X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Importância da alfabetização consistente na língua materna

A criança deve ter acesso a vivências significativas, que se dão por meio do brincar, do descobrir o mundo e a si mesmo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Importância da alfabetização consistente na língua materna
Sala do infantil bilíngue do Leonardo da Vinci: crianças aprendem de forma lúdica, no ritmo de cada uma, como um caminhar de descobertas |  Foto: Divulgação

Uma marca relevante do desenvolvimento infantil é a linguagem e, na aprendizagem desse sistema de comunicação, a alfabetização na língua materna tem elevada importância, pois é por meio dela que ocorre a formação da criança para a interação social e a construção de conhecimentos.

Talvez por isso, dada essa relevância, segundo a coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Maria Telma Berno Mattos, essa etapa da vida estudantil seja tão cercada por dúvidas e sentimentos de angústia por parte dos pais.

A boa notícia é que, segundo Telma, esse processo de letramento deve ser consistente, mas também natural, começando até mesmo antes da escola. “Desde que nasce, a criança está inserida em um mundo letrado, com acesso a materiais escritos. Ao ingressar na instituição de ensino, ela é exposta a um ambiente alfabetizador, no qual a leitura e a escrita devem fazer parte da vida dela”, explica a coordenadora.

Segundo ela, também durante a alfabetização, a criança deve ter acesso a vivências significativas, que se dão por meio do brincar, do descobrir o mundo e a si mesmo. “Nesse contexto, aos poucos ela vai entendendo que escrever e desenhar são coisas diferentes e que podemos registrar o que falamos e pensamos”, comenta Telma.

Somente após essas etapas é que ocorre a aprendizagem das relações fonema-grafema. As crianças passam por fases de entendimento e formulação de hipóteses sobre a leitura e escrita. É fundamental o olhar atento do professor para mediar intencionalmente situações que levam o aluno a refletir sobre suas produções e reestruturá-las, para que avance em habilidades.

Alemão, francês ou italiano como terceira língua

Além da Educação Infantil Bilíngue e dos programas internacionais Elementary School, Middle e High School, a partir do Ensino Fundamental II, no Centro Educacional Leonardo da Vinci é inserido o estudo do espanhol e os alunos da modalidade Integral também escolhem uma terceira língua, que pode ser alemão, francês ou italiano.

Isso amplia horizontes acadêmico e profissional ao oportunizar estudos em mais países, incluindo os da Europa, que possuem algumas das universidades mais bem conceituadas.

Segundo o diretor-geral da escola, Mário Broetto, quem já conhece uma língua estrangeira aprende com mais facilidade as seguintes, visto que o cérebro já domina o processo desse tipo de estudo.

“Assim conseguimos fazer associações entre os idiomas e o processo flui com rapidez”, detalha Broetto.

Imagem ilustrativa da imagem Importância da alfabetização consistente na língua materna
Diretor-geral da escola, Mário Broetto |  Foto: Divulgação
Cada aluno tem um ritmo de aprendizagem que deve ser respeitado. É um caminhar de descobertas Mário Broetto,, Diretor-Geral

Base para a segunda língua

Comprovadamente, esse letramento consistente na língua materna, oferecido paralelamente à língua inglesa, em sistema alternado ao longo do dia letivo, favorece a aquisição de idiomas estrangeiros pela criança.

Conforme a coordenadora do Ensino Bilíngue do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Dora Sodré explica, quanto maior o vocabulário no idioma nativo, mais seguros os alunos se sentem para as transposições para a segunda língua a que serão expostos.

Dora esclarece que, na primeira infância, o ensino baseado nas vivências do dia a dia próprias da idade, que se desenrola com naturalidade, leveza e ludicidade, ainda que de forma bastante intencional e planejada, se mostra eficaz no que diz respeito tanto à aquisição de conhecimentos gerais quanto de um outro idioma.

Sendo assim, os alunos da Educação infantil integral do Leonardo da Vinci vivenciam metade das atividades letivas em inglês e metade em português. Isso significa que todas as ações pedagógicas, educacionais e lúdicas são propiciadas nas duas línguas.

Além disso, as turmas têm um professor estrangeiro, o que garante que o programa proporcione ao estudante convivência com a língua como instrumento intercultural.

De acordo com o diretor-geral da escola, Mário Broetto, os processos de alfabetização no português e aquisição de línguas estrangeiras é sequencial. “Cada aluno tem um ritmo de aprendizagem que deve ser respeitado. É um caminhar de descobertas”, comenta Mário.

Somente, a partir do início do Ensino Fundamental I, com o processo de alfabetização bem consolidado na língua materna, é que o avanço no aprendizado da segunda língua também vai se ampliando do falar e entender para o ler e o escrever também em inglês.

É também a partir do Ensino Fundamental I, com toda a base de estudo de línguas materna e estrangeira que tiveram, que os alunos ingressam em programas internacionais.

No Centro Educacional Leonardo da Vinci são oferecidos, em parceria com a University of Missouri, o Elementary School, o Middle School e o High School, que correspondem a módulos dos Ensinos Fundamental I e II e ao currículo integral do Ensino Médio americano, que confere dupla diplomação (brasileira e americana) aos estudantes.

Imagem ilustrativa da imagem Importância da alfabetização consistente na língua materna
High School: alunos concluem o Ensino Médio com dois diplomas


SAIBA MAIS

Centro Educacional Leonardo da Vinci

  • Educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio.
  • Semi, Integral, Programa Infantil Bilíngue, Elementary, Middle e High School
  • Endereço: rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória
  • Tel: (27) 3334 6300
  • Site: https://davincivix.com.br/
  • Facebook: davincivix
  • Instagram: davinci.vix

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: