X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Saúde em alta nos cursos técnicos

O Instituto Humboldt é a escola técnica da área da saúde mais consolidada no Estado, tanto que neste ano irá comemorar 42 anos


Imagem ilustrativa da imagem Saúde em alta nos cursos técnicos
Formandos do instituto humboldt: alunos são absorvidos pelo mercado, que precisa mais de profissionais qualificados na área da saúde |  Foto: Divulgação

O Espírito Santo segue como um dos estados que mais emprega profissionais formados na área da saúde no País, visto pela quantidade de novos hospitais abertos tanto na Capital, quanto no interior do Estado. Além disso, neste mês de maio, foram abertas as inscrições para o novo concurso público ofertado pela Fundação Inova Capixaba, que disponibilizou 591 novas vagas imediatas.

Com o olhar apurado voltado para este mercado que está em amplo crescimento, o Instituto Humboldt é a escola técnica da área da saúde mais consolidada no Estado, tanto que neste ano de 2024 irá comemorar 42 anos de atividade.

Em todo esse tempo a instituição lançou no mercado de trabalho mais de 20 mil formandos, prestando o ensino de qualidade, voltado para o ensino prático, juntamente com o ensino teórico, visando preparar de forma completa o aluno, para que possa alcançar as melhores vagas do mercado de trabalho.

“Estamos sempre antenados com as novidades que o mercado de trabalho exige dos profissionais, por isso sempre estamos ofertando novidades em nossos cursos, para que o aluno consiga alcançar as melhores oportunidades de trabalho”, disse João Vitor Seidel, coordenador do Instituto Humboldt.

Dentre as novidades citadas pelo coordenador, estão dois novos cursos: o Curso Técnico em Necrópsia e a capacitação em Nefrologia e Hemodiálise.

“O curso de Nefrologia é extremamente importante para o mercado de trabalho capixaba, pois capacita o aluno a trabalhar em Clínicas de Hemodiálise, auxiliando no tratamento de pacientes portadores da Doença Renal Crônica “, comenta.

Além desses novos cursos, o Instituto Humboldt oferece os cursos técnicos em Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas, Estética e em Radiologia. Todos estão com bastante procura, devido às necessidades do mercado, sempre em expansão.

Especialização

Os demais cursos são de especialização ou de capacitação, como os cursos Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Para os interessados em entrarem de forma mais rápida no mercado de trabalho, as matrículas já estão abertas para as novas turmas que irão iniciar nesse segundo semestre de 2024.

Mais informações podem ser obtidas no site da instituição: www.institutohumboldt.com.br

Muita procura por Análises Clínicas

Imagem ilustrativa da imagem Saúde em alta nos cursos técnicos
Estudantes no laboratório: para se inscrever em um dos cursos técnicos basta ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio |  Foto: Divulgação

Um curso que está registrando bastante procura é o Técnico em Análises Clínicas, que é o profissional que trabalha dentro dos Laboratórios de Diagnóstico, podendo atuar na rede privada, rede pública nas Unidades de Saúde, e também dentro dos Hospitais. “O técnico em Análises Clínicas realiza o atendimento e os exames dos pacientes que procuram os laboratórios de diagnóstico. É um profissional extremamente requisitado no mercado, devido ao amplo crescimento dos laboratórios no nosso Estado”, explica João Vitor Seidel, coordenador da instituição.

Trata-se, segundo ele, de uma profissão que está em alta, devido à quantidade de exames e de diagnósticos que os pacientes precisam obter através dos exames laboratoriais. “Quem faz o atendimento desses pacientes é o profissional do curso técnico em Análises Clínicas”, explica.

Outro curso promissor na área da saúde é o técnico em Farmácia, devido ao grande número de estabelecimentos abertos nas ruas, tanto de drogarias como de farmácias de manipulação. “Não se encontra com tanta facilidade um profissional capacitado nessa área, por isso há uma grande procura do mercado por profissionais capacitados”, diz o coordenador do Instituto Humboldt. Para se inscrever em um dos cursos técnicos basta ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio.

Saiba mais

Vantagens dos cursos técnicos na área da saúde

Imagem ilustrativa da imagem Saúde em alta nos cursos técnicos
Sede do Instituto Humboldt |  Foto: Divulgação

Suprimento de Profissionais Qualificados: Esses cursos capacitam indivíduos para desempenhar funções técnicas essenciais em diversos setores da saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e centros de saúde comunitários. Eles preenchem lacunas na força de trabalho, fornecendo profissionais qualificados e prontos para o mercado de trabalho.

Atendimento ao Paciente: Técnicos de saúde desempenham um papel fundamental no atendimento ao paciente. Eles trabalham em equipe com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para fornecer cuidados diretos aos pacientes, ajudando no diagnóstico, tratamento e monitoramento de condições médicas.

Prevenção e Educação em Saúde: Além do atendimento direto ao paciente, os técnicos em saúde muitas vezes são encarregados de fornecer educação em saúde para comunidades e pacientes. Eles podem realizar programas de conscientização, campanhas de vacinação e programas de prevenção de doenças.

Apoio Técnico: Nos bastidores, técnicos de saúde desempenham um papel vital na operação suave de instalações de saúde. Eles podem ser responsáveis pela manutenção de equipamentos médicos, preparação de amostras para análise laboratorial, gestão de registros de pacientes e outros aspectos técnicos que sustentam a entrega eficaz de serviços de saúde.

Acesso a Cuidados de Saúde: Em muitas regiões, especialmente em áreas rurais e comunidades carentes, os técnicos de saúde são a principal fonte de atendimento médico. Eles ajudam a garantir que as comunidades tenham acesso contínuo a cuidados de saúde básicos, mesmo em áreas onde há escassez de médicos e outros profissionais de saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: