Benefícios da parceria entre família e escola
Especialistas afirmam que boa relação fortalece a construção de valores cidadãos, do senso crítico e da inteligência emocional
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Família e escola ocupam funções centrais na formação dos estudantes. A parceria entre as esferas beneficia a formação humana dos alunos.
Especialistas analisam que uma boa relação família-escola fortalece a construção de valores cidadãos, do senso crítico e da inteligência emocional de crianças e adolescentes.
Na escola NEP Praia da Costa e NEP Praia de Itaparica, em Vila Velha, o diálogo dos profissionais da educação com as famílias permite uma formação estruturada no conhecimento e na educação social e emocional, conta o diretor José Carlos Giorizzatto.
O especialista explica que a proposta pedagógica do NEP tem intuito de alinhar com as famílias valores essenciais para a formação dos estudantes, como empatia, respeito, honestidade, senso de justiça e cidadania.
“A transmissão de valores se perpetua em atitudes simples. Se a escola exige pontualidade e assiduidade e a família estende a orientação para o lar, por exemplo, o estudante será beneficiado. Com compromissos em comum, teremos um cidadão ético, consciente e transformador, que valoriza princípios da convivência social”.
Com um ambiente criativo e voltado à formação de cidadãos mais conscientes, o NEP reforça a construção de aspectos racionais e sociais dos valores humanos por meio de ações e projetos.
No ensino integral, essas ações são intensificadas, conta a pedagoga do NEP Praia da Costa, Ana Carla Brum Ribeiro.
“O período integral proporciona aos alunos momentos de convívio e aprendizagem com atividades em grupo e individuais, o que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo deles. Com isso, os alunos protagonizam uma educação que contempla solidariedade, felicidade, confiança e inovação”.
Já o psicólogo escolar e coordenador de educação socioemocional do NEP, Álvaro Leal, defende que a escola deve auxiliar a família para o bom desempenho do aluno. No NEP, a participação da família no cotidiano escolar ocorre pelo acolhimento e pelos projetos de vivências, explica.
“Essa relação viabiliza aspectos bastante relevantes na construção da identidade do estudante, como também na organização de uma sociedade mais cidadã, beneficiando de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem e formando pessoas emocionalmente saudáveis”.
Foco na educação socioemocional
Com informações a um clique de celular, os estudantes vivem uma imersão em conteúdos digitais que, na verdade, podem até desinformá-los. O desafio das escolas hoje é oferecer mecanismos para o pensamento crítico e a educação socioemocional, afirmam especialistas em educação.
O diretor do NEP, José Carlos Giorizzatto, aponta que o pensamento crítico e a educação socioemocional devem começar desde cedo para que, futuramente, os estudantes estejam preparados para lidar com os desafios da atualidade. As atividades que promovem o autoconhecimento são centrais para essa preparação, diz.
“Temos um psicólogo para orientação dos professores e, ainda, professores para trabalhar a inteligência emocional dos pequenos, com atividades de artes cênicas, música e aulas de filosofia. Com isso, estimulamos o sensível das crianças e construímos a percepção pessoal desde cedo. Assim, eles serão adultos mais preparados para o futuro”.
“Construímos a percepção pessoal desde cedo. Assim, eles serão adultos mais preparados para o futuro José Carlos Giorizzatto, Diretor do NEP
O desenvolvimento socioemocional não acontece de forma teórica: ele se dá por meio da prática, conta o psicólogo escolar e coordenador de educação socioemocional do NEP, Álvaro Leal.
Ele pontua que, para que isso ocorra, a proposta socioemocional deve se integrar à cultura e à filosofia das escolas.
“Uma boa forma de trabalhar isso é com a prática de vivências e metodologias mais ativas. No NEP, os projetos de educação socioemocional levam o estudante a um processo de construção do conhecimento e de autorreflexão do próprio aprendizado, principalmente sobre como ele sente, pensa, age e reflete em situações cotidianas”.
Ações do NEP
Educação em casa e na escola
Inserção da família nas atividades diárias da escola
- A inserção da família na escola desconstrói o ambiente de ensino tradicional, envolvendo-a no processo pedagógico.
- No NEP, a participação da família no cotidiano escolar é incentivada por meio de várias atividades e projetos de vivências.
Canal aberto de diálogo
- A comunicação entre as famílias e a escola é essencial para estabelecer laços e abrir espaço para críticas, elogios e sugestões. O NEP defende que manter um diálogo próximo e constante com os pais é uma excelente estratégia para ajudar a diminuir a ansiedade, as dúvidas, os medos e o receio sobre o ambiente escolar.
Atividades pedagógicas e comportamentais
- Outra medida que reforça o time escola/família são os projetos e atividades específicas para eles. Rodas de conversas, promoção de palestras, onde as famílias adquirem experiências visando o objetivo que têm em comum, que é a boa educação dos seus filhos.
Atividades culturais
- No NEP, a realização de atividades culturais é uma maneira para atrair os pais para a escola, permitindo que eles passem a desenvolver um senso de pertencimento com a instituição.
Conheça a Escola
- Site: www.nepes.com.br.
- Instagram: @escolanepes.
- Unidade Praia da Costa: Rua Dom Jorge de Menezes, 360. Telefone: (27) 3229-0815.
- Unidade Praia de Itaparica: Avenida João Mendes, 670. Telefone: (27) 3339-2705.
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