Ensino técnico: oportunidades ultrapassam divisas do ES
Profissionais com formação técnica têm alta inserção no mercado de trabalho, dentro e fora do Espírito Santo

O ensino técnico vem se consolidando como uma alternativa prática e eficiente para quem busca rápida inserção no mercado de trabalho. No Brasil, registrou crescimento constante nos últimos anos, com aumento médio anual de 3% a 5%, impulsionado pela demanda por profissionais qualificados em setores estratégicos da economia.
No Espírito Santo, a instituição de ensino Grau Técnico se destaca por preparar estudantes para atender às necessidades dos mercados local e nacional. Segundo a diretora, Isabella Lira, o índice de inserção nas empresas é alto.
“O mercado capixaba tem absorvido bem os profissionais técnicos, especialmente em áreas como saúde, tecnologia, logística e mecânica. Muitos alunos conseguem o primeiro emprego durante o curso, o que mostra a eficiência da formação técnica”, comenta.
Além da empregabilidade local, há oportunidades fora do Espírito Santo, como destaca a diretora.
“Nosso foco é preparar para o mercado de trabalho em qualquer lugar do país. Muitos estudantes encontram vagas em grandes centros urbanos, principalmente nas áreas de tecnologia, indústria e saúde, graças à formação sólida que oferecemos”, afirma Isabella.
O ensino técnico também se destaca pelo potencial de valorização salarial. De acordo com a diretora, profissionais técnicos no Espírito Santo iniciam a carreira com salários, em média, 20% a 30% maiores que aqueles com apenas o ensino médio, dependendo da área de atuação.
“Isso torna o curso não apenas um caminho rápido para o emprego, mas, também, uma estratégia de desenvolvimento profissional e financeiro”, avalia.
Isabella observa que os perfis dos alunos são diversos: jovens que estão iniciando a carreira, profissionais em transição ou pessoas que buscam se especializar rapidamente em setores em expansão. Ela destaca, também, o público acima dos 30 anos, que demonstra dedicação e força de vontade, ao retomar os estudos, mostrando que nunca é tarde para investir em conhecimento e oportunidades.
“Nosso objetivo é oferecer oportunidades concretas de emprego e desenvolvimento. Investimos em laboratórios modernos e parcerias com empresas, para que o aprendizado seja aplicado na prática”, completa.
Fique por dentro!
Panorama da formação técnica no ES e no Brasil
- Nos últimos cinco anos, a educação técnica teve crescimento médio anual de 3% a 5% no país, impulsionada pela demanda por mão de obra qualificada.
- Profissionais com formação técnica têm uma taxa de empregabilidade de cerca de 80% nos primeiros anos após a conclusão do curso.
- No Espírito Santo, os segmentos que mais absorvem técnicos formados localmente são saúde, tecnologia, logística e mecânica.
- Técnicos no ES têm salários iniciais, em média, 20% a 30% maiores do que aqueles com ensino médio completo, dependendo da área de atuação.
- Cerca de 15% a 20% dos profissionais formados no Espírito Santo encontram vagas em outros estados, principalmente em empresas de tecnologia, indústria e saúde.
Comentários