Pequenos guardiões do planeta
Temas como poluição, desmatamento e cuidados com o solo foram trabalhados de forma lúdica com as crianças

Conhecer e entender o que está acontecendo com o planeta Terra, e buscar alternativas para promover ações que minimizem os problemas foi o que motivou a Escola Novo Mundo a desenvolver o projeto “Pequenos guardiões: sementes de esperança para o planeta”.
Sob a liderança da diretora pedagógica Mara Stella Ghisolfi Zanotti e das professoras da educação infantil, o projeto foi conduzido com sensibilidade, reforçando o compromisso institucional com a construção de uma escola que inspira e forma cidadãos comprometidos com o planeta.
De acordo com a diretora, conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente é necessário, mesmo que sejam crianças de até cinco anos. Através do projeto, foi possível desenvolver nas crianças atitudes responsáveis em relação ao uso de recursos naturais.
“Apresentamos às crianças os problemas ambientais de forma lúdica e adequada à idade, como a poluição, o desmatamento e a importância de cuidar do solo, e estimulamos o interesse e o respeito pela natureza, incentivando a observação, o contato com o ambiente natural e a participação em atividades que promovam a sua conservação”, conta a diretora.
É possível encorajar as crianças a se tornarem agentes de mudança através de pequenas ações no dia a dia, como apagar a luz, fechar a torneira, separar o lixo e cuidar das plantas.
“Aqui no ambiente escolar, onde lidamos com crianças tão pequenas, temos um papel fundamental, promover conhecimento, e, promover conhecimento requer experimentações, pesquisas, olhar atento e questionador”, comenta Mara Stella.
“Em 2025 vivenciamos tudo isso, pois continuamos a jornada onde a sustentabilidade tem sido peça-chave na nossa rotina, transformamos os conhecimentos adquiridos ao longo de 2024 e renovamos nosso fazer para que a cada dia toda a comunidade escolar e suas famílias tivessem mudança de comportamento e uma visão de que somos os grandes responsáveis na busca efetiva de um mundo melhor”, conclui.

Comentários