X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação 2020

Cursos técnicos em salas virtuais por Senai


Imagem ilustrativa da imagem Cursos técnicos em salas virtuais por Senai

Não foram apenas as escolas e faculdades que tiveram de se adaptar às mudanças causadas pelo isolamento social. Os cursos técnicos, em que as aulas práticas são fundamentais, também precisaram adotar ambientes virtuais.

No Senai, houve antecipação de férias dos alunos, no início da pandemia, para que a equipe de instrutores e o corpo técnico da instituição passassem por um processo de capacitação para a utilização das ferramentas tecnológicas.

Em abril foi adotado o Ambiente Virtual de Aprendizagem. “Temos uma plataforma chamada Mundo Senai, onde foram disponibilizados, durante este primeiro momento, cursos gratuitos para os alunos, sendo contados como atividades educacionais”, explicou a diretora de Educação do Sesi e do Senai, Priscilla Marques.

No final do mesmo mês, o Senai retomou suas atividades com aulas online, adotando a ferramenta Google for Education – Classroom para os alunos da habilitação técnica.

“Nos cursos técnicos demos prosseguimento aos conteúdos com as aulas teóricas, por meio do Google for Education – Classroom. No Senai, o que nos causou surpresa é que os professores — habituados a um componente mais prático — conseguiram superar esse desafio das aulas online”, destacou a diretora.

Seguindo decreto do governo do Estado e o Protocolo de Retomada de Aulas Presenciais, elaborado pela instituição, o Senai está em processo de retomada gradativa e escalonada das atividades presenciais em suas unidades.

Os alunos começaram a retornar para as unidades do Senai no dia 16 de setembro, após decreto liberando o retorno das atividades práticas obrigatórias dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dias depois, ainda em setembro, foram retomadas as aulas práticas presenciais para os alunos dos cursos de curta e média duração e dos outros módulos dos cursos técnicos.

De acordo com Priscilla, foi adotada uma nova modalidade para os cursos técnicos do Senai: os cursos semipresenciais, possibilitando que o aluno escolha o horário de aula, tendo também suporte de professores e tutores.

“Tivemos um edital que saiu no meio do ano, liberando cursos 80x20, ou seja, 80% da carga online e 20% presencial, na habilitação técnica. Daqui para frente, esses cursos farão parte da nossa rotina educacional”.


Senai

Matrículas online
>Pensando na comodidade dos alunos, o Senai lançou uma plataforma que facilita o processo de compra dos cursos técnicos e de alguns cursos de qualificação. O novo canal é o site Mundo Senai (loja.mundosenai.com.br/es).
>Nele, o estudante pode escolher o curso, ver todas as informações sobre a área e realizar o pagamento. Tudo isso, sem precisar ir até uma unidade do Senai.

Cursos semipresenciais
>O Senai está oferecendo cursos semipresenciais, com duração a partir de 18 meses. Os alunos são preparados para lidar com as tecnologias da Quarta Revolução Industrial, tais como Internet das Coisas (iOT), Lean Manufacturing, Big Data e Robótica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: