X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Educação humanizada para crianças

Escola infantil em Vitória leva em conta a subjetividade de cada criança, percebendo que cada uma tem suas próprias necessidades


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Educação humanizada para crianças
Professora com crianças durante atividade do projeto literário, que contempla troca de livros, leituras na creche e em casa |  Foto: Divulgação

A chegada de uma nova criança à escola ou creche é um momento importante. Por isso, as instituições estão se especializando cada vez mais em um modelo de educação humanizada, que leva em consideração a subjetividade de cada criança, percebendo que cada uma tem suas próprias necessidades, sonhos, frustrações e sentimentos únicos.  

Uma das características da Uirandê Escola Infantil, localizada na Praia do Canto, em Vitória, é exatamente essa: acolher as crianças e fazer com que o ambiente seja o mais prazeroso possível para o seu desenvolvimento integral. 

O local tem estrutura preparada e conta com piscina, ambientes especializados para momentos literários e até mesmo uma horta, que as próprias crianças cuidam.  

De acordo com o diretor da Uirandê, Leonardo Costa Gomes, a linha educacional da escola vem para suprir a necessidade da criança. “Elas interagem, têm interesses e desejos próprios. Se tudo isso for respeitado, a chance dela virar um adulto feliz e realizado é maior”, defendeu.  

A creche, que é voltada para crianças de quatro meses a 6 anos, é preparada com uma estrutura de destaque, contendo piscina, árvores frutíferas, salas de referência – que é o espaço que proporciona estabilidade emocional e dá segurança às crianças –, e muito mais. 

Todos esses são lugares pensados e organizados para a livre ação dos alunos, que possuem a chance de escolher seus próprios brinquedos e, consequentemente, de ter um bom nível de autonomia.  

Elas interagem, têm interesses e desejos próprios. Se tudo isso for respeitado, a chance dela virar um adulto feliz é maior Leonardo Costa Gomes, Diretor
  

Há 36 anos fazendo parte das famílias capixabas, as equipes educadoras da Uirandê  também oferecem momentos de musicalização, artes e inglês. Nessas horas, as crianças são convidadas a interagir e dialogar com outros adultos, possibilitando  uma significativa troca de saberes e ampliação de repertório emocional e cultural.  

Segundo a professora Monique Torrezani, muitas vezes as atividades são organizadas de acordo com curiosidades que as próprias crianças trazem para a creche.

Já a coordenadora pedagógica, Noelia Mendéz, resume a educação para a Uirandê. “Tem uma frase do Humberto Maturana, um neurobiólogo chileno, que resume bem o que é educação para nós. Ele diz que a educação é a transformação em relação. E é aqui neste espaço que a gente promove estas trocas, essas relações que nos transformam”, pontua.

Projeto literário contribui para imaginação da criança

Imagem ilustrativa da imagem Educação humanizada para crianças
Na uirandê, os alunos têm várias atividades extras, como a aula de natação na piscina da própria escola |  Foto: Divulgação

Uma das atividades mais queridas pelas crianças é a do projeto literário. São ações que contemplam troca de livros, leituras na creche e em casa. 

Segundo a professora Monique Torrezani, quando a criança leva uma obra para casa e lê na companhia dos pais ou avós, elas voltam para a creche contando como foi e isso é considerado muito positivo pelo corpo docente. Um dos projetos mais marcantes foi com os livros da autora Eva Furnari, uma ilustradora italiana.   

“Elas tiveram a oportunidade de ter uma obra que continha só ilustrações. Isso fez com que a imaginação delas fosse estimulada ao máximo. Trabalhamos em roda, deixamos que trouxessem suas próprias visões”, disse Monique.  

Outra preocupação do corpo docente é que essas atividades sejam lúdicas e prazerosas, que não se tornem momentos cansativos para as crianças. “É essencial ter sempre leveza para ser um processo rico de aprendizado. Desta última vez, as crianças gravaram até mesmo o ano de publicação do livro”, comentou a professora.  

As crianças na faixa de cinco a seis anos começaram um movimento de troca de livros na creche. Cada grupo comprou determinado título e promoveu troca entre si. O que chama atenção do corpo docente é a sinceridade das crianças. 

“Eles gravavam vídeos em casa com os familiares contando o que tinham gostado e o que não haviam gostado. As crianças são muito sinceras, achamos isso muito importante e rico”, pontuou a professora.

Fique por dentro

Imagem ilustrativa da imagem Educação humanizada para crianças
Momento da aula de capoeira |  Foto: Divulgação

Atividades extras

A creche oferece várias atividades extras como natação, capoeira, judô, futsal e balé. Além disso, ainda são oferecidas atividades complementares, como inglês, música e movimento.

A equipe de bem-estar da Uirandê é formada por profissionais qualificados, como pediatra, nutricionista, cozinheiras, psicólogas, odontopediatra, professores, auxiliares, estagiárias, equipe de coordenação, serviços gerais e administrativa.  

Horta 

As crianças têm a oportunidade de participar da manutenção de uma horta dentro da creche. Elas plantam e colhem, além de se alimentarem das verduras plantadas por elas mesmas. 

É uma forma da creche fazer com que as crianças tenham contato com a natureza e se alimentem de forma saudável, além de entender como funciona o processo de plantio.  

Futuro

Existem vários objetivos para 2023. A creche será cada vez mais preparada para atender ao corpo da criança, para que ela aprenda e se desenvolva a partir do movimento livre. 

Serão estudadas novas formas de trabalhar com o elemento água, promovendo mergulhos na piscina naqueles dias mais quentes. Até mesmo uma área de escalada será implementada. A creche entende que esses tipos de atividades, somadas ao restante, deverão tornar o cotidiano das crianças na Uirandê ainda mais prazeroso e significativo.  

Endereço  

Avenida Rio Branco, 1.806, Praia do Canto, Vitória.  

Telefones: (27) 3225-6455 / WhatsApp (27) 99277-3598.  

Visitas podem ser agendadas por meio dos telefones. 

Matrículas abertas na próxima terça-feira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: