Importância da alfabetização consistente na língua materna
A criança deve ter acesso a vivências significativas, que se dão por meio do brincar, do descobrir o mundo e a si mesmo
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Uma marca relevante do desenvolvimento infantil é a linguagem e, na aprendizagem desse sistema de comunicação, a alfabetização na língua materna tem elevada importância, pois é por meio dela que ocorre a formação da criança para a interação social e a construção de conhecimentos.
Talvez por isso, dada essa relevância, segundo a coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Maria Telma Berno Mattos, essa etapa da vida estudantil seja tão cercada por dúvidas e sentimentos de angústia por parte dos pais.
A boa notícia é que, segundo Telma, esse processo de letramento deve ser consistente, mas também natural, começando até mesmo antes da escola. “Desde que nasce, a criança está inserida em um mundo letrado, com acesso a materiais escritos. Ao ingressar na instituição de ensino, ela é exposta a um ambiente alfabetizador, no qual a leitura e a escrita devem fazer parte da vida dela”, explica a coordenadora.
Segundo ela, também durante a alfabetização, a criança deve ter acesso a vivências significativas, que se dão por meio do brincar, do descobrir o mundo e a si mesmo. “Nesse contexto, aos poucos ela vai entendendo que escrever e desenhar são coisas diferentes e que podemos registrar o que falamos e pensamos”, comenta Telma.
Somente após essas etapas é que ocorre a aprendizagem das relações fonema-grafema. As crianças passam por fases de entendimento e formulação de hipóteses sobre a leitura e escrita. É fundamental o olhar atento do professor para mediar intencionalmente situações que levam o aluno a refletir sobre suas produções e reestruturá-las, para que avance em habilidades.
Alemão, francês ou italiano como terceira língua
Além da Educação Infantil Bilíngue e dos programas internacionais Elementary School, Middle e High School, a partir do Ensino Fundamental II, no Centro Educacional Leonardo da Vinci é inserido o estudo do espanhol e os alunos da modalidade Integral também escolhem uma terceira língua, que pode ser alemão, francês ou italiano.
Isso amplia horizontes acadêmico e profissional ao oportunizar estudos em mais países, incluindo os da Europa, que possuem algumas das universidades mais bem conceituadas.
Segundo o diretor-geral da escola, Mário Broetto, quem já conhece uma língua estrangeira aprende com mais facilidade as seguintes, visto que o cérebro já domina o processo desse tipo de estudo.
“Assim conseguimos fazer associações entre os idiomas e o processo flui com rapidez”, detalha Broetto.
“Cada aluno tem um ritmo de aprendizagem que deve ser respeitado. É um caminhar de descobertas Mário Broetto,, Diretor-Geral
Base para a segunda língua
Comprovadamente, esse letramento consistente na língua materna, oferecido paralelamente à língua inglesa, em sistema alternado ao longo do dia letivo, favorece a aquisição de idiomas estrangeiros pela criança.
Conforme a coordenadora do Ensino Bilíngue do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Dora Sodré explica, quanto maior o vocabulário no idioma nativo, mais seguros os alunos se sentem para as transposições para a segunda língua a que serão expostos.
Dora esclarece que, na primeira infância, o ensino baseado nas vivências do dia a dia próprias da idade, que se desenrola com naturalidade, leveza e ludicidade, ainda que de forma bastante intencional e planejada, se mostra eficaz no que diz respeito tanto à aquisição de conhecimentos gerais quanto de um outro idioma.
Sendo assim, os alunos da Educação infantil integral do Leonardo da Vinci vivenciam metade das atividades letivas em inglês e metade em português. Isso significa que todas as ações pedagógicas, educacionais e lúdicas são propiciadas nas duas línguas.
Além disso, as turmas têm um professor estrangeiro, o que garante que o programa proporcione ao estudante convivência com a língua como instrumento intercultural.
De acordo com o diretor-geral da escola, Mário Broetto, os processos de alfabetização no português e aquisição de línguas estrangeiras é sequencial. “Cada aluno tem um ritmo de aprendizagem que deve ser respeitado. É um caminhar de descobertas”, comenta Mário.
Somente, a partir do início do Ensino Fundamental I, com o processo de alfabetização bem consolidado na língua materna, é que o avanço no aprendizado da segunda língua também vai se ampliando do falar e entender para o ler e o escrever também em inglês.
É também a partir do Ensino Fundamental I, com toda a base de estudo de línguas materna e estrangeira que tiveram, que os alunos ingressam em programas internacionais.
No Centro Educacional Leonardo da Vinci são oferecidos, em parceria com a University of Missouri, o Elementary School, o Middle School e o High School, que correspondem a módulos dos Ensinos Fundamental I e II e ao currículo integral do Ensino Médio americano, que confere dupla diplomação (brasileira e americana) aos estudantes.
SAIBA MAIS
Centro Educacional Leonardo da Vinci
- Educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio.
- Semi, Integral, Programa Infantil Bilíngue, Elementary, Middle e High School
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