Educação humanizada para crianças
Escola infantil em Vitória leva em conta a subjetividade de cada criança, percebendo que cada uma tem suas próprias necessidades
Escute essa reportagem
A chegada de uma nova criança à escola ou creche é um momento importante. Por isso, as instituições estão se especializando cada vez mais em um modelo de educação humanizada, que leva em consideração a subjetividade de cada criança, percebendo que cada uma tem suas próprias necessidades, sonhos, frustrações e sentimentos únicos.
Uma das características da Uirandê Escola Infantil, localizada na Praia do Canto, em Vitória, é exatamente essa: acolher as crianças e fazer com que o ambiente seja o mais prazeroso possível para o seu desenvolvimento integral.
O local tem estrutura preparada e conta com piscina, ambientes especializados para momentos literários e até mesmo uma horta, que as próprias crianças cuidam.
De acordo com o diretor da Uirandê, Leonardo Costa Gomes, a linha educacional da escola vem para suprir a necessidade da criança. “Elas interagem, têm interesses e desejos próprios. Se tudo isso for respeitado, a chance dela virar um adulto feliz e realizado é maior”, defendeu.
A creche, que é voltada para crianças de quatro meses a 6 anos, é preparada com uma estrutura de destaque, contendo piscina, árvores frutíferas, salas de referência – que é o espaço que proporciona estabilidade emocional e dá segurança às crianças –, e muito mais.
Todos esses são lugares pensados e organizados para a livre ação dos alunos, que possuem a chance de escolher seus próprios brinquedos e, consequentemente, de ter um bom nível de autonomia.
“Elas interagem, têm interesses e desejos próprios. Se tudo isso for respeitado, a chance dela virar um adulto feliz é maior Leonardo Costa Gomes, Diretor
Há 36 anos fazendo parte das famílias capixabas, as equipes educadoras da Uirandê também oferecem momentos de musicalização, artes e inglês. Nessas horas, as crianças são convidadas a interagir e dialogar com outros adultos, possibilitando uma significativa troca de saberes e ampliação de repertório emocional e cultural.
Segundo a professora Monique Torrezani, muitas vezes as atividades são organizadas de acordo com curiosidades que as próprias crianças trazem para a creche.
Já a coordenadora pedagógica, Noelia Mendéz, resume a educação para a Uirandê. “Tem uma frase do Humberto Maturana, um neurobiólogo chileno, que resume bem o que é educação para nós. Ele diz que a educação é a transformação em relação. E é aqui neste espaço que a gente promove estas trocas, essas relações que nos transformam”, pontua.
Projeto literário contribui para imaginação da criança
Uma das atividades mais queridas pelas crianças é a do projeto literário. São ações que contemplam troca de livros, leituras na creche e em casa.
Segundo a professora Monique Torrezani, quando a criança leva uma obra para casa e lê na companhia dos pais ou avós, elas voltam para a creche contando como foi e isso é considerado muito positivo pelo corpo docente. Um dos projetos mais marcantes foi com os livros da autora Eva Furnari, uma ilustradora italiana.
“Elas tiveram a oportunidade de ter uma obra que continha só ilustrações. Isso fez com que a imaginação delas fosse estimulada ao máximo. Trabalhamos em roda, deixamos que trouxessem suas próprias visões”, disse Monique.
Outra preocupação do corpo docente é que essas atividades sejam lúdicas e prazerosas, que não se tornem momentos cansativos para as crianças. “É essencial ter sempre leveza para ser um processo rico de aprendizado. Desta última vez, as crianças gravaram até mesmo o ano de publicação do livro”, comentou a professora.
As crianças na faixa de cinco a seis anos começaram um movimento de troca de livros na creche. Cada grupo comprou determinado título e promoveu troca entre si. O que chama atenção do corpo docente é a sinceridade das crianças.
“Eles gravavam vídeos em casa com os familiares contando o que tinham gostado e o que não haviam gostado. As crianças são muito sinceras, achamos isso muito importante e rico”, pontuou a professora.
Fique por dentro
Atividades extras
A creche oferece várias atividades extras como natação, capoeira, judô, futsal e balé. Além disso, ainda são oferecidas atividades complementares, como inglês, música e movimento.
A equipe de bem-estar da Uirandê é formada por profissionais qualificados, como pediatra, nutricionista, cozinheiras, psicólogas, odontopediatra, professores, auxiliares, estagiárias, equipe de coordenação, serviços gerais e administrativa.
Horta
As crianças têm a oportunidade de participar da manutenção de uma horta dentro da creche. Elas plantam e colhem, além de se alimentarem das verduras plantadas por elas mesmas.
É uma forma da creche fazer com que as crianças tenham contato com a natureza e se alimentem de forma saudável, além de entender como funciona o processo de plantio.
Futuro
Existem vários objetivos para 2023. A creche será cada vez mais preparada para atender ao corpo da criança, para que ela aprenda e se desenvolva a partir do movimento livre.
Serão estudadas novas formas de trabalhar com o elemento água, promovendo mergulhos na piscina naqueles dias mais quentes. Até mesmo uma área de escalada será implementada. A creche entende que esses tipos de atividades, somadas ao restante, deverão tornar o cotidiano das crianças na Uirandê ainda mais prazeroso e significativo.
Endereço
Avenida Rio Branco, 1.806, Praia do Canto, Vitória.
Telefones: (27) 3225-6455 / WhatsApp (27) 99277-3598.
Visitas podem ser agendadas por meio dos telefones.
Matrículas abertas na próxima terça-feira.
Comentários