X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

domingo, 5 de janeiro de 2025
ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
domingo, 5 de janeiro de 2025
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Escolas particulares capixabas Notas maiores do que as médias brasileiras no Ideb

Estudantes do ensino fundamental e médio se destacaram em avaliação nacional que mede a qualidade do aprendizado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escolas particulares capixabas 
Notas maiores do que as médias brasileiras no Ideb
Nota boa: pontuações dos estudantes capixabas foram maiores do que as médias brasileiras |  Foto: Divulgação

O aprendizado nas escolas particulares do Espírito Santo está acima da média nacional. É o que demonstra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que levantou dados de 2023. As pontuações dos estudantes, tanto nas avaliações do ensino fundamental em séries iniciais e finais quanto nas do ensino médio, foram maiores do que as médias brasileiras, seja ao analisar só a rede privada nacional ou a pontuação unindo rede particular e pública do País.

O resultado capixaba também foi expressivo na região Sudeste: a rede privada alcançou o 2º lugar nas avaliações do ensino fundamental e do ensino médio. A pontuação dos anos iniciais do ensino fundamental da rede particular capixaba saltou de 7,4 de 2021 para 7,6 em 2023. Já a dos anos finais foi de 6,6 para 6,7. No ensino médio, a nota pulou de 5,6 para 5,8. Por isso, o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), Moacir Lellis, declarou estar orgulhoso das escolas capixabas e dos alunos.

“O resultado reflete todo esforço e dedicação das instituições em busca da excelência. Para citar um exemplo, a rede particular capixaba teve a pontuação de 7,6 no Ideb ao avaliar os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto a média do País na rede privada foi de 7,2. Se analisarmos as notas do ensino público e privado nacional juntas, a pontuação foi de 6. Então, estamos muito acima no ranking”.

Lellis também declarou que é sempre necessário a melhora constante no ensino, mas há muito o que comemorar. “Sabemos que os resultados da rede particular puxam para cima a média do Espírito Santo e estamos orgulhosos de nossas escolas apoiarem o Estado nesse sentido. Entendemos que ambas as redes – pública e privada – podem e devem crescer ainda mais, porém, temos de celebrar esses resultados!”.

O presidente da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), Antônio Eugênio Cunha, também avaliou os dados. “Nos anos iniciais do ensino fundamental, a escola particular do Espírito Santo se mantém, desde 2011, com indicadores acima das metas estabelecidas pelo governo federal. Nos anos finais e no ensino médio, as pontuações são maiores que a média das escolas particulares brasileiras, além de performarem acima das escolas do País e da rede pública do Espírito Santo”.


Notas dos anos iniciais do ensino fundamental – Região Sudeste

Estado Pontuação

Minas Gerais 7,8

Espírito Santo 7,6

São Paulo 7,4

Rio de Janeiro 7,1

Notas dos anos finais do ensino fundamental – Região Sudeste

Estado Pontuação

Minas Gerais 6,8

Espírito Santo 6,8

São Paulo 6,5

Rio de Janeiro 6,3

Notas do ensino médio Região Sudeste

Estado Pontuação

Minas Gerais 6,3

Espírito Santo 5,9

São Paulo 5,9

Rio de Janeiro 5,5


Sinepe investe em capacitações

Para qualificar cada vez mais o profissional da educação capixaba em busca de resultados ainda melhores no aprendizado dos estudantes, o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES) promove regularmente diversos encontros e palestras com profissionais renomados nacional e internacionalmente, que enriquecem a rotina nas instituições de ensino no Estado.

Eventos como o Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo, o Encontro de Gestores, a Missão Educacional – que leva diretores e mantenedores capixabas para as melhores instituições de ensino do País e do exterior –, além de jornadas que debatem a inclusão na escola e a preparação para o período de matrículas e rematrículas, demonstram a valorização que a entidade busca destacar sobre a educação particular, além de ofertar crescimento profissional de educadores e a manutenção de um ensino de excelência para os alunos.

“Neste ano, ainda teremos o Summit Sinepe, que será um novo evento da entidade voltado para os diretores, que são os gestores máximos de uma instituição. O nosso encontro será no Dia do Diretor Escolar, 12 de novembro, em Vitória. Levaremos o palestrante Paulo Henrique Correa, que é professor, sócio-fundador/diretor da Valor Investimentos e mestre em Gestão Estratégica de Organizações”, explicou o presidente do Sinepe/ES, Moacir Lellis.

Imagem ilustrativa da imagem Escolas particulares capixabas 
Notas maiores do que as médias brasileiras no Ideb
Moacir Lellis: Summit Sinepe é um novo evento voltado aos diretores |  Foto: Divulgação

Investimento em ensino se transforma em oportunidades

Com a proximidade do período de matrículas e rematrículas, é essencial que pais, responsáveis e também jovens, busquem as melhores escolas e faculdades para a formação educacional.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), Moacir Lellis, a escolha pelo ensino particular é um investimento para as famílias que vai se refletir no futuro de crianças, adolescentes e jovens.

Para Lellis, os resultados não ocorrem por acaso.

“Nossos mantenedores têm visitado países como Chile, Portugal, Finlândia, Dinamarca, Singapura, Inglaterra, Polônia, Canada e Israel – por meio do projeto Missão Educacional –, que se destacam no Pisa e em outras avaliações internacionais de educação. Além deles, foram feitas visitas técnicas em instituições de referência em educação no Rio Grande do Sul, e a próxima Missão Educacional será em escolas de destaque em São Paulo”, informa o dirigente.

Missão

O objetivo da Missão Educacional é conhecer e entender as estratégias dessas escolas e universidades que se destacam no país e no mundo com excelência de ensino e muitas inovações.

“Esse investimento se transforma em oportunidades para os estudantes. A escolha de uma instituição associada ao Sinepe/ES também demonstra que ela tem credibilidade, compromisso com a ética, aprendizado de excelência e preocupação em formar cidadãos com valores e princípios, pois é isso que prezamos em nossa entidade. O ensino particular acredita no poder transformador da educação e contribui para mudar vidas todos os dias. Com educação de qualidade, conseguimos investir em um futuro ainda melhor”, ressaltou Lellis.

Comentários

Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: