Estudantes prontos para os desafios da saúde no futuro
Emescam aposta em novas tecnologias e infraestrutura para formar profissionais para os desafios do mundo exponencial
Escute essa reportagem
As inovações tecnológicas desafiam as formas tradicionais de educação e forçam instituições de ensino a se adaptarem a novas realidades. Nesse cenário, a Emescam tem investido fortemente em tecnologia e infraestrutura, preparando seus alunos para os desafios do futuro.
A Santa Casa de Misericórdia de Vitória, hospital vinculado à Emescam, está sendo ampliado com a construção de um novo prédio, que irá proporcionar um salto qualitativo no processo de formação dos estudantes, oferecendo novas oportunidades de aprendizado e práticas profissionais.
Segundo o médico Thiago Pancini, diretor técnico do hospital, “a nova estrutura oferece aos estudantes uma imersão prática em um ambiente com tecnologia de ponta, algo essencial para a formação de profissionais competentes e humanizados”.
A expansão inclui a criação de um centro de simulação realística, em que serão feitos treinamentos em métodos cirúrgicos, exames de diagnóstico, atendimento de urgências e emergências, e outras atividades.
“O centro de medicina hiperbárica, as salas cirúrgicas e os consultórios oferecem um cenário clínico ideal para que os estudantes possam vivenciar na prática as teorias aprendidas”, afirma Pancini.
Tecnologia
Na Emescam, a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino tem sido um diferencial importante.
Lílian Moreira, supervisora de ensino da Emescam, destaca a importância dessas ferramentas no processo educacional.
“As TICs são essenciais no mundo exponencial atual. Utilizamos o Brightspace, que oferece uma experiência interativa e acessível aos alunos, além de integrar todas as informações acadêmicas em um só lugar”.
Além disso, o Laboratório de Anatomia da instituição reflete o compromisso com a inovação, sendo equipado com televisores e câmeras que transmitem, em tempo real, imagens detalhadas de peças anatômicas manipuladas pelos professores.
Na Emescam, essas iniciativas têm contribuído com a evolução do ensino para atender às demandas do mundo exponencial.
“Combinamos a qualidade do ensino tradicional com o uso de tecnologias, formando profissionais que vão além do conhecimento técnico, com uma visão ampla, humana e inovadora”, afirma Lilian.
“Tecnologia usada para formar profissionais competentes e humanizados Thiago Pancini, Diretor Técnico
Comentários