Projetos desenvolvem criatividade na infância
Na Escola Viver, a sala de aula se transforma em um espaço de investigação, onde a aprendizagem ocorre de maneira interativa
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A aprendizagem por projetos está se consolidando como uma das metodologias pedagógicas mais eficazes no desenvolvimento integral da criança. Ao proporcionar uma abordagem ativa, estimula a curiosidade natural dos alunos e coloca-os como protagonistas do processo educativo.
Mais do que transmitir conteúdos, visa transformar a sala de aula em um espaço de investigação, onde a aprendizagem ocorre de maneira interativa e colaborativa.
Na Escola Viver, essa abordagem é implementada de forma personalizada, respeitando as particularidades das fases do desenvolvimento infantil.
“Desde o Berçário, são desenvolvidos projetos que despertam o interesse das crianças por temas variados, como sustentabilidade, meio ambiente, cultura, arte e outros. Essas atividades práticas levam os pequenos a explorarem problemas reais e a buscarem soluções criativas, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de argumentar”, diz Cândida Pereira, diretora pedagógica.
O que diferencia essa abordagem, segundo Cândida, é a união da teoria com a prática. Projetos que envolvem pesquisa, questionamentos e debates são incentivados, permitindo, assim, que as crianças conectem o conhecimento sistematizado com o mundo ao seu redor.
Ao trabalharem em equipe e ao longo de várias etapas, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas e competências socioemocionais, como empatia, autonomia e capacidade de resolução de conflitos. Além disso, a aprendizagem por projetos cria um vínculo profundo entre os espaços de aprendizagem e a realidade, tornando os conceitos e experiências ainda mais significativos.
“Quando veem o impacto prático do que aprendem, as crianças compreendem que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo e resolver os desafios do cotidiano”, comenta a diretora.
Lições sobre planejamento e consumo responsável
Na Escola Viver, a educação financeira, que envolve a compreensão e a gestão eficaz de recursos financeiros, é introduzida de forma lúdica e envolvente desde a primeira infância.
Através de atividades práticas e simbólicas, como jogos de compra e venda e simulações de poupança, as crianças são levadas a compreender o valor do dinheiro e a importância de decisões financeiras conscientes.
“O objetivo é que, desde cedo, elas desenvolvam habilidades para lidar com o planejamento, a poupança e o consumo responsável”, disse Cândida Pereira, diretora pedagógica da Escola Viver.
Essa abordagem prática é essencial para criar uma cultura de responsabilidade financeira desde a infância.
“Além das vivências, a escola promove uma parceria ativa com as famílias, entendendo que o aprendizado financeiro deve iniciar em casa e ter continuidade na escola”, afirma Cândida.
Com esse conceito, a Escola Viver possibilita que as crianças tenham experiências financeiras diariamente, aprendendo o exercício da cidadania de forma consciente e ética.
“Entendemos que o que o aprendizado financeiro deve iniciar em casa e continuar na escola Cândida `Pereira, Diretora Pedagógica da Escola Viver
Musicalização na infância
A musicalização na Educação Infantil vai muito além do desenvolvimento de habilidades artísticas. Ela é utilizada como uma poderosa ferramenta para a promoção das habilidades socioemocionais das crianças.
Na Escola Viver, as aulas de música são estruturadas de forma a estimular a criatividade e a autoexpressão.
Desde muito cedo, as crianças são incentivadas a experimentar instrumentos musicais, a criar sons e a explorar o ritmo através de atividades em grupo.
Essa vivência coletiva auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e da percepção auditiva e no fortalecimento de habilidades como a empatia, a cooperação e o respeito às diferenças,. como destaca a diretora pedagógica da instituição, Cândida Pereira.
“Quando trabalhamos com sons, ritmos e melodias, os alunos aprendem a expressar emoções, a colaborar em grupo e a desenvolver a sensibilidade. Ao integrar a musicalização no currículo, a Viver reafirma o compromisso com uma educação completa e humanizada, que valoriza não apenas o conhecimento, mas também as relações interpessoais e emocionais”, disse Cândida.
Estudos mostram, ainda, que a musicalização tem impacto direto na redução da ansiedade e do estresse, promovendo o bem-estar emocional desde a infância.
“Enxerga-se a mesma como uma linguagem universal que conecta as crianças entre si e o mundo ao redor, fomentando a inclusão e a diversidade”, comentou.
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