma vivência real de gestão de projetos e um foco no mercado de trabalho. Hoje, o Sesi se destaca nas competições de robótica - sejam elas locais, nacionais ou internacionais – e o STEM Racing (antigo F1 In Schools) que desenvolvem habilidades técnicas e socioemocionais dos alunos desde o ensino fundamental.
Quem vivencia essa transformação é a aluna Pietra Sophia Gama Gazoni Rossi, 16, estudante da 2ª série do ensino médio do Sesi de Linhares.
“Essa é uma experiência que transforma a gente não só na competição, mas é algo que levamos para a vida toda. A robótica trouxe amigos muito próximos, que se tornaram família e, por consequência, o Sesi se tornou quase uma segunda casa para mim”.
A aluna está em Singapura participando da final da STEM Racing.
Matrículas abertas e descontos
O Serviço Social da Indústria (SESI) atua há 74 anos no Espírito Santo e consolidou-se como a maior escola da rede privada do Estado.
são mais de 10 mil alunos em suas 12 unidades educacionais.
As matrículas estão abertas e com condições especiais de desconto:
• 25% de desconto na primeira parcela para novas matrículas realizadas até 31/10.
• 20% de desconto na primeira parcela para novas matrículas realizadas de 01/11 até 30/11.
• 10% de desconto na primeira parcela para novas matrículas realizadas de 04/12 até 23/12.
Informações: sesimatriculas.com.br
Professor destaca aprendizado diário
Cézar Francisco Bolonini, professor de Matemática e técnico da Hyoko Team, equipe do Sesi de Linhares que compete no STEM Racing, acompanha essa evolução do ensino no Sesi desde 2016.
Ele comenta, inclusive, que há alunos que são ex-competidores e trabalham em uma indústria que foi patrocinadora do projeto. É uma experiência que acabou gerando o recrutamento interno de um aluno.
“Como professor e técnico do time, que acompanha toda a jornada, desde que eles entram para a escuderia, a preparação para as competições, consigo ver com clareza o crescimento deles. A gente percebe o quanto eles evoluíram. É um crescimento notório, na dedicação, na vontade de aprender, de aplicar o conhecimento e de vencer. Isso dá muito orgulho para gente como professor e técnico”, destaca Cézar.
Em 2024, a aluna Lara Teixeira de Oliveira Passos, 16, estudante da 2ª série do ensino médio do Sesi de Linhares, teve oportunidade de fazer a sua primeira viagem internacional com o Sesi para a competição nos Emirados Árabes. “Foi uma experiência que eu só tenho a agradecer. Eu, pelo menos, acredito que o resultado da competição não é somente no torneio, mas em todo o processo. Então, durante todo o processo foi uma evolução gigantesca que eu senti na minha vida e até mesmo meus pais comentam disso. E o apoio do SESI nesse período inteiro foi fundamental. Sem o apoio da escola, sem o apoio dos professores, a gente viu que a equipe sozinha não teria chegado onde chegou e, eu, como pessoa também não teria evoluído do jeito que evolui”, conta a competidora.

“Nós temos percebido uma evolução muito grande dos nossos alunos, no que tange a enxergar um caminho para a jornada deles, de formação e de carreira. O objetivo é fazer eles sonharem grande e irem entendendo que eles são capazes. ,

STEM Racing
O Sesi ES tem 9 equipes voltadaspara a competição. Nesta competição global, organizada pela Fórmula 1, os alunos do Sesi montam as próprias escuderias e precisam aliar marketing, design e trabalho em equipe para cruzar a linha de chegada. chegada.
As equipes projetam protótipos de carros de Fórmula 1 em software 3D, constroem e testam os minicarros e disputam corridas em uma pista de 20 m.
Os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado da competição. As equipes buscam patrocínios junto às indústrias e essa aproximação real com o mercado, muitas vezes, resulta em possibilidades profissionais.
Robótica
O Sesi ES tem mais de 24 equipes em suas unidades para participar das competições locais, nacionais e internacionais de robótica, sendo 20 de FLL, 2 de FRC e 2 de FTC.
Esse programa desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM.
Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKETM.
Comentários