Comitê reforça cooperativismo e fomenta progresso
Iniciativa pioneira implantada pela Selita, mostra importância da participação dos cooperados nas decisões da cooperativa
Escute essa reportagem
Em outubro de 1993, em uma iniciativa pioneira no Espírito Santo, a Cooperativa de Laticínios Selita criou os comitês educativos, que funcionam mensalmente, reunindo os cooperados dos municípios, para que eles tomem conhecimento das demandas da cooperativa, ações, atividades, e também trazerem para as reuniões as necessidades daquele município que precisa do apoio da administração da cooperativa.
“O comitê envolve os cooperados, aproximando-os da administração da empresa, reforçando os fundamentos cooperativistas. É através dele que todos têm oportunidades iguais de participar ativamente na discussão de cada um dos assuntos de seus interesses e da comunidade”, comenta o diretor-presidente, Rubens Moreira.
Fortalecer os comitês educativos é uma maneira de praticar o cooperativismo e fomentar o progresso da cooperativa. O primeiro comitê foi o de Alegre, e hoje funciona em mais sete outras unidades: Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Atílio Vivacqua, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul e Itapemirim.
O comitê educativo central é a forma de integrar diversos comitês singulares, que se reúnem também mensalmente, formados por dois integrantes de cada comitê educativo. Os comitês educativos têm assento no conselho administrativo, com um representante indicado pelo comitê central, que pode ser renovado anualmente. Com isso, têm voz e voto dentro do conselho de administração.
“São vários resultados práticos apresentados pelo comitê educativo, em apoio às decisões da administração, e também diversos pleitos que foram realizados, pela administração, com sugestões provenientes dos comitês. Um outro fator importante é o surgimento de lideranças que passam a ocupar cargo de direção na empresa, como acontece hoje, onde o vice-presidente, Fioravante Cypriano é oriundo do comitê educativo de Cachoeiro de Itapemirim.”
NOVIDADES
A cooperativa lançou recentemente o creme de ricota tradicional e light, creme de queijo minas, iogurte de coco integral e o selitinho zero açúcar. E não para por aí.
Uma outra novidade que está sendo implantada na cooperativa, agora envolvendo os cooperados, é o Clube de Bezerras, que visa a sucessão familiar, ao incentivar as crianças e jovens a permanecer no campo, através de atividades educativas e práticas como cuidado com os bezerros, nutrição, saúde e um manejo adequado.
Hoje, a cooperativa conta com mais de 1.400 associados, emprega cerca de 300 pessoas de forma direta e mais de 10 mil de forma indireta, gerando receita e renda para o Espírito Santo.
Comentários